Pesquisar este blog

sábado

JÓ - 38


1 - QUANDO ELIÚ ACABOU de falar, o Senhor respondeu a Jó, falando de dentro de um
redemoinho:
2 - Quem é você para negar a sabedoria dos meus planos com a sua completa ignorância?
3 - Prepare-se para a luta, pois Eu vou lhe fazer algumas perguntas e exijo respostas.
4 - Se você é sábio, diga-me onde estava quando Eu lancei os alicerces do mundo?
5 - Quem foi que mediu os continentes, como um construtor usando trena e fio de prumo?
Diga-me, se você sabe!
6 e 7 - Sobre o que se apóiam os alicerces do mundo, e quem colocou a primeira pedra dessa
construção, quando as primeiras estrelas cantavam e os anjos vibravam de alegria?
8 - Quem foi que estabeleceu limites para o mar, quando as águas surgiram do abismo?
9 - Quem foi que cobriu o oceano de nuvens e escuridão, tal como a mãe veste um filho
pequeno?
10 - Onde você estava quando Eu tracei limites ao mar, de onde as ondas não podem passar,
11 - e disse: Até aqui você pode vir mas daqui para frente as suas ondas altas e orgulhosas
não podem passar!?
12 - Por acaso, algum dia, uma única vez, você deu ordem ao sol para aparecer e indicou o
lugar onde ele deveria surgir?
13 - Você já deu ordem à luz do dia para brilhar por toda a terra e acabar com os crimes
cometidos à noite?
14 - Você já vestiu a terra de beleza com a luz do dia,
15 - acabando, ao mesmo tempo, com os planos dos perversos e a violência dos maus?
16 - Por acaso você conhece as fontes que produzem os mares e oceanos? Já andou pelo
fundo escuro dos mares?
17 – Você sabe onde ficam as portas do reino dos mortos, um lugar de profunda escuridão?
18 - Você tem uma idéia do tamanho da terra? Responda-Me, se é que você sabe!
19 - De onde surge a luz, de onde ela vem? E onde é que se escondem as trevas?
20 - Você é capaz de dizer onde elas ficam guardadas ou como fazer para chegar lá?
21 - Vamos, você é tão sábio, tem tanta experiência da vida, você deve saber isso de sobra!
22 e 23 - Você já entrou no meu depósito de tesouros, onde Eu guardo a neve e a geada, para
usar como arma contra os meus inimigos?
24 - Diga-me onde fica o caminho pelo qual a luz chega ao mundo! Diga-me por onde o vento
leste vem e se espalha por toda a terra!
25 a 27 - Foi você quem abriu os canais para a água das grandes chuvas e os caminhos para
os relâmpagos que vêm com as tempestades que caem sobre o deserto seco e vazio,
transformando terra inútil em terra boa e produtiva, onde as plantas voltam a crescer?
28 - Por acaso a chuva tem pai? Quem produz o orvalho da noite?
29 - Quem é a mãe do gelo e de onde nasce a geada?
30 - Pois de uma hora para outra a água se transforma em gelo; rios e lagos ficam duros como
pedra.
31 - Por acaso você pode aproximar as estrelas do Sete-estrelo uma das outras? Ou então
separar as estrelas do Órion?
32 - Você é capaz de fazer os vários grupos de estrelas aparecerem no céu na época
determinada? Pode guiar a Ursa Maior pelo céu, com todas as suas estrelas e planetas?
33 - Você conhece as leis que governam o universo? Sabe até onde essas leis influenciam a
terra?
34 - Você é capaz de dar ordens às nuvens, para que elas deixem cair a chuva?
35 - Você é capaz de fazer os relâmpagos riscarem o céu com uma simples ordem?
36 - Quem fez as nuvens aparecerem na hora certa, como se tivessem sabedoria? Quem
ensinou às estrelas cadentes o caminho a seguir, como se elas tivessem inteligência?
37 - Quem conhece exatamente o número das nuvens? Quem pode despejar a chuva guardada
nos depósitos do céu,
38 - transformando poeira em lama e pó em barro?
39 - Por acaso você vai caçar para dar de comer aos leões e leoas,
40 - enquanto eles descansam em suas covas ou cercam suas vítimas na floresta?
41 - Quem é que dá alimento aos corvos quando os filhotes gritam e se agitam dentro do
ninho por não terem o que comer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário