Pesquisar este blog

sexta-feira

CAPÍTULO 11

1 - PERGUNTO ENTÃO: será que Deus rejeitou e desamparou seu povo, os judeus? Não, nada
disso. Lembrem-se de que eu mesmo sou judeu, descendente de Abraão e membro da família
de Benjamim.
2,3 - Não, Deus não refugou o seu próprio povo, a quem Ele escolheu desde o princípio de
tudo. Vocês se lembram do que as Escrituras dizem sobre isso? O profeta Elias estava se
queixando a Deus, contando-Lhe como os judeus haviam matado os profetas e derrubado os
altares divinos; Elias alegava que ele fora o único deixado em toda a terra que ainda amava a
Deus e eles também estavam procurando matá-lo.
4 - E estão lembrados de qual foi a resposta de Deus? Ele disse: "Não, você não foi o único
que sobrou. Tenho sete mil outros, além de você, que ainda Me amam e não se curvaram aos
ídolos!"
5 - Hoje em dia é a mesma coisa. Nem todos os judeus deram as costas a Deus. Há uns
poucos sendo salvos, como resultado da benignidade de Deus em escolhê-las.
6 - E se isso é devido à benignidade de Deus, então não é por eles serem "bonzinhos". Porque
neste caso o presente gratuito não seria mais gratuito - não é gratuito quando é conseguido
como retribuição.
7 - Assim, a situação é esta: a maioria dos judeus não encontrou a misericórdia divina que
eles estão procurando. Poucos a encontraram - aqueles que Deus escolheu - enquanto os olhos
dos outros foram cegados.
8 - É a isto que as nossas Escrituras se referem, quando dizem que Deus os adormeceu,
fechando seus olhos e seus ouvidos para que não compreendam aquilo que estamos falando,
quando lhes contamos a respeito de Cristo. E assim acontece até o dia de hoje.
9 - O Rei Davi tocou neste mesmo ponto, quando afirmou: “Que a sua boa comida e as outras
bênçãos os induza ao pensamento de que, entre eles e Deus vai tudo bem. E que essas boas
coisas voltem-se contra eles mesmos e recaiam sobre suas cabeças, a fim de esmagá-los
merecidamente”.
10 – “Que seus olhos fiquem turvos", disse ele, "para que não possam ver, e andem
encurvados para sempre com um fardo pesado”.
11 - Isto significa que Deus rejeitou para sempre o seu povo judaico? É claro que não! Seu
propósito era tornar a sua salvação acessível aos gentios, e então os judeus ficariam
enciumados e começariam a querer a salvação divina para si próprios.
12 - Agora, se o mundo inteiro ficou rico como resultado da oferta da salvação que Deus fez,
quando os judeus tropeçaram nela e a rejeitaram, imaginem que bênção maior ainda o mundo
não desfrutará, quando também os judeus forem a Cristo.
13 - Como vocês sabem Deus me nomeou como um mensageiro especial para vocês, os
gentios. Eu dou muita ênfase a isso e lembro aos judeus este fato tantas vezes quantas posso,
14 - para que, se possível, eu os faça desejar aquilo que vocês, os gentios, têm, e deste modo
possa salvar alguns deles.
15 - E como é maravilhoso quando eles se tornam cristãos! Quando Deus lhes voltou às
costas, isto significou que Ele Se voltava para o resto do mundo a fim de oferecer sua
salvação; e agora é ainda mais maravilhoso quando os judeus vão a Cristo. Será como gente
morta voltando à vida novamente.
16 - Visto como Abraão e os profetas são o povo de Deus, seus filhos também o serão. Se as
raízes da árvore são santas, também os ramos serão santos.
17 - No entanto, alguns desses ramos da árvore de Abraão, isto é, alguns dos judeus, foram
quebrados. E vocês, os gentios, que eram ramos, por assim dizer, duma oliveira brava, foram
enxertados. Assim, agora vocês também recebem a bênção que Deus prometeu a Abraão e a
seus filhos, participando do rico nutrimento de Deus à sua oliveira particular.
18 - É preciso, porém, que você tome cuidado para não se gabar por aí de ter sido posto no
lugar dos ramos que foram quebrados. Lembre-se de que você só é importante porque agora é
uma parte da árvore de Deus; você é apenas ramo, e não raiz.
19 - "Bem", dirá você, "aqueles ramos foram tirados para dar lugar a mim; portanto eu devo
ser mesmo muito bom".
20 - Tome cuidado! Lembre-se de que aqueles ramos - os judeus - foram quebrados porque
não criam em Deus, e você está ali só porque crê. Não fique orgulhoso; seja humilde e
agradecido - e cuidadoso também.
21 - Pois que se Deus não poupou os ramos que colocou lá em primeiro lugar, Ele tampouco
poupará você.
22 - Notem como Deus é tão benigno e tão severo ao mesmo tempo. Ele é bastante severo
com aqueles que desobedecem, mas muito benigno com você, se continuar a ama-Lo e a
confiar nele. Mas se não, você também será cortado.
23 - Por outro lado, se os judeus deixarem sua incredulidade para trás e voltarem para Deus,
Ele os enxertará na árvore mais uma vez. Ele tem poder para fazer isso.
24 - Pois se Deus esteve pronto a tomar você, que estava tão longe dele - sendo parte duma
oliveira brava - e enxertá-lo em sua própria árvore boa - uma coisa muito fora do comum -
você não vê que Ele estará muito mais pronto a colocar de volta os judeus que antes já tinham
estado lá?
25 - Quero que vocês, queridos irmãos, conheçam esta verdade que vem de Deus para que
não fiquem orgulhosos e comecem a se gabar. Sim, é bem verdade que alguns judeus agora se
puseram contra o Evangelho, porém isso vai durar somente até que todos vocês, que não são
judeus, tenham vindo a Cristo - isto é, aqueles que quiserem.
26 - E então todo o Israel será salvo. Vocês se recordam do que os profetas disseram a
respeito disso? "De Sião sairá um Libertador, e Ele afastará os judeus de toda a impiedade".
27 - "Naquele tempo Eu tirarei os pecados deles, tal como prometi".
28 - Muitos judeus agora são inimigos do Evangelho. Eles o odeiam. Isso, porém, tem sido um
beneficio para vocês, pois teve como consequência Deus dar os seus dons a vocês, os gentios.
Entretanto, os judeus ainda são amados por Deus, por causa de suas promessas a Abraão,
Isaque e Jacó.
29 - Pois os dons de Deus e o seu chamado nunca podem ser revogados. Ele nunca voltará
atrás em suas promessas.
30 - Antigamente vocês foram rebeldes contra Deus, porém quando os judeus recusaram os
seus dons, Deus se tornou misericordioso para com vocês em lugar deles.
31 - E agora os judeus é que são os rebeldes, porém algum dia eles também participarão da
misericórdia que Deus tem tido para com vocês.
32 - Porque Deus abandonou todos eles no pecado, para que Ele pudesse ter misericórdia para
com todos igualmente.
33 Que Deus maravilhoso nós temos! Como são grandiosos sua sabedoria, seu conhecimento e
suas riquezas! Como é impossível a nós compreendermos suas decisões e seus métodos!
34 - Quem é, dentre nós, que pode conhecer a mente do Senhor? Quem é que sabe o
suficiente para ser seu conselheiro e guia?
35 - E quem jamais poderia oferecer ao Senhor o bastante para persuadi-Lo a agir?
36 - Todas as coisas vêm única e exclusivamente de Deus. Tudo vive por seu poder, e tudo é
para sua glória. A Ele seja a glória para todo o sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário