Pesquisar este blog

quinta-feira

SALMO - 22


1 - MEU DEUS, MEU DEUS, por que me deixaste assim tão sozinho? Por que eu vivo pedindo
socorro, gritando pela tua ajuda, e Tu não me respondes?
2 - De dia e de noite eu choro sem parar, suplicando a tua salvação, mas não recebo resposta.
3 - Apesar disso, eu sei que Tu és santo! Os louvores dos israelitas cercam o teu trono.
4 - No passado o meu povo confiou em ti e foi libertado.
5 - Pediram a tua ajuda e Tu livraste a Israel. Confiaram em Ti e não ficaram decepcionados.
6 - Mas eu valho menos que um homem! Não passo de um verme; todos zombam de mim e
sou desprezado pelo meu povo.
7 - Quem me vê, ri, faz caretas e sacode a cabeça, dizendo:
8 - "Não é esse o tal que jogou sua carga nas costas do Senhor? Não é esse que vivia dizendo
ser ele à alegria do Senhor? Pois bem, vamos ver se Deus vem salvar sua vida!"
9 - Senhor, Tu vens cuidando de mim desde o meu nascimento. Cuidaste de mim durante a
minha infância.
10 - Sou teu desde o instante em que nasci. Ainda estava no ventre de minha mãe e Tu já eras
o meu Deus.
11 - Não fiques longe de mim, porque a hora da minha aflição está bem perto, e não tenho
ninguém para me ajudar.
12 - Estou cercado por inimigos poderosos, fortes como os grandes touros da terra de Basã.
13 - Eles me atacam com as bocas bem abertas, como leão que ruge e rasga sua vítima em
pedaços.
14 - Minha força escorreu como água entre os dedos; o meu corpo está todo desconjuntado. O
meu coração se derreteu como um pedaço de cera! Perdi a coragem de lutar!
15 - As minhas forças sumiram, secaram como um pedaço de barro ao sol. A minha sede é
tanta que a língua fica presa no céu da boca. Assim Tu me colocaste deitado no pó da morte.
16 - Meus inimigos, um bando de cães, um bando de criminosos, estão me cercando; furaram
minhas mãos e meus pés.
17 - Ainda posso contar todos os meus ossos; meus inimigos olham para mim com grande
atenção.
18 - Repartem entre si as minhas roupas e fazem um sorteio para ver quem fica com a minha
capa.
19 - Ó Senhor, por favor, não fique longe de mim! Tu és a minha força; vem ajudar-me!
20 - Salva-me da morte certa! Não me deixes ser devorado por esses cães, os meus inimigos.
21 - Salva-me dos dentes afiados do leão! Livra-me dos chifres desses touros bravos. Eu tenho
absoluta certeza de que Tu vais me salvar!
22 - Eu Te louvarei diante de todos os meus irmãos. Cantarei louvores a Ti quando o povo se
reunir para Te adorar.
23 - Direi: Louvem ao Senhor, todos vocês, que adoram a Ele! Todos vocês, israelitas, dêem
glória a Ele! Obedeçam e respeitem a Deus; todos vocês povo de Israel!
24 – Pois Ele não me desprezou nem me abandonou na hora da aflição; não virou as costas,
mas ouviu e atendeu meus pedidos de socorro!
25 - Sim, por causa do teu amor eu Te louvarei quando o povo se reunir para Te adorar.
Cumprirei as promessas que fiz a Ti, todas elas, diante daqueles que Te obedecem e
respeitam.
26 - Os sofredores terão bastante comida; comerão até ficarem satisfeitos. Quem busca o
Senhor há de achar, e dará a Ele o louvor. Assim eles viverão para sempre!
27 - Os povos da terra, até os mais distantes, saberão que o Senhor é Deus e obedecerão a
Ele. Gente de todas as nações se curvará diante dEle, dando louvor.
28 - Porque o Senhor é o Rei de toda a terra. Ele governa as nações do mundo.
29 - Os ricos também comerão à mesa do Senhor e adorarão a Ele. Todos os homens, os
mortais, se curvarão diante dEle e colocarão seus rostos junto ao chão. Ninguém vive sem Ele.
30 - Nossos filhos e netos também adorarão ao Senhor, porque nós lhe contaremos os seus
grandes feitos.
31 - A sua justiça perfeita será revelada; sua bondade para conosco será contada a um povo
que está para nascer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário