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quinta-feira

CAPÍTULO 11

1 - E VOCÊS DEVEM seguir meu exemplo, como eu sigo o de Cristo;
2 - Estou muito contente, amados irmãos, porque vocês têm-se lembrado e têm feito tudo
quanto eu lhes ensinei.
3 - Entretanto, há um assunto acerca do qual quero lembrá-los: que a esposa é responsável
perante o marido; o marido é responsável perante Cristo; e Cristo é responsável perante Deus.
4 - Eis porque, se um homem recusar-se a tirar o chapéu enquanto está orando ou pregando,
desrespeita a Cristo.
5 - E eis porque uma mulher que ora ou profetiza publicamente sem que sua cabeça esteja
coberta, desrespeita o esposo (pois cobrir a cabeça é um sinal de sua sujeição a ele). 6 - Sim,
se ela se recusa a cobrir a cabeça, neste caso deve cortar o cabelo todo. E se é vergonhoso
para uma mulher ter a cabeça raspada, então deve cobri-la.
7 - Um homem, porém, não deve usar nada na cabeça (quando está no culto, pois o chapéu é
um sinal de sujeição aos homens). A glória de Deus é o homem feito à sua imagem, e a glória
do homem é a mulher.
8 - O primeiro homem não veio da mulher, e sim a primeira mulher veio do homem.
9 - E Adão, o primeiro homem, não foi feito para o bem de Eva e sim Eva é que foi feita para
Adão.
10 - Assim, uma mulher deve cobrir a cabeça como sinal de que está sob a autoridade do
homem, uma condição para todos os anjos notarem e se regozijarem.
11 - Lembrem-se, porém, que no plano de Deus o homem e a mulher precisam um do outro.
12 - Pois embora a primeira mulher tenha vindo do homem, todos os homens nasceram de
mulher desde então, e tanto os homens como as mulheres vêm de Deus, seu Criador.
13 - Que pensam vocês realmente disso? Está certo uma mulher orar em público sem cobrir a
cabeça?
14,15 - O próprio instinto não nos ensina que a cabeça da mulher deve estar coberta? Por que
as mulheres sentem orgulho do seu cabelo comprido, enquanto um homem de cabelo
comprido tem a tendência de sentir-se envergonhado.
16 - Entretanto, se alguém deseja questionar a este respeito, tudo o que posso dizer é que
nunca ensinamos nada mais do que isto: que uma mulher deve cobrir-se quando está
profetizando ou orando em público na igreja. E todas as igrejas pensam da mesma maneira
acerca disso.
17 - A seguir, em minha lista de assuntos para escrever-lhes a respeito, vem outra coisa com
que não posso concordar. Parece que, quando vocês se reúnem para os cultos de comunhão, o
resultado é mais prejudicial do que benéfico.
18 - Todo mundo está sempre me contando da discussão que se dá durante essas reuniões, e
das divisões que surgem entre vocês, e eu posso realmente quase acreditar.
19 - Mas suponho que vocês acham que isso é necessário, para que vocês que sempre estão
certos, sejam conhecidos aceitos como tais!
20 - Quando vocês se reúnem para comer, não é a Ceia do Senhor que estão comendo.
21 - Mas sim a de vocês mesmos. Disseram-me que cada um engole apressadamente toda a
comida que pode, sem esperar para repartir com os outros, de tal maneira que um não
consegue obter o suficiente e sai com fome, e quanto outro tem demais para beber e até fica
bêbado.
22 - Como é? Isso é verdade realmente? Vocês não podem comer e beber em casa, para evitar
desmoralização para a igreja e para não envergonhar aqueles que são pobres e não podem
levar nem uma comida? Que esperam que eu diga a respeito dessas coisas? Ora, é claro que
não vou elogiá-los!
23 - Pois isto é o que o próprio Senhor disse com relação à sua mesa, e que eu antes já lhes
havia transmitido: Que na noite em que Judas O traiu, o Senhor tomou o pão,
24 - e, depois de haver agradecido a Deus, partiu-o e o deu aos seus discípulos, dizendo:
"Tomem isto e comam. Isto é o meu corpo, que é entregue por vocês. Façam isto para se
lembrarem de mim".
25 - De igual modo, Ele tomou o cálice de vinho depois da ceia, dizendo: "Este cálice é o novo
contrato entre Deus e você, estabelecido e posto em vigor por meio do meu sangue. Pensem
nisto, em memória de mim, toda vez que o beberem".
26 - Porque cada vez que vocês comerem esse pão e beberem esse cálice, estão repetindo a
mensagem da morte do Senhor, morte que Ele sofreu por vocês. Façam isto até que Ele volte
de novo.
27 - Portanto, se alguém comer esse pão e beber desse cálice do Senhor duma forma indigna,
é culpado de pecado contra o corpo e o sangue do Senhor.
28 - E eis porque um homem deve examinar-se cuidadosamente a si próprio, antes de comer o
pão e beber do cálice.
29 - Porque se ele comer o pão e beber do cálice indignamente, sem pensar no corpo de Cristo
e no que ele significa, está comendo e bebendo o julgamento de Deus sobre Ele próprio; está
gracejando com a morte de Cristo.
30 - É por isso que muitos de vocês estão fracos e doentes, e alguns até mesmo já morreram.
31 - Entretanto, se vocês se examinarem cuidadosamente a si mesmos antes de comer, não
precisarão ser julgados e punidos.
32 - Contudo, quando somos julgados e castigados pelo Senhor, é para não sermos
condenados com o resto do mundo.
33 - Assim, queridos irmãos, quando se reunirem para a Ceia do Senhor - o culto da
comunhão - esperem uns pelos outros;
34 - se alguém estiver mesmo com fome, que primeiro coma em casa, para não atrair castigo
sobre si próprio quando vocês todos se reunirem. Falarei com vocês a respeito dos outros
assuntos depois que chegar ai.

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