Pesquisar este blog

domingo

CAPITULO 16

1 - DEPOIS JESUS contou esta história aos seus discípulos: "Um homem rico contratou um
contador para administrar seus negócios, mas logo correram boatos de que o contador era
completamente desonesto.
2 - Portanto, o patrão o chamou e disse: 'Que história é esta que eu estou ouvindo, que você
está me roubando? Ponha suas contas em ordem, porque você vai ser despedido'.
3 - O contador pensou consigo mesmo: 'E agora? Estou liquidado aqui; não tenho força para a
lavoura, e sou orgulhoso demais para pedir esmolas.
4 - Já sei o que vou fazer! Desta forma eu terei uma porção de amigos para cuidarem de mim
quando eu for embora!'
5 e 6 - Então ele convidou todos que deviam dinheiro ao patrão dele para virem discutir a
situação. Perguntou ao primeiro deles: 'Quanto você deve ao patrão?' 'Minha dívida é de 3.400
litros de azeite', respondeu o homem. 'Bem, aqui está o contrato que você assinou', disse-lhe o
contador. 'Rasgue-o e escreva outro com a metade disso!'
7 - 'E você, quanto deve a ele?' perguntou ao seguinte. 'Mil sacos de trigo', foi a resposta.
'Aqui', disse o contador, 'tome a sua nota e troque-a por uma de apenas 800 sacos!'
8 - O homem rico teve de admirar o desonesto por ser tão esperto. É verdade que as pessoas
deste mundo são mais espertas (nos seus negócios desonestos) do que aqueles que amam a
Deus.
9 - Eu, porém, vou dizer a vocês para agirem assim, buscando fazer amigos por meio de
trapaça? Isso vai garantir a entrada de vocês no lar eterno, no céu?
10 - Não! Porque se vocês não forem honestos nas coisas pequenas, não serão nas grandes.
Se vocês enganam um pouquinho só, não serão honestos nas responsabilidades maiores.
11 - E se vocês não são dignos de confiança nas riquezas deste mundo, quem confiará os
verdadeiros tesouros do céu a vocês?
12 - E se vocês não são honestos com o dinheiro dos outros, como poderão assumir a
responsabilidade pelo seu próprio dinheiro?
13 - Ninguém pode servir a dois patrões. Vocês odiarão a um e mostrarão lealdade ao outro,
ou vice-versa - gostarão de um e desprezarão o outro. Não se pode servir a Deus e ao
dinheiro".
14 - Os fariseus que amavam profundamente o seu dinheiro, naturalmente zombavam de tudo
isso.
15 - Então Jesus disse: "Vocês fazem pose de dignidade e bondade em público, mas Deus
conhece os seus maus corações. O fingimento faz vocês receberem o respeito do povo, porém
é um pecado muito grande aos olhos de Deus.
16 - Até quando João Batista começou a pregar, as leis de Moisés e as mensagens dos profetas
eram a orientação que vocês tinham. Mas João trouxe a Boa Nova de que o Reino de Deus
chegaria logo. E agora multidões ansiosas estão forçando a entrada.
17 - Porém isto não quer dizer que a Lei perdeu sua força nem mesmo no menor ponto. Ela é
tão forte e firme como o céu e a terra.
18 - Portanto, quem se divorciar de sua esposa e se casar com outra, pratica adultério; e
quem se casar com a mulher divorciada, também pratica adultério".
19 - "Era uma vez um homem rico", disse Jesus, "que se vestia muito bem e vivia todos os
dias em prazer e luxo.
20 - Um dia Lázaro, um mendigo doente, caiu na porta dele.
21 - Enquanto esta ali, querendo os restos da mesa do homem rico, os cachorros vinham
lamber as suas feridas abertas.
22 - Finalmente o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para a presença de Abraão no
lugar dos justos que morreram. O rico também morreu e foi sepultado,
23 - e sua alma foi para o inferno. Ali, sofrendo, ele podia ver Lázaro lá longe com Abraão.
24 - 'Pai Abraão', gritou ele, 'tenha um pouco de compaixão! Mande Lázaro até aqui, ao menos
para pôr na água a ponta do dedo e refrescar a minha língua, pois eu estou sofrendo nestas
chamas'.
25 - Mas Abraão lhe disse: 'Filho, lembre-se de que durante a sua vida você teve tudo quanto
queria, e Lázaro não teve nada. Portanto, agora ele está aqui sendo consolado, e você
sofrendo tormentos.
26 - Além disso, há um grande abismo separando-nos, e quem quiser ir daqui para lá, é
impedido, e ninguém pode chegar até nós'.
27 - Então o rico disse: 'ó Pai Abraão, então por favor mande Lazaro à casa do meu pai - 28 -
pois eu tenho cinco irmãos para avisar todos a respeito deste lugar de sofrimento, a fim de que
eles não venham para aqui quando morrerem'.
29 - Mas Abraão disse: 'As Escrituras já os avisaram muitas vezes. Os seus irmãos podem ver
isso a qualquer hora que quiserem'.
30 - O rico respondeu: 'Não, Pai Abraão, eles não se darão ao trabalho de ler. Mas se alguém
for mandado dos mortos a eles, então abandonarão os seus pecados'.
31 - Porém Abraão disse: 'Se eles não prestam atenção a Moisés e aos profetas, não ouvirão
mesmo que alguém volte do meio dos mortos'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário