Pesquisar este blog

domingo

CAPÍTULO 11

1 - EM POUCO TEMPO chegou até os apóstolos e outros irmãos da Judéia a notícia de que
muitos que não eram judeus também estavam se convertendo!
2 - De modo que, quando Pedro chegou de volta a Jerusalém, os crentes judeus discutiam com
ele.
3 - "Você andou se misturando com gentios, e até comeu com eles", acusavam.
4 - Então Pedro contou a eles toda a história.
5 – “Um dia em Jope”, disse ele, “enquanto eu estava orando, tive uma visão - um enorme
lençol, baixado do céu pelas quatro pontas”.
6 - Dentro do lençol estava toda sorte de animais, répteis e aves (que nós não comemos).
7 - E ouvi uma voz dizer: 'Mate e coma qualquer um que você quiser'.
8 - 'Nunca, Senhor', respondi eu. 'Porque eu nunca comi nada imundo pelas nossas leis
judaicas!'
9 - Mas a voz veio outra vez: 'Não chame de imundo aquilo que Deus purificou!'
10 - Isto aconteceu três vezes, antes que o lençol e tudo o que ele continha subisse para
dentro do céu.
11 - Bem nessa hora chegaram, na casa onde eu estava, três homens que tinham ido para
levar-me com eles para Cesaréia!
12 - O Espírito Santo me disse para ir com eles e não me preocupar com o fato de não serem
judeus! Estes seis companheiros aqui me acompanharam, e logo chegamos à casa do homem
que tinha mandado os mensageiros.
13 - Ele contou como um anjo havia aparecido e tinha dito para mandar mensageiros a Jope e
procurar Simão Pedro!
14 - 'Ele dirá como você e toda a sua família podem ser salvos!' disse o anjo.
15 - Pois bem, eu comecei a falar a eles da Boa Nova, porém logo que tinha começado o meu
sermão, o Espírito Santo caiu sobre eles, tal como caiu sobre nós no princípio!
16 - Então eu pensei nas palavras do Senhor, quando Ele disse: 'Sim, João batizava coma O
Espírito Santo'.
17 - E já que foi Deus quem deu a estes não-judeus o mesmo dom que concedeu a nós
quando cremos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu para discutir com Ele?"
18 - Quando os outros ouviram isto, ficaram calmos e começaram a dar glória a Deus! "Sim",
diziam, "Deus concedeu também aos que não são judeus o privilégio de se voltarem para Ele e
receberem a vida eterna!"
19 - Enquanto isto, os crentes que fugiam de Jerusalém durante a perseguição depois da
morte de Estevão viajaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia, espalhando a Boa Nova, mas só
aos judeus.
20 - Entretanto, alguns dos crentes, que foram de Chipre e de Cirene para Antioquia,
apresentaram também a alguns gregos a sua mensagem a respeito do Senhor Jesus.
21 - E o Senhor favoreceu este trabalho, de modo que um grande número destes não judeus
se tornaram crentes.
22 - Quando a igreja de Jerusalém soube o que tinha acontecido, mandaram Barnabé a
Antioquia.
23 - Ao chegar e ver as maravilhosas coisas que Deus estava fazendo, ele ficou cheio de
entusiasmo e de alegria, e animava os crentes a continuar firmes no Senhor.
24 - Barnabé era uma pessoa bem agradável, cheia do Espírito Santo, e muito forte na fé.
Como resultado, grande número de pessoas uniu-se ao Senhor.
25 - Então Barnabé foi a Tarso em busca de Paulo.
26 - Quando o encontrou, levou o amigo na volta para Antioquia; os dois ficaram lá um ano
inteiro, ensinando a grande número de novos convertidos. (Foi ali em Antioquia que os crentes
foram chamados "cristãos" pela primeira vez).
27 - Durante este tempo, chegaram a Antioquia alguns profetas vindos de Jerusalém.
28 - Um deles, chamado Ágabo, levantou-se numa das reuniões para profetizar pelo Espírito
que uma grande fome estava para vir sobre a terra. (Isto aconteceu durante o reinado de
Cláudio).
29 - Então os crentes resolveram mandar socorro aos irmãos da Judéia, e cada um deu o que
podia.
30 - Isto eles fizeram, e entregaram seus donativos a Barnabé e Paulo para levarem aos
líderes da igreja de Jerusalém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário