Pesquisar este blog

sábado

CAPÍTULO 22

1 - "IRMÃOS E PAIS, ouçam-me enquanto apresento minha defesa".
2 - (Quando ouviram que ele falava em hebraico, o silêncio foi ainda maior). 3 - "Eu sou
judeu", disse ele, “nascido em Tarso, cidade da Cilícia, mas educado aqui em Jerusalém por
Gamaliel, a cujos pés aprendi a seguir muito cuidadosamente as nossas leis e costumes
judaicos. Me tornei muito zeloso honrando a Deus em tudo quanto fazia, tal como vocês
procuraram fazer hoje”.
4 – “E andei a caça dos cristãos, perseguindo-os até à morte, prendendo-os e pondo na cadeia
tanto homens como mulheres”.
5 – “O supremo sacerdote ou qualquer membro do Conselho pode testemunhar que isto é
verdade. Pois eu pedi cartas para os líderes judaicos de Damasco, com instruções de me
permitirem trazer a Jerusalém, acorrentado para ser castigado, qualquer cristão que
encontrasse”.
6 – “Quando estava na estrada, chegando perto de Damasco, de repente perto do meio dia
brilhou ao meu redor uma luz muito forte”,
7 – “e eu caí no chão e ouvi uma voz dizer-me: 'Saulo, Saulo, por que está me perseguindo?'”
8 – “'Quem é, Senhor, que está falando comigo?' perguntei. E Ele respondeu: 'Eu sou Jesus de
Nazaré, a quem você está perseguindo'”.
9 – “Os homens que estavam comigo viram a luz, mas não entenderam o que se falou”.
10 – “E eu disse: 'Que devo fazer, Senhor?' E o Senhor me disse: 'Levante-se e entre em
Damasco, e lá dirão a você o que está reservado para você fazer.'”
11 – “Eu fiquei cego com a luz intensa, e tive que ser levado para Damasco pelos meus
companheiros”.
12 – “Ali, um homem chamado Ananias, fiel na obediência à Lei, conforme podem testificar
todos os judeus de Damasco”,
13 – “veio a mim, colocou-se ao meu lado e disse: 'Irmão Saulo, receba a sua vista!' E naquela
mesma hora eu pude enxergar!”
14 – “Então ele me disse: 'O Deus dos nossos pais escolheu você para saber a vontade dEle,
para ver e ouvir o Messias falar’”.
15 - “‘Você levará a mensagem dEle a toda parte, contando o que tem visto e ouvido’”.
16 - “‘E agora, por que demorar? Vá se batizar, e fique limpo dos seus pecados, invocando o
nome do Senhor'”.
17,18 – “Um dia depois da minha volta a Jerusalém, enquanto estava orando no templo, eu
tive uma visão de Deus, me dizendo: 'Ande depressa e deixe Jerusalém, porque o povo daqui
não acreditará em você quando der a eles a minha mensagem'”.
19 – “'Mas Senhor', eu disse, 'eles sabem verdadeiramente que eu prendia e espancava em
cada sinagoga aqueles que criam em Deus’”.
20 – “E quando mataram a sua testemunha Estevão, eu me achava lá, e concordei - tomando
conta dos casacos que eles punham de lado enquanto o matavam a pedradas”.
21 “Mas Deus me disse: 'Saia de Jerusalém, porque eu enviarei você muito longe, aos outros
povos!”
22 - A multidão ouviu até que Paulo chegou a esta palavra e depois gritaram a uma voz: "Fora
com esse sujeito! Matem! Ele não merece viver!"
23 - Gritavam, atiravam os casacos para cima, e jogavam punhados de terra para o ar.
24 - Então o comandante pôs Paulo para dentro, e mandou que fosse chicoteado para fazê-lo
confessar o seu crime. Ele queria descobrir por que a multidão tinha ficado tão furiosa!
25 - Quando estavam amarrando Paulo para chicotear, ele disse a um oficial que se achava ali:
"A lei permite a vocês chicotear um cidadão romano que nem foi julgado?"
26 - O oficial foi ao comandante e perguntou: "Que está o senhor fazendo? Este homem é
cidadão romano!"
27 - Com isto o comandante foi perguntar a Paulo: "Diga-me, você é cidadão romano?" - "Sim,
de fato sou".
28 - "Eu também sou", murmurou o comandante, "mas isso me custou um dinheirão!" - "Mas
eu sou cidadão por nascimento!" disse Paulo.
29 - Os soldados, que já estavam prontos para chicotear, quando ouviram que Paulo era
cidadão romano, desapareceram rapidamente, e o comandante ficou com medo, por haver
dado ordem para que ele fosse amarrado e chicoteado.
30 - No outro dia o comandante soltou Paulo das correntes e mandou que os sacerdotes
principais se reunissem em sessão com o Conselho judaico. E fez trazer Paulo à presença
deles, para procurar descobrir afinal o que era aquela confusão toda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário