Pesquisar este blog

quinta-feira

CAPÍTULO 2

1 - "NÃO", DISSE eu para mim mesmo, “não o farei. Não os deixarei pesarosos com outra
visita dolorosa".
2 - Porque se eu os entristecer, quem é que me vai alegrar? Só vocês podem fazê-lo, e como o
poderão, se eu lhes causar dor?
3 - Foi por isso que eu lhes escrevi daquela maneira em minha última carta, a fim de que
vocês endireitassem as coisas antes que eu fosse. Então, quando eu for, não irei entristecido
justamente por aqueles que devem dar-me a maior alegria. Eu tinha certeza de que a
felicidade de vocês estava tão ligada á minha que você, não se sentiriam felizes, a não ser que
eu fosse com alegria.
4 - Como detestei escrever aquela carta! Ela quase despedaçou meu coração, e digo-lhes
francamente que chorei por causa dela. Eu não queria feri-los, mas tinha que mostrar-lhes
quão profundamente os amava e me preocupava com o que estava acontecendo a vocês.
5,6 - Lembrem-se de que o homem acerca do qual escrevi aquele que causou todo aquele
transtorno, não me deu tanta tristeza quanto a todos vocês - embora sem dúvida eu tenha
minha parte nisso também. Não quero ser mais enérgico com ele do que devo. Ele já foi
suficientemente castigado com a reprovação unânime de todos vocês.
7 - Agora ê o momento de perdoá-lo e confortá-lo. Do contrário, ele poderá ficar tão
amargurado e tão desanimado que não será capaz de reabilitar-se.
8 - Assim, eu lhes peço que mostrem a ele agora que vocês verdadeiramente ainda o estimam
muito.
9 - E lhes escrevi daquele modo para poder verificar até que ponto vocês iriam em obediência
a mim.
10 - Quando vocês perdoam alguém, eu também o faço. E tudo quanto eu perdoei (até onde
aquilo me atingiu também), perdoei-o pela autoridade de Cristo, e para o bem de vocês.
11 - Uma outra razão para perdoar é não deixarmos Satanás, com a sua astúcia, obter
vantagem sobre nós; pois bem sabemos o que ele está procurando fazer.
12 - Ora, quando cheguei á cidade de Trôade, o Senhor me deu oportunidades enormes de
pregar o Evangelho.
13 - Contudo, Tito, meu querido irmão, não estava lá para me encontrar e eu não pude
descansar, procurando saber onde ele estaria e o que lhe teria acontecido. Assim, despedi-me
e fui direto para a Macedônia, numa tentativa de encontrá-lo.
14 - Mas, demos graças a Deus! Porque Cristo, por meio daquilo que fez, triunfou sobre nós,
de modo que agora, aonde quer que vamos, Ele nos utiliza para falarmos aos outros a respeito
do Senhor, e para espalharmos o Evangelho como um perfume suave.
15 - Para com Deus, há um cheiro refrescante e saudável em nossas vidas. É o perfume de
Cristo dentro de nós, um aroma tanto para os salvos como para os não salvos ao nosso redor.
16 - Para aqueles que não estão se salvando, parecemos ter um odor temível de morte e
condenação, enquanto para aqueles que conhecem a Cristo somos um perfume vivificante.
Mas quem é competente para uma tarefa dessas?
17 - Só aqueles que, como nós mesmos, são homens verdadeiros, enviados por Deus, falando
com o poder de Cristo, e com o olhar divino sobre nós. Porque não somos como aqueles
mascates - e há muitos desses - cujo propósito em espelhar o Evangelho é conseguir com isso
um bom meio de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário