Pesquisar este blog

domingo

CAPITULO 9

1 - UM DIA Jesus reuniu seus doze discípulos e deu-lhes autoridade para expulsar todos os
demônios e para curar todas as doenças.
2 – Depois Ele os enviou para falar a todo mundo a respeito da vinda do Reino de Deus e para
curar os enfermos.
3 - "Não levem com vocês nem um bordão", recomendou-lhes, "nem sacola, nem comida, nem
dinheiro. Nem mesmo um casaco de sobra.
4 – Hospedem-se em apenas uma casa em cada aldeia.
5 - Se o povo de uma cidade não quiser ouvir vocês quando entrarem, façam meia-volta e vão
embora, demonstrando a ira de Deus contra a cidade, sacudindo a poeira dos pés, quando
saírem de lá.
6 - Então eles começaram a percorrer as aldeias, pregando a Boa Nova e curando os doentes.
7 - Quando as informações dos milagres de Jesus chegaram ao governador Herodes, ele ficou
perturbado e confuso, pois alguns estavam dizendo: "Este é João Batista, que voltou a viver
novamente";
8 - E outros: "É Elias ou algum outro profeta antigo que se levantou de entre os mortos". Estes
boatos estavam circulando por toda a região.
9 - "Eu cortei a cabeça de João", dizia Herodes," portanto quem é esse homem, de quem eu
ouço histórias tão estranhas?" E ele procurava ver Jesus.
10 - Depois que os discípulos voltaram a Jesus e contaram o que haviam feito, Ele saiu às
escondidas com eles para a cidade de Betsaida.
11 - Mas o povo descobriu para onde Ele estava indo, e foi atrás. Ele os recebeu bem,
ensinando-lhes mais uma vez sobre o Reino de Deus e curando os que estavam doentes.
12 - No fim da tarde os doze discípulos vieram e Lhe sugeriram que mandasse o povo embora
para as aldeias e propriedades dos arredores, a fim de arranjarem comida e abrigo para a
noite: "Pois não há nada para comer aqui neste lugar deserto" , disseram eles.
13 - Mas Jesus respondeu: "Deem vocês comida a eles!" "Como, se temos apenas cinco pães e
dois peixes entre todos nós?" protestaram eles. "Nem poderíamos comprar o bastante para
toda esta multidão."
14 - É que havia ali uns 5 .000 homens! "Digam-lhes apenas que se sentem no chão em
grupos de uns cinquenta cada um", respondeu Jesus.
15 - E assim fizeram eles.
16 - Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, levantou o olhar para o céu e deu graças;
depois partiu em pedaços para os discípulos darem à multidão.
17 - Todos comeram à vontade; e ainda, foram recolhidos doze cestos cheios de sobras!
18 - Um dia, quando estava sozinho, orando, com os seus discípulos por perto, Jesus
aproximou-se e perguntou-lhes: "Quem é que o povo está dizendo que Eu sou?"
19 - "João Batista", disseram-Lhe eles, "talvez Elias, ou um dos outros profetas antigos que se
levantou dentre os mortos".
20 - Então Ele perguntou-lhes: "Quem vocês pensam que Eu sou?" Pedro respondeu: "O
Messias – o Cristo de Deus!"
21 - Ele deu-lhes ordens rigorosas para não falarem disto a ninguém.
22 - "Porque Eu devo sofrer muito", disse Ele, "ser rejeitado pelos líderes judaicos - os anciãos,
os sacerdotes principais, e os mestres da Lei - e ser morto; mas três dias depois Eu voltarei a
viver novamente!"
23 - Então Ele disse a todos: Aquele que quiser Me seguir, deve pôr de lado seus próprios
desejos e carregar sua cruz cada dia, para conservar-se junto de Mim!
24 - Quem perder sua vida por minha causa, a salvará; mas quem insistir em conservar a sua
vida, a perderá;
25 - E que vantagem há em ganhar o mundo inteiro quando isto importa em perder-se a si
mesmo?
26 - Quando Eu, o Messias, vier na minha glória e na glória do Pai e dos anjos, Eu Me
envergonharei de todos aqueles que agora se envergonham de Mim e das minhas palavras.
27 – Porém esta é a pura verdade – alguns de vocês que se acham aqui agora mesmo não
morrerão antes de verem o Reino de Deus!
28 - Oito dias depois Ele levou consigo Pedro, Tiago e João a uma montanha, para orar.
29 - E quando Ele estava orando, seu rosto começou a brilhar, e suas roupas ficaram brilhantes
de brancura e de luz.
30 - Então apareceram dois homens e começaram a falar com Ele - Moisés e Elias!
31 - Eram de uma aparência linda, gloriosa à vista; estavam falando da morte dEle em
Jerusalém, que iria acontecer de acordo com os planos de Deus.
32 - Pedro e os outros estavam muito sonolentos e adormeceram. Mas acordaram e viram
Jesus cercado de brilho e glória, e dois homens com Ele.
33 - Quando Moisés e Elias iam embora, Pedro, todo confuso e não sabendo nem o que estava
dizendo, falou: "Mestre, isto é maravilhoso! Vamos armar três abrigos - um para o Senhor, um
para Moisés e outro para Elias!"
34 - Mas no mesmo instante em que ele estava dizendo isto, uma nuvem brilhante surgiu por
cima, e o medo tomou conta deles quando a nuvem os cobriu.
35 - E uma voz da nuvem disse: "Este é meu Filho, meu Escolhido, a quem vocês devem
ouvir".
36 - Então quando a voz parou de falar, Jesus estava sozinho com seus discípulos. Eles não
contaram a ninguém o que tinham visto até muito tempo depois.
37 - No outro dia, quando desceram do monte, uma enorme multidão veio ao encontro dEle,
38 - e um homem gritou: Mestre, este menino aqui é o meu único filho,
39 - e um demônio vive tomando conta dele, fazendo-o gritar. Ele tem convulsões, de modo
que espuma pela boca; o demônio está sempre dando pancadas nele e dificilmente o deixa em
paz.
40 - Eu pedi aos seus discípulos que expulsassem o demônio, porém eles não puderam"
41 - "Ó gente sem fé!" disse Jesus (aos seus discípulos). "Até quando Eu devo suportar vocês?
Tragam o menino aqui".
42 - Quando o menino ia chegando, foi jogado pelo demônio no chão, numa violenta
convulsão. Mas Jesus mandou-lhe que saísse, e curou o menino, entregando-o ao seu pai.
43 - O espanto apoderou-se do povo quando viu esta amostra do poder de Deus. Enquanto
isso, como estavam admirados de todas as coisas maravilhosas que Ele estava fazendo, Jesus
disse aos seus discípulos:
44 - Ouçam-Me e lembrem-se do que Eu vou dizer: Eu, o Messias, serei traído.
45 - Mas os discípulos não sabiam o que Ele queria dizer, porque suas mentes estavam
fechadas, e tinham medo de perguntar-Lhe.
46 - Ora, surgiu entre eles discussão sobre qual seria o maior (no Reino que haveria de vir.)
47 - Mas Jesus sabia os pensamentos deles, e por isso pôs uma criancinha ao seu lado, 48 -
dizendo-lhes: "Todo aquele que cuidar de uma criancinha como esta, está mostrando amizade
por Mim! E quem mostra amizade por Mim, está mostrando amizade por Deus, que Me enviou.
O seu cuidado pelos outros é a medida da grandeza de vocês".
49 - Seu discípulo João veio a Ele e disse: "Mestre, nós vimos alguém utilizando o seu nome
para expulsar demônios, e lhe proibimos de fazer isso. Afinal, ele não estão no nosso grupo".
50 - Mas Jesus disse: "Vocês não deviam ter agido assim! Porque todo aquele que não está
contra vocês, está por vocês" .
51 - Como se aproximava o tempo da sua volta para o céu, Jesus resolveu decididamente ir
para Jerusalém.
52 - Um dia Ele enviou mensageiros adiante a fim de reservarem hospedagem numa aldeia
samaritana,
53 - Porém foram mandados embora! O povo da aldeia não quis saber de nada com eles,
porque se dirigiam a Jerusalém.
54 - Quando veio a notícia do que tinha acontecido, Tiago e João disseram a Jesus: "Mestre,
podemos pedir que caia fogo do céu para queimar todos eles?"
55 - Mas Jesus voltou-Se e chamou a atenção deles.
56 - E disse: "Vocês não percebem com que se parece o coração de vocês. Porque o Filho do
Homem não veio para destruir a vida dos homens, mas para salvá-la". E eles foram adiante,
para uma outra aldeia.
57 - Quando iam passando, alguém disse a Jesus: "Eu O seguirei sempre, aonde quer que for".
58 - Mas Jesus respondeu: "Lembre-se: Eu não possuo nem um lugar para encostar a cabeça.
As raposas têm covas para morar, e os pássaros têm ninhos, porém Eu, o Filho do Homem,
não tenho lar nenhum aqui na terra".
59 - Outra vez, quando Ele convidou um homem para acompanhá-Lo e ser seu discípulo, o
homem concordou - porém queria esperar até à morte do pai.
60 - Jesus respondeu: "Deixe aqueles que não têm a vida eterna preocupar-se com coisas
assim. O seu dever é vir e pregar a vinda do Reino de Deus ao mundo todo".
61 - Ainda outro disse: "Sim, Senhor, eu irei, mas deixa-me primeiro pedir permissão aos da
minha casa”.
62 - Mas Jesus lhe disse: “Todo aquele que se deixa desviar do trabalho que eu planejo para
ele, não está apto para o Reino de Deus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário