Pesquisar este blog

domingo

CAPÍTULO 12

1 - DEPOIS JESUS contou ao povo estas historias: "Um homem plantou uma vinha, fez uma
cerca ao redor dela, construiu um tanque para espremer o suco da uva e uma torre para o
vigia. Depois arrendou a propriedade a uns lavradores e saiu do seu país.
2 - No tempo da colheita de uva ele mandou um dos seus homens para receber a sua parte.
3 - Mas os lavradores espancaram o homem e o mandaram de volta com as mãos vazias.
4 - Então o dono enviou outro dos seus homens, o qual foi espancado na cabeça e também
insultado.
5 - O próximo homem que ele mandou foi morto; depois, outros foram espancados ou mortos,
até que
6 - ficou só o único filho do dono. Finalmente ele o mandou, pensando que com certeza o
respeitariam.
7 - Mas quando os lavradores o viram, disseram entre si: "Ele vai ser o dono da propriedade
quando o pai morrer. Vamos matá-lo, e então a propriedade será nossa!"
8 - Assim foi que eles o agarraram, mataram e jogaram o corpo fora da vinha.
9 - Que acham vocês que o dono fará quando souber o que aconteceu? Virá, matará todos
eles, e dará a vinha a outros.
10 - Vocês já leram nas Escrituras que a pedra rejeitada pelos construtores passou a ser a
mais importante do edifício?
11 - Isto é obra do Senhor e é uma coisa admirável de se ver.
12 - Os líderes judaicos queriam prender Jesus naquele mesmo momento, por Ele usar esta
ilustração, pois sabiam que os lavradores maus da sua história eram eles. Porém tinham medo
do povo; então desistiram da ideia e foram embora.
13 - Depois mandaram outros líderes religiosos e políticos falar com Ele para tentar apanhá-lo
com alguma coisa que dissesse.
14 - Eles falaram: "Mestre, nós sabemos que o Senhor diz a verdade sem Se importar com
mais nada! O Senhor não Se deixa influenciar pelas opiniões dos homens, mas ensina
verdadeiramente os caminhos de Deus. Agora, diga-nos: está certo pagar impostos a Roma ou
não?"
15 - Jesus percebeu a maldade deles e disse: "Mostrem-me uma moeda e Eu lhes direi" .
16 - Quando eles Lhe puseram a moeda na mão, Ele perguntou: "De quem é esta figura e este
titulo na moeda?" Eles responderam: "Do imperador".
17 - Disse-lhes então Jesus: "Deem ao imperador o que é dele; e a Deus o que é de Deus".
Muitos se admiravam com sua resposta.
18 - Depois se aproximaram os saduceus, homens que diziam não haver ressurreição. Esta foi
à pergunta deles:
19 - "Mestre, Moisés nos deu uma lei dizendo que quando um homem morre sem deixar filhos,
o irmão dele deve casar-se com a viúva e ter filhos em nome do irmão".
20, 21, 22 - Ora, havia sete irmãos e o mais velho casou-se e morreu, não deixando filhos.
Assim o segundo irmão casou-se com a viúva, mas morreu logo também, e não deixou filhos.
Então o irmão seguinte casou-se com ela, morrendo sem deixar filhos, e assim por diante até
que todos morreram, sem deixar filhos; no fim de tudo, a mulher morreu também.
23 - O que nós queremos saber é isto: Na ressurreição ela será esposa de quem, visto que foi
esposa de todos eles?"
24 - Jesus respondeu a eles: "A sua dificuldade é que vocês não conhecem as Escrituras, nem
o poder de Deus".
25 - Porque quando esses sete irmãos e a mulher se levantarem dos mortos, não estarão
casados - serão como os anjos.
26 - Mas agora, se haverá ressurreição ou não - vocês nunca leram no livro do Êxodo a
respeito de Moisés e da sarça que queimava? Deus disse a Moisés: 'Eu sou o Deus de Abraão,
e Eu sou o Deus de Isaque, e Eu sou o Deus de Jacó'.
27 - Deus estava dizendo a Moisés que estes homens, embora mortos há centenas de anos,
estavam bem vivos ainda, porque Ele não teria dito: 'Eu sou o Deus' daqueles que não existem
mais! "Vocês estão cometendo um erro grave."
28 - Um dos mestres de religião que estavam ali ouvindo a discussão percebeu que Jesus tinha
respondido bem. Então perguntou: "De todos os mandamentos, qual é o mais importante?"
29 - Jesus respondeu: "Aquele que diz: Ouça, Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor.
30 - Vocês devem amar a Deus com toda a sua alma, com todo o seu coração, com toda sua
mente, e com todas as suas forças."
31 - O segundo é: Amem aos outros tanto como a si mesmos. Não há outro mandamento
maior do que estes".
32 - O mestre de religião respondeu: "O Senhor falou uma palavra verdadeira ao dizer que só
há um único Deus.
33 - Eu sei que amar a Deus de todo o meu coração, entendimento, força, e amar aos outros
como a mim mesmo, é muito mais importante do que oferecer toda espécie de sacrifícios no
altar do templo" .
34 - Percebendo a compreensão deste homem, Jesus lhe disse: "Você não está longe do Reino
de Deus". Depois disto, nenhum outro teve coragem de fazer-Lhe mais pergunta alguma.
35 - Mais tarde, quando Jesus estava ensinando ao povo no templo, fez-lhes esta pergunta:
"Por que os mestres de religião de vocês afirmam que o Messias deve ser da família do rei
Davi?
36 - Pois o próprio Davi falou, por intermédio do Espírito Santo: 'Deus disse ao meu Senhor:
sente-Se à minha direita até que Eu faça dos seus inimigos o estrado dos seus pés.'
37 - Visto que Davi O chamou de seu Senhor, como é que Ele pode ser filho de Davi?" (Esta
espécie de raciocínio agradou a multidão, e eles O ouviam com grande interesse.)
38 - Estas são algumas das outras coisas que Ele lhes ensinou nessa ocasião: "Cuidado com os
mestres de religião! Porque eles gostam de usar as vestes dos ricos e dos sábios, e ver todo o
mundo curvar-se diante deles quando andam pelas praças.
39 - Eles gostam de ocupar os melhores lugares nas sinagogas e nos banquetes.
40 - E entretanto, sem nenhuma vergonha, enganam as viúvas e lhes tomam suas casas, e,
para ocultar a espécie de homens que realmente são, fingem-se de piedosos, fazendo longas
orações em público. Por causa disto, o castigo deles será ainda maior".
41 - Então Ele passou para onde estavam os cofres de ofertas do templo. Sentou-Se e ficou
observando o povo colocar seu dinheiro. Alguns que eram ricos punham grandes quantias.
42 - Nisso veio uma viúva pobre e colocou duas moedinhas.
43 e 44 - Ele chamou seus discípulos e disse: "Aquela viúva pobre deu mais do que todos
aqueles ricos juntos! Porque eles deram um pouco das sobras da sua riqueza, enquanto ela
deu o seu último centavo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário