Pesquisar este blog

quinta-feira

CAPÍTULO 8

1 - AGORA QUERO contar-lhes o que Deus em sua graça tem feito pelas igrejas da Macedônia.
2 - Apesar de terem elas passado por muitas dificuldades e apertos, misturaram sua
maravilhosa alegria com sua profunda pobreza, e o resultado foi uma superabundância de
ofertas para os outros.
3 - Eles deram não somente aquilo que puderam arranjar, mas muito mais do que isso; e
posso testemunhar que assim o fizeram de vontade própria, e não por insistência minha.
4 - Eles nos suplicaram que levássemos o dinheiro, a fim de poderem participar da alegria de
ajudar os cristãos de Jerusalém.
5 - Melhor do que tudo, eles foram além das nossas expectativas mais elevadas, porque a
primeira atitude deles foi se reconsagrarem ao Senhor e a nós, para quaisquer ordens que
Deus lhes pudesse dar por nosso intermédio.
6 - E ficaram tão entusiasmados com isso que nós insistimos com Tito, que primeiramente já
havia incentivado vocês a contribuir, que os visitasse e animasse a completar sua participação
neste ministério da contribuição.
7 - Vocês ai são líderes em tantos sentidos - têm tanta fé, tantos pregadores bons, tanto
saber, tanto entusiasmo, tanto amor por nós. Eu desejo, agora, que também sejam líderes no
espírito de contribuir com alegria.
8 - Não lhes estou dando uma ordem; não estou dizendo que vocês precisam fazê-lo, mas há
outros que estão ansiosos para isso. Este é um modo de provar que o amor de vocês é
verdadeiro, que vai além de simples palavras.
9 - Vocês sabem como nosso Senhor Jesus era cheio de amor e bondade, embora fosse tão
rico Ele se fez tão pobre para ajudá-los, de tal maneira que se tornando pobre Ele pudesse
fazer vocês muito ricos.
10 - Eu quero sugerir que terminem o que vocês começaram a fazer há um ano, pois vocês
foram não só os primeiros a propor tal idéia, mas os primeiros a começar a fazer alguma coisa
nesse sentido.
11 - E já que começaram a agir de modo tão entusiasta, vocês devem prosseguir até o fim
com a mesma alegria, dando tudo quanto puderem de tudo quanto possuem. Que a idéia
entusiástica do inicio seja igualada pela ação realista de agora.
12 - Se vocês, na realidade, estão ansiosos para dar, então não importa quanto têm para dar.
Deus quer que vocês dêem aquilo que possuem, não o que não possuem.
13 - Não quero dizer tampouco que aqueles que recebem as ofertas de vocês devem ter a vida
muito facilitada á custa de vocês,
14 - mas sim que vocês devem repartir com eles. Agora mesmo vocês têm abundância e
podem ajudá-los; depois, numa outra ocasião, eles poderão repartir com vocês, quando vocês
precisarem. Desta maneira cada um terá tanto quando necessitar.
15 - Lembram-se do que as Escrituras dizem a respeito disso? "Aquele que juntou muito, nada
lhes restou, e aquele que Juntou pouco teve o suficiente". Portanto, vocês também devem
repartir com aqueles que estão em necessidade.
16 - Sou grato a Deus por ele ter dado a Tito o mesmo interesse profundo por vocês que eu
tenho.
17 - É com prazer que ele está seguindo minha sugestão de visitá-los de novo - e eu acho que
ele teria ido de qualquer maneira, porque está muito ansioso para vê-los!
18 - Com ele estou enviando um outro irmão bem conhecido, e que é muito elogiado em todas
as igrejas como pregador da Boa Nova.
19 - De fato, este homem foi eleito pelas igrejas, para viajar em minha companhia, a fim de
levar a oferta a Jerusalém. Isto glorificará ao Senhor e mostrará nossa ansiedade em ajudar-nos
mutuamente.
20 - Viajando juntos, nós nos guardaremos de qualquer suspeita, pois estamos preocupados
com que ninguém encontre falta alguma no modo pelo qual estamos lidando com esta enorme
oferta.
21 - Deus sabe que somos honestos, mas eu quero que todos o saibam também. Foi por isso
que fizemos tal arranjo.
22 - E estou enviando ainda um outro irmão, que nós sabemos, por experiência que é um
cristão fervoroso. Ele está particularmente interessado, enquanto aguarda esta viagem, porque
eu lhe disse tudo a respeito da ansiedade de vocês em ajudar.
23 - Se alguém perguntar quem é Tito, digam: ele é meu companheiro e meu auxiliar na ajuda
que lhes dou, e podem também dizer que os outros dois irmãos representam as assembléias
cristãs daqui, e são admiráveis exemplos daqueles que pertencem ao Senhor.
24 - Assim, eu lhes peço que mostrem amor para com estes homens e façam por eles tudo
quanto eu alardeara publicamente que vocês fariam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário