Pesquisar este blog

sexta-feira

CAPÍTULO 4

1,2 - HUMANAMENTE FALANDO, Abraão foi o fundador de nossa nação judaica. Quais foram as
experiências dele com respeito a esta questão de ser salvo pela fé? Será que foi por causa de
suas boas obras que Deus o aceitou? Se assim foi, então ele teria alguma coisa de que se
orgulhar. Mas, do ponto de vista divino, Abraão não tinha nenhum fundamento para se
orgulhar.
3 - As Escrituras nos afirmam que Abraão creu em Deus, e foi por isso mesmo que Deus riscou
seus pecados e declarou-o sem culpa.
4,5 - Entretanto, será que ele não ganhou seu direito ao céu por todas as boas ações que
praticou? Não, pois ser salvo é um dom; se alguém pudesse ganhá-lo sendo bom, então não
seria de graça - mas é! É dado a todos os que não trabalham para esse fim. Deus declara que
os pecadores são bons a seus olhos, se eles crerem que Cristo pode salvá-las da ira de Deus.
6 - O Rei Davi falou a este respeito, descrevendo a felicidade de um pecador indigno que é
declarado sem culpa por Deus.
7 - "Bem-aventurados e dignos de inveja", disse ele, "são aqueles cujos pecados são
perdoados e colocados longe de sua vista”.
8 - Sim, quanta alegria para aquele cujos pecados não são mais contados contra ele pelo
Senhor!
9 - Agora, então, a pergunta: Será que esta bênção só é dada àqueles que têm fé em Cristo
mas também guardam as leis judaicas, ou a bênção é dada também àqueles que não guardam
as leis judaicas, mas tão somente confiam em Cristo? - Bem, que dizer de Abraão? Dizemos
que ele recebeu essas bênçãos por meio da sua fé. Foi só pela fé mesmo? Ou porque também
guardou as leis judaicas?
10 - Para ter a resposta a essa pergunta, respondam a esta: Quando foi que Deus deu esta
bênção a Abraão? Foi antes que ele se tornasse judeu - antes que passasse pelo rito de
circuncisão da iniciação judaica.
11 - Foi só mais tarde, depois que Deus prometeu abençoá-lo devido à sua fé, que Abraão foi
circuncidado. O rito da circuncisão foi um sinal de que Abraão já tinha fé e que Deus já o tinha
aceito, declarando-o justo e bom a seus olhos antes que o rito fosse praticado. Assim, Abraão
é o pai espiritual daqueles que creem e são salvos sem obedecer a ás leis judaicas. Vemos,
então, que aqueles que não guardam essas leis são justificados por Deus por meio da fé.
12 - E Abraão é também o pai espiritual daqueles judeus que foram circuncidados. Eles podem
ver pelo seu exemplo que não é este rito que os salva, pois Abraão achou a misericórdia divina
só pela fé, antes de ter sido circuncidado.
13 - Portanto, é claro que a promessa divina de dar a terra a Abraão e seus descendentes não
foi porque Abraão obedecia às leis de Deus, mas porque ele confiou que Deus guardaria sua
promessa.
14 - Entretanto, se ainda vocês alegam que as bênçãos de Deus vão para aqueles que são
"bonzinhos", afirmam então que não têm sentido nenhum as promessas divinas àqueles que
têm fé, e que é tolice ter fé.
15 - A questão, porém, é esta: quando procuramos ganhar a bênção e a salvação de Deus pela
guarda de suas leis, terminamos sempre debaixo da sua ira, porque falhamos sempre em
guardá-las. O único jeito de podermos evitar a quebra de suas leis é não ter nenhuma delas
para quebrar!
16 - As bênçãos de Deus, portanto, são concedidas a nós por meio da fé, como presente, de
graça; temos certeza de recebê-las, quer sigamos ou não os costumes judaicos, se tivermos fé
como a de Abraão, pois ele é o pai de todos nós quanto á fé.
17 - Isto é o que as Escrituras querem dizer quando afirmam que Deus fez de Abraão o pai de
muitas nações. Deus aceitará toda e qualquer nação e povo que confie nele, tal como Abraão.
E esta promessa é do próprio Deus, que dá vida aos mortos, e fala de acontecimentos futuros
com tanta convicção como se eles já pertencessem ao passado!
18 - Assim, quando Deus disse a Abraão que Ele lhe daria um filho que, por sua vez, teria
muitos filhos e se tornaria uma grande nação, Abraão creu em Deus, embora essa promessa
fosse impossível de cumprir-se!
19 - E, porque sua fé era forte, ele nem se preocupou com o fato de que já era velho demais
para sei pai, na idade de cem anos, e que Sara, sua mulher, aos noventa anos também era
velha demais para ter um filho.
20 - Entretanto, Abraão nunca duvidou. Creu em Deus, pois sua fé e sua confiança tornaram-se
ainda mais fortes. Ele ainda louvou a Deus por essa bênção, antes mesmo que aquilo
acontecesse.
21 - Ele estava absolutamente certo de que Deus tinha todo o poder para fazer qualquer coisa
que prometesse.
22 - E foi por causa da fé que Abraão revelou que Deus perdoou seus pecados e o declarou
"sem culpa".
23 - Agora, esta declaração magnífica que ele foi aceito e aprovado mediante a sua fé - não foi
somente para beneficio de Abraão.
24 - Ela foi também para nós, assegurando-nos de que Deus nos aceitará do mesmo modo
como aceitou Abraão - quando crermos nas promessas de Deus, que trouxe Cristo Jesus,
nosso Senhor, de volta à vida.
25 - Ele morreu por nossos pecados, e voltou à vida a fim de nos fazer retos para com Deus,
enchendo-nos com a justiça divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário