Pesquisar este blog

sábado

CAPÍTULO 24

1 - CINCO DIAS depois o supremo sacerdote Ananias chegou com alguns dos líderes judaicos e
o advogado Tértulo, para apresentarem as acusações deles contra Paulo.
2 - Quando Tértulo foi chamado à frente, fez as acusações contra Paulo no seguinte discurso
ao governador: "Vossa Excelência nos tem dado a nós, os judeus, tranquilidade e paz, e tem
reduzido bastante o tratamento injusto contra nós”.
3 – “Por isso nós somos muitíssimos agradecidos ao senhor”.
4 – “Mas para não cansar V. Exa., peço sua atenção só por um momento, enquanto eu conto
resumidamente a nossa questão contra este homem”.
5 – “É que nós descobrimos que ele é um perturbador, um homem que está sempre levando os
judeus, pelo mundo todo, a se revoltarem contra o governo romano. Ele é um dos chefes da
seita conhecida como dos nazarenos”.
6 - “Além disso, ele estava tentando profanar o templo quando foi preso. Nós lhe teríamos
dado o que ele muito justamente merece”.
7 – “Mas veio Lísias, comandante da guarnição, e arrancou o acusado violentamente das
nossas mãos”,
8 – “exigindo que ele seja julgado pela lei romana. V. Exa. poderá descobrir a verdade das
nossas acusações, examinando Paulo pessoalmente”.
9 - Então todos os outros judeus concordaram com ele, afirmando que tudo quanto Tértulo
havia dito era verdade.
10 - Nisso chegou a vez de Paulo. O governador fez sinal que ele se levantasse e falasse. Paulo
começou assim: “Eu sei, Sr. governador, que o senhor tem sido por muitos anos juiz de
questões judaicas, e isto me dá confiança de apresentar a minha defesa”.
11 – “0 senhor pode facilmente descobrir que não fazia mais do que doze dias que eu tinha
chegado a Jerusalém para adorar no templo”,
12 – “e descobrirá que eu nunca provoquei nenhum motim em nenhuma sinagoga, nem nas
ruas da cidade”;
13 – “e estes homens evidentemente não podem provar as coisas que me acusam de fazer”.
14 – “Mas uma coisa, sim, eu confesso, que é crer no caminho da salvação, ao qual eles se
referem como a uma seita; eu sigo esse modo de servir ao Deus dos nossos antepassados;
creio firmemente na lei judaica e que o ensino cristão cumpre a tudo o que está escrito nos
livros da profecia”,
15 – “e creio, tal como creem estes homens, que haverá uma ressurreição, tanto dos justos
como dos ímpios”.
16 – “Por causa disto, procuro com toda a minha força manter sempre uma consciência limpa
diante de Deus e dos homens”.
17 – “Depois de estar ausente vários anos, voltei a Jerusalém com dinheiro para socorrer os
judeus, e para oferecer um sacrifício a Deus”.
18 – “Os meus acusadores me viram no templo quando eu estava apresentando a minha
oferta de gratidão. Eu tinha rapado a cabeça, como as leis deles exigem, e não havia multidão
nenhuma ao meu redor, e nenhuma confusão! Mas estavam lá alguns judeus da Turquia”,
19 – “(os quais deveriam estar aqui, se eles têm alguma coisa contra mim)” - 20 - “mas veja!
Pergunte a estes homens aqui mesmo que culpa o Conselho deles achou em mim, quando
estive lá”
21 – “a não ser que eu disse uma coisa que não devia, quando clamei: 'Eu estou aqui diante
do Conselho para me defender por causa da crença de que os mortos ressurgirão!'”
22 – Félix, que sabia que os cristãos não andam de um lado para o outro provocando
confusões, disse aos judeus que esperassem a chegada de Lísias, comandante da guarnição, e
então ele decidiria o caso.
23 - Mandou Paulo para o cárcere, mas instruiu aos guardas que ele fosse tratado com
delicadeza e não proibisse nenhum dos amigos dele de visitar ou trazer presentes, para tornar
mais confortável sua permanência ali.
24 - Poucos dias depois veio Félix com sua própria esposa Drusila, que era judia. Mandou
buscar Paulo, e os dois ouviram falar a respeito da fé em Cristo Jesus.
25 - E enquanto Paulo falava com eles a respeito da justiça divina, do domínio próprio, e do
juízo final, Félix ficou apavorado. "Por agora pode ir embora", respondeu ele, "e quando eu
tiver uma ocasião mais conveniente, chamarei você outra vez".
26 - Ele esperava também que Paulo desse dinheiro Para ficar livre, e por isso estava sempre
mandando buscá-lo para conversar com ele.
27 - Desta forma passaram-se dois anos; então Félix foi substituído por Pórcio Festo. E como
Félix queria ganhar a simpatia dos judeus, deixou Paulo na prisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário