Pesquisar este blog

sábado

CAPÍTULO 20

1 - QUANDO TUDO aquilo tinha passado; Paulo mandou chamar os discípulos, e os animou.
Despediu-se e partiu para a Grécia,
2 - pregando e exortando os crentes pelo caminho, em todas as cidades por onde passava.
3 - Ele ficou na Grécia três meses e estava se preparando para navegar para a Síria, quando
descobriu uma conspiração dos judeus contra a vida dele; por isso decidiu seguir primeiro em
direção ao norte, para a Macedônia.
4 - Diversos homens iam viajando com ele, e chegaram até à Ásia, na Turquia; eram eles:
Sópatro de Beréia, filho de Pirro; Gaio, de Derbe; Aristarco e Secundo, de Tessalônica;
Timóteo; e Tíquico e Trófimo, que moravam na Turquia, e estavam voltando para casa.
5 - Eles tinham ido na frente e estavam esperando por nós em Trôade.
6 - Logo que terminaram as comemorações da Páscoa, nós embarcamos num navio em Filipos,
no norte da Grécia, e cinco dias depois chegamos a Trôade, na Turquia, onde permanecemos
uma semana.
7 - No domingo nos reunimos para um culto de comunhão e Paulo pregou. E visto que ele ia
partir no dia seguinte, falou até à meia-noite!
8 - O cômodo do andar superior onde estávamos reunidos achava-se iluminado com muitas
lâmpadas.
9 - E à medida que Paulo falava sem parar, um rapaz chamado Êutico, que estava sentado no
parapeito da janela, adormeceu profundamente, caiu da altura de três andares e morreu lá
embaixo.
10,11,12 - Paulo desceu e apanhou o moço nos braços. "Não se assustem", disse ele, "o rapaz
está bem!" E estava! Que onda de alegria cheia de temor percorreu a multidão! Todos eles
subiram outra vez e tomaram juntos a Ceia do Senhor. E Paulo pregou outro sermão comprido
- de modo que era madrugada quando ele acabou! Depois partiu.
13 - Paulo foi por terra para Assôs, e nós prosseguimos de navio.
14 - Ele se ajuntou a nós em Assôs e navegamos juntos para Mitilene;
15 - No outro dia passamos por Quios; em seguida descemos em Samos; e um dia depois
chegamos a Mileto.
16 - Paulo havia decidido não parar em Éfeso desta vez, visto que estava se apressando para
chegar a Jerusalém, se fosse possível, para a comemoração do Pentecoste.
17 - Mas quando o navio chegou a Mileto, ele mandou um recado aos líderes da igreja de Éfeso
pedindo que descessem ao barco para encontrar-se com ele.
18 - Quando chegaram, ele falou: "Vocês sabem que desde o dia em que pus o pé na Turquia
até agora”
19 – “tenho feito humildemente o trabalho do Senhor - sim, e com lágrimas - e tenho
enfrentado sério perigo das conspirações dos judeus contra a minha vida”.
20 – “Mesmo assim nunca fugi de falar a verdade a vocês, tanto publicamente como nas suas
casas”.
21 – “Eu tenho tido só uma mensagem, tanto para os judeus como para os estrangeiros - a
necessidade de se voltarem do pecado para Deus, por meio da fé em nosso Senhor Jesus
Cristo”.
22 – “E agora vou para Jerusalém, para lá mandado pelo Espírito Santo, não sabendo o que
me espera ali,”
23- “a não ser que o Espírito Santo me tem dito, de cidade em cidade, que eu tenho pela
frente prisão e sofrimento”.
24 – “Mas a vida não vale nada, a menos que eu viva para fazer a obra que o Senhor Jesus me
destinou - a obra de contar aos outros a Boa Nova da graça e do amor de Deus”.
25 – “E agora sei que nenhum de vocês, entre quem eu andei ensinando o Reino, jamais me
verá outra vez”.
26 – “Quero lhes dizer claramente que a culpa pela perdição de alguém não pode ser lançada
sobre mim”,
27 – “porque eu não deixei de contar a vocês toda a mensagem de Deus”.
28 – “E agora, tomem cuidado! Não deixem de alimentar e pastorear o rebanho de Deus, - a
igreja dEle, comprada com o seu sangue - pois o Espírito Santo está entregando-lhes a
responsabilidade como supervisores”.
29 – “Eu sei com certeza que depois que eu for, falsos mestres, como lobos ferozes,
aparecerão no meio de vocês e não terão pena do rebanho”.
30 – “Alguns de vocês mesmos torcerão a verdade para conseguir seguidores”.
31 – “Cuidado! Lembrem-se de que durante três anos estive com vocês, ensinando noite e dia
a cada um com muitas lágrimas”.
32 – “Agora eu entrego todos a Deus, ao cuidado dEle, e à sua graça, que são capazes de
edificar a fé e dar a vocês toda a herança daqueles que estão separados para Ele”.
33 – “Nunca mostrei cobiça por dinheiro ou por roupas caras”
34 – “Vocês sabem que estas minhas mãos trabalharam para pagar minhas próprias despesas
e até para as despesas daqueles que estavam comigo”.
35 – “E eu fui um exemplo constante para vocês no socorro aos pobres, com o dinheiro que eu
mesmo ganhava, pois me lembrava das palavras do Senhor Jesus: 'É maior bênção dar do que
receber'”.
36 – Quando acabou de falar, ajoelhou-se e orou com eles,
37 - E choraram em voz alta enquanto abraçavam Paulo como despedida.
38 - Sentindo tristeza mais do que tudo porque ele dizia que nunca mais se veriam outra vez.
Então eles acompanharam Paulo ao navio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário