Pesquisar este blog

domingo

CAPÍTULO 25

1 - O Reino dos Céus pode ser ilustrado pela história de dez damas de honra que tomaram sua
lâmpadas e foram ao encontro do noivo.
2, 3, 4 - Apenas cinco entre elas foram bastantes espertas para encher suas lâmpadas de
azeite, enquanto que as outras cinco eram irresponsáveis e esqueceram.
5, 6 - E, como o noivo estava demorando, elas se deitaram para descansar, até à meia-noite,
quando foram acordadas pelo grito: 'O noivo esta chegando! Saiam para recebê-lo!'.
7, 8 - Todas as moças pularam e prepararam as suas lâmpadas. Então as cinco que não tinham
azeite nenhum pediram às outras que dividissem com elas, porque as suas lâmpadas estavam
se apagando.
9 - Mas as outras responderam: 'Nós não temos bastante. Em vez disso, vão às vendas e
comprem para vocês'.
10 - Mas enquanto elas foram, o noivo chegou, e aquelas que estavam prontas, entraram com
Ele para a festa de casamento , e a porta foi trancada.
11 - Mais tarde, quando as outras cinco voltaram, ficaram lá fora, chamando: 'Senhor, abra a
porta para nós!'.
12 - Porém Ele respondeu: 'Vão embora! É tarde demais!'.
13 - Portanto, fiquem acordados e estejam preparados, porque vocês não sabem a data nem o
momento da minha volta.
14 - Ainda, o Reino dos Céus pode ser ilustrado pela história de um homem que ia para um
outro pais, e então reuniu os seus criados e emprestou-lhes dinheiro para ser empregado em
seu nome, enquanto estivesse ausente.
15 - Entregou 5.000 moedas a um, 2.000 a outro, e 1.000 ao último - dividindo em proporção
à competência deles - e então partiu para a sua viagem.
16 - O homem que recebeu 5.000 moedas começou imediatamente a comprar e vender com
elas, e logo ganhou outras 5.000.
17 - O homem que tinha 2.000 moedas foi direto trabalhar também, e ganhou outras 2.000.
18 - Mas o homem que tinha recebido as 1.000 cavou um buraco no chão e escondeu o
dinheiro, para guardá-lo em segurança.
19 - Depois de muito tempo, o patrão deles voltou da viagem e chamou os três para
prestarem contas do dinheiro dele.
20 - O homem a quem ele havia dado as 5.000 moedas, trouxe-lhe 10.000.
21 - O patrão elogiou o empregado pelo bom trabalho. 'Você foi fiel em negociar com esta
pequena quantia', disse-lhe ele, 'portanto eu agora lhe darei maiores responsabilidades.
Comece as tarefas agradáveis que eu deixei para você fazer'.
22 - Depois veio o homem que tinha recebido as 2.000 moedas, com esta informação: 'Patrão,
o senhor me deu 2.000 moedas para usar, e eu dobrei a quantia'.
23 - 'Bom trabalho', disse seu patrão. 'Você é um empregado bom e fiel. Foi fiel com essa
pequena quantia, portanto agora eu lhe darei muito mais'.
24, 25 - Então o homem que tinha 1.000 moedas veio e disse: 'Patrão, eu sabia que o senhor
era um homem cruel, e fiquei com medo que me roubassem o que eu ia ganhar; portanto,
escondi o seu dinheiro na terra e aqui está ele!'
26 - Mas seu patrão respondeu: 'Empregado mau! Escravo preguiçoso! Já que sabia que eu ia
exigir o lucro,
27 - você devia pelo menos ter posto meu dinheiro no banco, de maneira que eu pudesse
ganhar algum juro.
28 - Tirem o dinheiro deste homem e deem ao homem das 10.000 moedas.
29 - Porque ao homem bem o que lhe dão, será dado mais, e terá grande quantidade. Mas o
homem que é infiel, até mesmo a pouca responsabilidade que tem será tirada.
30 - E joguem o empregado inútil lá fora no escuro; ali haverá choro e ranger de dentes.
31 - Mas quando Eu, o Messias, vier em minha glória, e todos os anjos comigo, então Eu Me
sentarei no meu Trono de glória.
32 - E todas as nações serão reunidas diante de Mim. Eu separarei as pessoas, como um
pastor separa as ovelhas dos bodes,
33 - colocarei as ovelhas à minha direita, e os bodes à minha esquerda.
34 - Então Eu, o Rei, direi àqueles à minha direita: 'Venham, benditos do meu Pai, para o
Reino preparado para vocês desde a fundação do mundo.
35 - Porque Eu tive fome, e vocês Me deram de comer; Eu tive sede, e vocês me deram água;
Eu era um estranho, e vocês me convidaram para suas casas;
36 - Eu estive nu, e vocês me vestiram; Eu estive doente, na prisão, e vocês me visitaram'.
37 - Então esses justos me responderão: 'Senhor, quando foi que nos alguma vez vimos o
Senhor com fome, e Lhe demos de comer? Ou com sede, e lhe demos alguma coisa para
beber?
38 - Ou como estranho, O socorremos? Ou nu, e O vestimos?
39 - Quando foi que alguma vez vimos o Senhor doente, ou na prisão, e O visitamos?
40 - E Eu, o Rei, lhes direi: 'Quando vocês fizeram isso ao menor destes meus irmãos,
estavam fazendo a mim!'.
41 - Depois Eu Me voltarei para aqueles à minha esquerda e direi: 'Fora daqui, malditos, para
o fogo eterno preparado para o Diabo e seus demônios.
42 - Porque Eu tive fome, e vocês não Me deram de comer; Eu tive sede, e vocês não Me
deram de beber;
43 - Eu fui um estranho, e vocês Me recusaram hospedagem; Eu estive nu, e vocês não
quiseram vestir-me; Eu estive doente, e na prisão, e vocês não Me visitaram'.
44 - Então eles responderão: 'Senhor quando foi que alguma vez nós vimos o Senhor com
fome, com sede, estranho, nu, doente, ou na prisão, e não socorremos o Senhor?'
45 - E Eu responderei: 'Quando se recusaram a socorrer ao menor destes meus irmãos, vocês
estavam recusando ajuda a Mim'.
46 - E eles irão para o castigo eterno, mas os justos irão para a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário