Pesquisar este blog

domingo

CAPÍTULO 18

1 - Nessa ocasião os discípulos vieram a Jesus para perguntar qual deles seria o maior de
todos no Reino dos Céus!
2 - Jesus chamou para perto dEle uma criancinha, e a colocou no meio deles.
3 - Depois disse: "Se vocês não se voltarem dos seus pecados para Deus e não se tornarem
como criancinhas, nunca entrarão no Reino dos céus.
4 - Portanto, todo aquele que se humilha como esta criancinha, é o maior de todos nos Reino
dos Céus.
5 - E qualquer um de vocês que acolhe uma criancinha como esta, porque vocês são meus,
está Me recebendo a Mim e cuidando de Mim.
6 - Mas se qualquer um de vocês fizer um destes pequeninos que creem em Mim perder a sua
fé, seria melhor para vocês serem jogados no mar com uma pedra amarrada no pescoço.
7 - Ai do mundo por causa de todas as suas maldades. A tentação para fazer o mal é
inevitável, mas ai do homem que provoca a tentação.
8 - Portanto, se sua mão ou seu pé faz você pecar, corte-os e jogue fora. É melhor entrar no
céu aleijado do que estar no inferno com as duas mãos e os dois pés.
9 - E se seu olho faz você pecar, arranque-o e jogue fora. É melhor entrar no céu com um olho
só, do que estar no inferno com dois.
10 - Tomem cuidado para não desprezar nenhuma só destas criancinhas. Porque Eu lhes digo
que no céu os seus anjos sempre estão na presença de meu Pai.
11 - E Eu, o Messias, vim para salvar os perdidos.
12 - Se um homem tiver cem ovelhas, e uma se desviar e se perder, que fará ele? Não deixará
as outras noventa e nove, e sairá pelos montes em busca da perdida?
13 - E se encontrar, ele se alegra por causa dela mais do que pelas outras noventa e nove
guardadas em casa!
14 - Assim também, é a vontade do meu Pai que não se perca nenhum destes pequeninos.
15 - Se um irmão pecar contra você, vá a ela particularmente para que possa ficar frente a
frente com sua falta. Se ele lhe atender e confessar, você ganhou de volta esse irmão.
16 - Mas se não conseguir, leve então um ou dois outros com você e vá a ele novamente,
provando tudo quanto você diz por meio dessas testemunhas.
17 - Se ainda assim ele se recusar a atender, então leve o seu caso à igreja, e se a decisão da
igreja for favorável a você, mas ele não aceitá-la, então a igreja deve excomungá-lo.
18 - E Eu lhes digo isto - tudo o que vocês proibirem na terra está proibido no céu, e tudo o
que vocês permitirem na terra, será permitido no céu.
19 - Eu lhes digo isto também - se dois de vocês concordarem aqui embaixo na terra a
respeito de qualquer coisa que vão pedir, meu Pai do céu o fará por vocês.
20 - Pois onde dois ou três se reunirem porque são meus, Eu estarei ali mesmo entre eles.
21 - Então Pedro veio a Ele e perguntou-lhe: "Senhor, quantas vezes eu devo perdoar um
irmão que pecar contra mim? Sete vezes?"
22 - "Não!" respondeu Jesus, "Setenta vezes sete!
23 - O Reino dos Céus pode ser comparado a um rei que decidiu pôr em ordem suas contas
com os criados.
24 - E quando estava fazendo isso, foi-lhe trazido um dos seus devedores que lhe devia 10.000
talentos!
25 - Ele não podia pagar; então, o rei ordenou que fosse vendido para pagar a dívida, bem
como sua esposa e seus filhos, e tudo que ele tinha.
26 - Mas o homem prostrou-se diante do rei, com o rosto em terra, disse: "Oh, senhor, tenha
paciência comigo, e eu pagarei tudo".
27 - Então o rei ficou cheio de pena dele, o soltou, e perdoou sua dívida.
28 - Mas quando o homem saiu da presença do rei, foi a um homem que lhe devia 100
denários, o agarrou pela garganta, e exigia que lhes pagasse na hora.
29 - O homem prostrou-se diante dele, suplicava que ele lhe desse um pouquinho mais de
tempo. 'Tenha paciência, que eu pagarei', implorava ele.
30 - Mas o seu credor não queria esperar. Mandou prender e encarcerar o homem, até que a
dívida estivesse totalmente paga.
31 - Então os amigos do homem foram ao rei e contaram o que tinha acontecido.
32 - O rei chamou à sua presença o homem que ele havia perdoado, e disse: 'Seu malvado
miserável! Eu lhe perdoei aquela dívida enorme, só porque você me pediu -
33 - Você não devia ter pena dos outros, do mesmo modo como eu tive de você?'
34 - Então o rei, irado, mandou o homem ser duramente castigado, até pagar o último centavo
que devia.
35 - Assim meu pai celeste fará, se vocês se recusarem a perdoar verdadeiramente os seus
irmãos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário