Pesquisar este blog

domingo

CAPÍTULO 8

1. Grandes multidões seguiram a Jesus quando Ele desceu a encosta do monte.
2. Vejam! Um leproso vem se aproximando. Ajoelha-se diante dEle para adorar. "Senhor",
suplica o leproso, "se o Senhor quiser, pode curar-me".
3. Jesus toca no homem. "Eu quero", diz Ele, "fique curado". E na mesma hora a lepra
desaparece.
4. Então Jesus lhe diz: "Não conte a ninguém; vá diretamente ao sacerdote para ser
examinado, e leve com você o oferta exigida pela lei de Moisés aos leprosos que são curados -
um testemunho público na sua cura".
5 e 6. Quando Jesus chegou a Cafarnaum, um capitão do exército romano veio e suplicou-lhe
que viesse à sua casa e curasse seu criado, que estava de cama, paralítico e sofrendo muitas
dores.
7. "Sim", disse Jesus, "Eu vou curá-lo".
8 e 9. Então o oficial disse: "Eu não sou digno de que o Senhor entre em minha casa; (e não é
necessário que venha). Se apenas ficar aqui e disser: 'Seja curado', meu criado ficará bem! Eu
sei disso, porque também obedeço às ordens dos meus superiores, e de minha parte, tenho
autoridade sobre os meus soldados; quando digo a um dele: 'Vá', ele vai; e a outro 'Venha',
ele vem; e ao meu escravo: 'Faça isto ou aquilo', ele faz. Por isso sei que o Senhor tem
autoridade para dizer à doença dele que saia e ela sairá!"
10. Jesus ficou maravilhado! Voltando-se para a multidão, disse: “Eu ainda não vi uma fé
assim em toda a terra de Israel!”
11. “E Eu digo isto a vocês: ‘Muitos que não são judeus, (como este oficial romano), virão de
toda parte do mundo e se sentarão no Reino dos Céus com Abraão, Isaque e Jacó’”.
12. “E muitos israelitas - aqueles para quem o Reino foi preparado - serão lançados na
escuridão do lado de fora, no lugar de choro e tormento".
13. Então Jesus disse ao oficial romano: "Vá para casa. Aquilo em que você tinha fé, já
aconteceu!" E o rapaz foi curado naquela mesma hora!
14. Quando Jesus chegou à casa de Pedro, a sogra de Pedro estava de cama com febre alta.
15. Mas quando Jesus pegou na mão dela, a febre passou, ela se levantou e preparou comida
para eles!
16. Naquela tarde foram trazidas a Jesus diversas pessoas possessas de demônios; e quando
Ele falava apenas uma palavra, todos os demônios fugiam: e todos os doentes eram curados.
17. Isto cumpriu a profecia de Isaías: "Ele levou as nossas enfermidades e carregou as nossas
doenças".
18. Quando Jesus notou que a multidão estava ficando grande demais, deu ordens a seus
discípulos para que estivessem prontos para atravessar o lago.
19. Nesse exato momento um dos mestres religiosos dos judeus disse a Ele: "Mestre, eu
seguirei o Senhor aonde quer que for!"
20. Mas Jesus respondeu: "As raposas têm tocas e os passarinhos têm ninhos, porém Eu, o
Filho do Homem, não tenho meu próprio lar - nem um lugar para pousar a minha cabeça".
21. Um outro dos seus discípulos disse: "Senhor, deixe-me primeiro ir enterrar meu pai".
22. Mas Jesus lhe disse: "Siga-me agora! Deixe aqueles que estão espiritualmente mortos
cuidar dos seus próprios mortos".
23. Então Ele entrou num barco e começou a atravessar o lago com seus discípulos.
24. De repente levantou-se uma terrível tempestade, com ondas mais altas do que o barco.
Mas Jesus estava dormindo.
25. Os discípulos foram acordar Jesus, gritando: "Senhor, salve-nos! Estamos afundando!"
26. Mas Jesus respondeu: "Ó homens de tão pouco fé! Por que vocês estão com tanto medo?"
Então Ele se levantou, repreendeu o vento e as ondas, a tempestade passou e tudo ficou
calmo!
27. Os discípulos ficaram admirados! "Quem é este", perguntavam uns aos outros, "que até
mesmo os ventos e o mar Lhe obedecem?"
28. Quando eles chegaram ao outro lado do lago, no país dos gadarenos, dois homens que
tinham demônios foram ao encontro dEle. Viviam num cemitério, e eram tão perigosos que
ninguém podia passar por aquela região.
29. Eles começaram a gritar para Ele: "Que quer conosco, ó Filho de Deus? O Senhor não tem
direito nenhum de nos atormentar ainda".
30. Uma manada de porcos estava passando a distância;
31. Então os demônios suplicaram: "Se nos expulsar mande-nos para aquela manada de
porcos".
32. "Está bem", disse-lhes Jesus. "Vão". Eles saíram dos homens e entraram nos porcos, e a
manada inteira jogou-se no precipício e afogou-se na água lá embaixo.
33. Os donos da manada fugiam para a cidade mais próxima, contando a história do que tinha
acontecido.
34. E a população toda veio correndo para ver Jesus, e suplicar-Lhe que fosse embora e
deixasse todos em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário