Pesquisar este blog

domingo

CAPÍTULO 24

1 - Quando Jesus estava deixando a área do templo, seus discípulos vieram e queriam leva-Lo
para dar uma volta pelas construções do próprio templo.
2 - Porém Ele lhes disse: "Todos estes edifícios serão derrubados, e não será deixada nenhuma
pedra em cima da outra!"
3 - "Quando é que vai acontecer isso?" perguntaram-lhe os discípulos mais tarde, quando Ele
se sentou nas encostas do Monte das Oliveiras. "Que acontecimentos marcarão a sua volta, e o
fim do mundo?"
4 - Jesus disse-lhes: "Não deixem que ninguém engane vocês.
5 - Porque muitos virão dizendo que são o Messias, porque querem desviar a muitas pessoas.
6 - Quando vocês ouvirem de guerras que começam, isto não é sinal da minha volta; elas
devem vir, mas ainda não é o fim.
7 - As nações e os reinos da terra se levantarão uns contra os outros; haverá fome e
terremotos em muitos lugares.
8 - Mas tudo isso será apenas o princípio dos horrores futuros.
9 - Então vocês serão torturados e mortos, e odiados no mundo todo porque são meus.
10 - E muitos de vocês cairão novamente no pecado, e trairão e odiarão uns aos outros.
11 - E aparecerão falsos profetas, que desviarão a muitos.
12 - O pecado andará solto por toda parte e esfriará o amor de muitos.
13 - Mas aqueles que ficarem firmes até o fim serão salvos.
14 - E a Boa Nova do Reino será pregada pelo mundo inteiro, para que todas as nações a
ouçam, e depois virá o fim.
15 - Portanto, quando vocês virem a coisa horrível (a respeito da qual falou o profeta Daniel)
colocada num lugar santo, (que o leitor tome nota!),
16 - Então aqueles que estiverem na Judéia devem fugir para as montanhas da Judéia.
17 - Aqueles que estiverem no terraço superior não devem nem mesmo entrar em casa para
arrumar bagagem antes de fugir.
18 - Aqueles que estiverem no campo, não devem voltar em casa para apanhar roupa.
19 - Ai das mulheres grávidas e daqueles que tiverem filhos pequenos naqueles dias.
20 - Orem para que a fuga de vocês não seja no inverno, nem no sábado.
21 - Porque haverá perseguição tal como o mundo nunca viu em toda a sua história, e nunca
mais verá outra vez.
22 - De fato, se aqueles dias não forem encurtados, a humanidade inteira se perderá. Porém
eles serão encurtados por causa do povo escolhido de Deus.
23 - Então se alguém lhes disser: 'O Messias chegou em tal e tal lugar, apareceu aqui, ali, ou
naquela vila mais adiante, não acreditem nisso.
24 - Porque se levantarão falsos Cristos, e falsos profetas que farão milagres maravilhosos, de
tal maneira que, se possível, até os escolhidos de Deus seriam enganados.
25 - Vejam que eu lhes avisei.
26 - Portanto, se alguém lhes disser que o Messias voltou e está lá no deserto, não se deem ao
trabalho de ir ver. Ou que Ele está escondido em certo lugar, não creiam nisso!
27 - Porque assim como o relâmpago brilha pelo céu de leste a oeste, assim será minha vinda
quando Eu, o Messias, voltar.
28 - E onde o cadáver estiver, ali os urubus se ajuntarão.
29 - Imediatamente depois da perseguição daqueles dias, o sol se escurecerá, a lua ficará
negra, as estrelas parecerão cair do céu, e as forças que sustentam a terra serão abaladas.
30 - Depois, finalmente, aparecerá no céu um sinal da minha vinda, e haverá profunda
lamentação ao redor de toda terra. As nações do mundo Me verão chegar nas nuvens do céu,
com poder e grande glória.
31 - Enviarei meus anjos com o som de um poderoso toque de trombeta, e eles reunirão meus
escolhidos dos pontos mais distantes da terra e do céu.
32 - Agora aprendam uma lição da figueira. Quando o ramo dela está novo e as folhas
começam a brotar, vocês sabem que o verão está chegando.
33 - Da mesma forma, quando vocês puderem ver todas estas coisas começando a acontecer,
podem saber que a minha volta está bem próxima.
34 - Então, finalmente esta era terminará.
35 - O céu e a terra desaparecerão, porém as minhas palavras ficarão para sempre.
36 - Mas ninguém a data e a hora em que o fim virá - nem mesmo os anjos. Não, nem ainda o
Filho de Deus. Só o Pai Sabe.
37, 38 - O mundo estará distraído em banquetes, festas e casamentos - tal como foi no tempo
de Noé, antes da vida repentina do dilúvio;
39 - O povo não queria acreditar no que estava para acontecer, até que o dilúvio realmente
veio e os levou a todos. Assim será na minha vinda.
40 - Dois homens estarão trabalhando juntos no campo; um será levado, e o outro será
deixado.
41 - Duas mulheres estavam cuidando dos seus trabalhos caseiros; uma será levada, e a outra
será deixada.
42 - Portanto, estejam preparados, porque vocês não sabem em que dia o seu Senhor vem.
43 - Tal como um homem pode evitar problemas com os ladrões mantendo vigilância contra
eles,
44 - assim também vocês podem evitar dificuldades, estando sempre prontos para a minha
volta inesperada.
45 - Você é um servo do Senhor sábio e fiel? Então Eu lhe entregarei a tarefa de cuidar da
minha casa, e dar de comer aos meus filhos dia a dia!
46 - Feliz de você, se quando Eu voltar, encontrá-lo fazendo fielmente o seu trabalho.
47 - Eu vou pôr servos fiéis assim para cuidar de tudo o que possuo!
48 - Mas se você for mau e disser consigo mesmo: 'Meu Senhor não voltará tão cedo',
49 - e começar a maltratar os outros servos seus companheiros, metendo-se em festas e
ficando embriagado.
50 - O seu Senhor chegará sem avisar e sem ser esperado,
51 - e vai castigar duramente você, e o mandará para a condenação dos fingidos; ali haverá
choro e ranger de dentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário