Pesquisar este blog

sábado

JÓ - 31


1 - QUANDO ERA JOVEM, fiz um trato com Deus. Nunca olharia para uma mulher com
intenções impuras em meu coração.
2 - Eu sabia que fazendo isso traria sobre mim a ira de Deus e perderia a sua bênção.
3 - Sabia também que Deus tem um castigo reservado para os que vivem em pecado,
profunda tristeza para quem insiste em desobedecer a Ele.
4 - Afinal, Deus conhece perfeitamente a minha vida e sabe tudo que eu faço.
5 - Se por acaso eu menti ou enganei alguém,
6 - Deus sabe que não, que sou inocente,
7 - se andei fora do caminho de Deus, se meu coração desejou com intenções impuras o que
meus olhos viram, se eu for culpado de algum pecado qualquer,
8 - desejo que outros fiquem ricos às minhas custas, comendo o que eu plantei e arrancando
para si as minhas plantações.
9 - Se eu desejei em meu coração roubar a mulher de algum outro homem,
10 - minha esposa há de se tornar amante de outro homem e dar a ele o seu amor.
11 - Isso seria um castigo justo para um crime terrível, digno de ser julgado num tribunal.
12 - Sim, esse forte desejo sexual é um fogo que arde dentro do homem e pode até destruir
sua vida, acabar com suas riquezas e bens.
13 - Se eu fui desonesto com meus empregados quando eles me faziam algum pedido,
14 - que esperança teria eu quando Deus me chamasse para prestar contas? O que eu Lhe
diria se Ele me perguntasse a respeito de meus empregados?
15 - Afinal, o mesmo Deus que me criou também criou meus empregados.
16 - "Se explorei os pobres, guardando o alimento para vender mais caro na época do preço
alto, se fiz viúvas chorarem,
17 - se comi até não poder mais enquanto os órfãos morriam de fome,
18 - (a verdade é que desde a minha mocidade eu cuidei de órfãos em minha própria casa e
sempre ajudei as viúvas),
19 - se deixei alguém morrer de frio por falta de agasalho, se não dei coberta a quem não
tinha dinheiro para comprar um cobertor,
20 - se os pobres não me abençoaram ao sentir o calor da lã das minhas ovelhas,
21 - e se eu ganhei riquezas às custas dos órfãos por ser amigo das autoridades,
22 - então quero que meu ombro se desloque, meu braço saia do lugar e assim eu fique
aleijado para sempre.
23 – Isso ainda seria melhor do que enfrentar o julgamento divino, pois eu não seria capaz de
enfrentar a grandeza e o poder de Deus.
24 - Se eu coloquei minha esperança nas riquezas,
25 - se me considerei seguro por ter muito dinheiro e por ter ficado muito rico,
26 - se olhei para o sol brilhante ou para a lua bem clara num céu sem nuvens
27 - e me deixei enganar, adorando um ou outro, e jogando beijos com a mão para o céu,
28 - isso também deveria ser julgado como crime, num tribunal, porque eu estaria negando a
existência de Deus.
29 - Se eu me alegrei ao ver meu inimigo sofrendo e passando por dificuldades,
30 - (coisa que eu absolutamente nunca fiz, e nunca prometi vingança ou orei a Deus pedindo
castigo a quem me odiava),
31 - se algum de meus muitos empregados ficou ao menos um dia passando fome,
32 - se as portas da minha casa não se abriram para hospedar até mesmo os estrangeiros e
desconhecidos,
33 - se eu fiz como Adão, tentando esconder de Deus os meus pecados,
34 - por ter medo de ser descoberto pelos vizinhos e ser desprezado pela sociedade, e assim
não reconheci meu pecado, e não me desviei do caminho para ajudar outro,
35 - Ah, quem dera que alguém se importasse em me ouvir e acreditar em mim! Eu disse que
sou inocente e assino tudo o que disse! Que o Grande Deus venha provar que estou errado!
Ele que escreva as razões porque me condenou a todo esse sofrimento!
36 - Se Ele me desse uma declaração assim, ela teria um lugar de honra em minha vida.
37 - Então eu diria a Deus tudo o que fiz, com a dignidade que eu tinha antes e perdi.
38 e 39 - Se a minha terra me acusar e chorar porque eu matei os donos para me tornar um
rico proprietário, porque colhi toda a plantação sem deixar fruto nas árvores,
40 - quero que ela passe a produzir espinhos e ervas bravas em vez de trigo e cevada. Assim,
Jó terminou a sua defesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário