Pesquisar este blog

sexta-feira

CAPÍTULO 15

1,2 - MESMO QUE acreditemos que não faz diferença para o Senhor se praticarmos essas
coisas, ainda assim não podemos ir adiante e praticá-las para agradarmos a nós próprios; é
preciso carregar o "fardo" de termos consideração para com as dúvidas e temores de outras
pessoas - daqueles que sentem que essas coisas estão erradas. Agrademos ao outro, e não a
nós próprios, e façamos aquilo que é para o seu bem e assim o edificaremos no Senhor.
3 - Cristo não se agradou a Si mesmo. Tal como disse o salmista: "Ele veio para a única e
exclusiva finalidade de sofrer sob os insultos daqueles que estavam contra o Senhor".
4 - Estas coisas que foram registradas nas Escrituras há tanto tempo servem para nos ensinar
a paciência e para nos animar, a fim de que aguardemos esperançosamente o tempo em que
Deus vencerá o pecado e a morte.
5 - Que Deus, Aquele que dá paciência, constância e ânimo, possa ajudá-los a viver em
completa harmonia uns com os outros - cada um tendo para com o outro a mesma atitude de
Cristo.
6 - E, então, todos nós podemos juntos louvar ao Senhor a uma voz, dando glória a Deus, o
Pai do nosso Senhor Jesus Cristo.
7 - Portanto, acolham-se calorosamente uns aos outros na igreja, tal como Cristo acolheu
calorosamente vocês; e então Deus será glorificado.
8 – Se lembrem que Jesus Cristo veio para mostrar que Deus é fiel às suas promessas e para
socorrer os judeus.
9 - Se lembrem que Ele veio também para que os gentios pudessem ser salvos e dessem
glória a Deus pelas suas misericórdias para com eles. Isso foi o que o salmista quis dizer,
quando escreveu: "Eu O louvarei entre os que não são israelitas, e cantarei ao seu nome".
10 - E, em outro lugar: "Regozijem-se, vocês estrangeiros, juntamente com o seu povo, os
judeus".
11 - E mais uma vez: "Louvem ao Senhor, os das outras nações, e todos O louvem".
12 - E o profeta Isaías disse: "Haverá um Herdeiro na casa de Jessé, e Ele será Rei sobre os
que não são judeus; Eles porão suas esperanças somente nEle" .
13 - Portanto, eu oro por vocês que não são judeus, a fim de que Deus, que lhes dá
esperança, os conserve felizes e cheios de paz enquanto crerem nEle. Oro que Deus ajude
vocês a transbordarem de esperança nEle, mediante o poder do Espírito Santo em vocês.
14 - Eu sei, meus irmãos, que vocês são sábios e bons, e que conhecem essas coisas tão bem
que são capazes de ensinar aos outros tudo a respeito delas.
15,16 - Mas, mesmo assim tenho sido bastante ousado em dar ênfase a alguns destes pontos,
sabendo que tudo quanto vocês precisam é esse lembrete de minha parte; porque eu sou, pela
graça de Deus, um mensageiro especial da parte de Jesus Cristo a vocês, estrangeiros,
levando-lhes o Evangelho e oferecendo-os como um sacrifício perfumado a Deus; pois que
vocês foram feitos puros e agradáveis a Ele pelo Espírito Santo.
17 - Assim, tenho direito de estar um tanto orgulhoso de tudo quanto Cristo Jesus fez por meu
intermédio.
18 - Não me atrevo a julgar quão efetivamente Ele usou os outros, porém isto eu sei: Ele me
usou para ganhar para Deus os que não são judeus.
19 - Ganhei-os pela minha mensagem e pela boa maneira como vivi diante deles, e pelos
milagres feitos através de mim como sinais de Deus - tudo pelo poder do Espírito Santo. Desse
modo eu preguei o Evangelho completo de Cristo por todo o caminho, desde Jerusalém até o
Ilírico.
20 - Entretanto, minha ambição o tempo todo tem sido ir ainda mais longe, e pregar onde o
nome de Cristo nunca foi ouvido antes, em vez de ir a um lugar onde uma igreja já tenha sido
iniciada por um outro.
21 - Tenho seguido o plano já delineado nas Escrituras, onde Isaías diz que, aqueles que nunca
ouviram o nome de Cristo, verão e compreenderão.
22 - De fato, esse é o verdadeiro motivo pelo qual tenho me demorado tanto em ir visitá-los.
23 - Agora, porém, estou finalmente terminando o meu trabalho aqui, e estou pronto a ir,
depois de todos esses longos anos de espera.
24 - Porque eu estou planejando fazer uma viagem à Espanha, e quando for, passarei ai em
Roma; e depois que nos tivermos alegrado juntos por um pouquinho, vocês poderão fazer-me
seguir viagem novamente.
25 - Mas antes de ir, eu preciso descer a Jerusalém, para levar um presente aos cristãos
judeus de lá.
26 - Porque, como vocês sabem, os cristãos da Macedônia e da Acaia tiraram uma coleta para
os de Jerusalém, que estão passando dificuldades.
27 - Eles ficaram muito contentes em fazer isso, pois sentem que têm uma verdadeira divida
para com os cristãos de Jerusalém. Por quê? Porque as notícias a respeito de Cristo lhes
chegaram através da igreja de Jerusalém. Visto que eles receberam deles esta magnífica
dádiva espiritual do Evangelho, sentem que o mínimo que podem fazer em retribuição é dar-lhes
alguma ajuda material.
28 - Assim que tiver entregue esse dinheiro e completado essa boa obra deles, irei ver vocês a
caminho da Espanha.
29 - E estou certo de que, quando eu for, O Senhor lhes dará uma grande bênção.
30 - Vocês querem ser meus companheiros de oração? Pelo amor do Senhor Jesus Cristo, e por
causa do amor que vocês têm para comigo - e que lhes foi dado pelo Espírito Santo - orem
muito comigo por meu trabalho.
31 - Orem para que lá em Jerusalém eu seja protegido daqueles que não são cristãos. Orem
também para que os cristãos de lá se prontifiquem a aceitar o dinheiro que lhes estou levando.
32 - Então, poderei ir visitar vocês com um coração alegre pela vontade de Deus, e assim
poderemos reanimar-nos mutuamente.
33 - E agora, que o nosso Deus, que concede a paz, seja com todos vocês. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário