Pesquisar este blog

domingo

CAPÍTULO 19

1 - Depois que Jesus terminou este discurso, deixou a Galiléia e rodeou pelo outro lado do rio
Jordão de volta para a Judéia.
2 - Grandes multidões O seguiam, e Ele curou todos os seus doentes.
3 - Alguns fariseus vieram interrogar Jesus, procurando fazê-lo cair numa armadilha e dizer
alguma coisa que o prejudicasse. "O Senhor autoriza o divórcio?" perguntaram eles.
4 - "Vocês não leem as Escrituras?" respondeu Ele. "Nelas está escrito que no começo Deus
criou o homem e a mulher,
5, 6 - e que um homem deve deixar seu pai, sua mãe, e unir-se para sempre à sua esposa. Os
dois se tornarão um - não mais serão dois, mas um! E nenhum homem pode separar o que
Deus ajuntou".
7 - "Então", perguntaram eles, "por que Moisés disse que um homem pode divorciar-se de sua
esposa apenas mandando-a embora e entregando-lhe um documento escrito?"
8 - Jesus respondeu: "Moisés fez isto em consideração aos corações duros e maus de vocês,
mas isso não foi o que Deus pretendia no começo.
9 - E Eu lhes digo isto: Todo aquele que se divorciar de sua esposa, a não ser por causa de
infidelidade, e casar-se com outra, comete adultério".
10 - Então os discípulos de Jesus disseram-lhes: "Se isso é assim, é melhor não casar!"
11 - "Nem todos podem aceitar esta declaração", disse Jesus. "Só aqueles a quem Deus
ajuda".
12 - Alguns nascem sem a capacidade de casar-se; alguns são incapacitados pelos homens, e
outros recusam-se casar por causa do Reino dos Céus. Todo aquele que puder, aceite o que Eu
digo".
13 - Traziam criancinhas a Jesus, para que Ele pusesse suas mãos sobre elas e orasse. Mas os
discípulos repreendiam aqueles que as traziam. "Não O incomodem", diziam eles.
14 - Então Jesus disse: "Não proíbam que as criancinhas venham a Mim, porque delas é o
Reino dos Céus".
15 - E Ele pôs suas mãos sobre as cabeças delas e as abençoou antes de ir embora.
16 - Alguém veio a Jesus com esta pergunta: "Bom Senhor, que ato eu devo praticar para
conseguir a vida eterna?"
17 - "Bom?" perguntou Ele. "Só há um que é realmente bom, - e esse é Deus. Mas
respondendo à sua pergunta, você pode chegar ao céu se guardar os mandamentos".
18 - "Quais?" perguntou o homem. E Jesus respondeu: "Não mate, não cometa adultério, não
roube, não minta,
19 - Honre o seu pai e a sua mãe, e ame ao seu próximo como a você mesmo!"
20 - "Eu tenho sempre obedecido a cada um deles", respondeu o jovem. "Que mais preciso
fazer?"
21 - Jesus lhe disse: "Se quer ser perfeito, vá e venda tudo o que tem, dê o dinheiro aos
pobres, e você terá um tesouro no céu, depois venha e siga-Me".
22 - Mas quando o jovem ouviu isto, foi embora triste, porque era muito rico.
23 - Então Jesus disse ais seus discípulos: "É quase impossível um rico entrar no Reino dos
Céus.
24 - Eu digo isso outra vez - é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha, do que
um rico entrar no Reino de Deus!"
25 - Esta observação confundiu os discípulos. "Então, quem neste mundo pode salvar-se?"
perguntaram.
26 - Jesus olhou atentamente para eles e disse: "Humanamente falando, ninguém. Mas para
Deus, tudo é possível".
27 - Então Pedro lhe disse: "Nós deixamos tudo para seguir o Senhor. Que vantagem vamos
tirar disso?"
28 - E Jesus respondeu: "Quando Eu, o Messias, sentar-Me no meu glorioso trono no Reino,
vocês, os meus discípulos, se sentarão em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel.
29 - E todo aquele que deixar o lar, irmãos, as irmãs, o pai, a mãe, a esposa, os filhos, ou
propriedades, para Me seguir, receberá cem vezes mais, e terá a vida a eterna.
30 - Mas muitos que agora são os primeiros, então serão os últimos; e alguns que são os
últimos agora, depois serão os primeiros".

Nenhum comentário:

Postar um comentário