Pesquisar este blog

quarta-feira

JÓ - 9


1 - E JÓ RESPONDEU a Bildade dizendo:
2 - "Eu sei disso muito bem, não é novidade. Eu sei que é impossível para o homem ser
considerado inocente perante Deus.
3 - Se Deus quisesse pedir contas ao homem, seria possível responder sequer uma das mil
perguntas que Ele fizesse?
4 - Deus é muito sábio e poderoso; ninguém é capaz de desobedecer a Ele e ser feliz nesta
vida.
5 - "Na sua ira, Ele é capaz de mover e destruir montanhas tão depressa que nem se pode ver.
6 - Ele pode sacudir os alicerces da terra e tirar, este mundo de seu lugar.
7 - Se Ele mandar, o sol não nasce e as estrelas não brilham.
8 - Sozinho, Ele formou os céus! Ele anda sobre as grandes ondas do oceano.
9 - Ele criou as grandes estrelas e os grupos de estrelas como a Ursa Maior, o Órion e o Sete-
Estrelo, além dos astros que brilham nos céus do Sul.
10 - "Ele realiza grandes milagres, tantos que é impossível contar e ver! 11 - Ele está sempre
perto de mim mas, não o consigo ver; vai sempre adiante em meu caminho mas não o posso
ver.
12 – Quando Ele decide tirar a vida de alguém, quem é capaz de impedir, quem pode dizer
'Não"!?
13 - "Deus não deixa de cumprir o castigo que sua ira exige. Ele esmaga os príncipes de
nações poderosas, como o Egito.
14 - Quem SOU eu, pois, para pedir satisfações ao Grande Deus?
15 - Mesmo que eu fosse perfeito não discutiria com Ele; pelo contrário, pediria misericórdia
pois, Ele é o meu Juiz.
16 - E mesmo se minhas, orações fossem respondidas, custaria a crer que Ele tivesse dado
ouvidos à minha voz.
17 - Porque Ele está me destruindo como uma tempestade violenta e, sem motivo, me
castigando com uma doença que piora a cada dia. 18 - Ele nem me deixa respirar, mas enche
a minha; vida de amargura.
19 - A verdade, porém, é que somente Ele é Todo-poderoso e justo.
20 - "E eu? Por acaso sou justo? Eu mesmo reconheço que não! E ainda que aos olhos dos
homens eu fosse considerado justo. Deus me condenaria.
21 - Eu tenho certeza de estar inocente diante de Deus, mas nem tenho coragem de pensar
nisso. Para mim, minha vida não vale nada. 22 - Já não faz diferença, pois Deus castiga do
mesmo modo o justo e o pecador.
23 - Ele acha graça quando a desgraça cai sobre o inocente, sem aviso.
24 - Este mundo é dominado por homens perversos e Deus ainda permite que as autoridades
fechem os olhos à justiça. Se não é Ele quem causa todo esse mal, quem é, afinal?
25 - Minha vida passou depressa como o vento, meus dias foram cheios de sofrimento e dor.
26 - Minha vida passou de pressa e desapareceu como um barco veloz, como a águia que se
lança sobre sua vítima.
27 - Eu posso dizer a mim mesmo: "Esse meu sofrimento não existe; não vou mais reclamar
contra Deus, vou esquecer minha tristeza e ficar alegre”.
28 - Nada disso adianta porque as minhas dores não me deixam em paz e porque eu sei que
Deus não me considerará inocente,
29 - mas me condenará. Para que então, continuar sofrendo?
30 - Mesmo que eu me lave com a água-mais pura e limpe minhas mãos com soda; cáustica,
31 - eu sei que me afundará na lama e no lodo, ó Deus; e perto de mim, as minhas roupas
sujas pareceriam limpas.
32 e 33 - Infelizmente, Deus não é homem, como eu. Se fosse, poderíamos ir ao tribunal e
discutir nosso caso, perante um juiz. Mas, não há um juiz capaz de decidir nossas questões
com Deus e nos deixar em paz com Ele.
34 - Ah, quem dera que Ele parasse de me castigar! Assim eu não viveria dominado pelo
medo, como agora.
35 - Então, poderia falar diretamente com ele sem medo, e dizer: que não sou culpado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário