Pesquisar este blog

domingo

CAPITULO 15

1 - MUITAS VEZES vinham cobradores de impostos (gente desonesta) e outras pessoas de má
fama para ouvir os sermões de Jesus;
2 - com isso começaram diversas queixas dos líderes religiosos e dos estudiosos da lei judaica,
porque Ele estava fazendo amizade com aquela gente baixa - e até comendo com eles!
3 e 4 - Então Jesus contou esta história: "Se você tivesse 100 ovelhas e uma delas se perdesse
no deserto, não deixaria as outras 99 para ir à procura da perdida até conseguir encontrar?
5 - Depois você a carregaria nos ombros para casa, todo alegre.
6 - Quando chegasse, reuniria os seus amigos e vizinhos para alegrar-se com você porque a
sua ovelha perdida foi achada.
7 - Ora, da mesma forma há muito mais alegria no céu por causa de um pecador perdido que
volta para Deus, do que por outros 99 que não se perderam!
8 - Outra história: Uma mulher tem 10 valiosas moedas de prata e perde uma delas. Ela não
vai acender uma lâmpada e olhar em cada canto da casa para achá-la?
9 - E depois não vai convidar suas amigas e vizinhas para se alegrarem com ela?
10 - Da mesma forma há alegria entre os anjos de Deus quando um pecador se arrepende.
Para explicar ainda melhor este assunto, contou-lhes a seguinte história:
11 - "Um homem tinha dois filhos.
12 - Quando o mais novo disse ao pai: 'Eu quero agora a minha parte da herança, em lugar de
esperar até que o senhor morra!' , o pai concordou em dividir a fortuna entre os filhos.
13 - Poucos dias depois este filho mais novo juntou toda parte dele, viajou para uma terra
distante, e ali gastou todo o dinheiro com festas e prostitutas.
14 - Quando o dinheiro dele acabou, uma grande fome espalhou-se sobre a terra, e ele começou
a passar necessidade.
15 - Foi então a um fazendeiro local pedir para trabalhar na fazenda, cuidando dos porcos.
16 - O rapaz andava com tanta fome que desejava encher seu estômago com os legumes que
jogava aos porcos, mas ninguém deixou.
17 - Quando ele finalmente voltou ao seu juízo, disse consigo mesmo: 'Lá em casa até os
empregados têm comida de sobra, e aqui estou eu, morrendo de fome!
18 – Eu vou para casa, junto do meu pai, e lhe direi: "Pai, eu pequei, tanto contra o céu como
contra o senhor.
19 - E já não mereço ser chamado seu filho. Por favor, quero ser seu empregado'''.
20 - Então ele voltou para casa, para junto de seu pai. E quando ainda estava a uma grande
distância, o pai viu que ele vinha, e ficou cheio de compaixão e de alegria! Correu, abraçou e
beijou o filho.
21 - O rapaz disse: 'Papai, eu pequei contra o céu e contra o senhor, e não mereço ser
chamado seu filho'
22 - Mas o pai disse aos escravos: 'Depressa! Tragam a roupa mais bonita e rica da casa para
vestir nele. Um anel de pedras preciosas e sapatos!
23 - Matem o melhor bezerro que temos. Precisamos fazer uma festa, para comemorar nossa
alegria.
24 - Porque este meu filho estava morto e voltou à vida. Estava perdido e foi achado. Com isto
começou as festa.
25 - Mas o filho mais velho estava nos campos trabalhando; quando ele voltava para casa,
ouviu a música das danças,
26 - E perguntou a um dos criados o que estava acontecendo.
27 - 'Seu irmão voltou', contou ele, 'e o seu pai matou o melhor bezerro e preparou uma
grande festa para comemorar a volta dele ao lar com saúde' .
28 - O filho mais velho ficou zangado e não queria entrar. O pai saiu e insistiu com ele. 29 -
Porém ele respondeu: 'Estes anos todos eu tenho trabalhado bastante para o senhor, e nunca
me recusei, nenhuma vez, a fazer uma só coisa que o senhor me mandou; e em todo este
tempo o senhor nunca me deu nem mesmo um cabrito para uma festa com os meus amigos.
30 - Já quando volta este seu filho, depois de gastar o dinheiro do senhor com prostitutas, o
senhor comemora matando o melhor bezerro que temos na fazenda!'
31 - 'Olhe, meu filho querido', disse-lhe o pai, 'eu e você somos muito amigos e tudo o que
tenho é seu.
32 - Porém é justo comemorarmos, pois ele é o seu irmão; estava morto e voltou a viver!
Estava perdido e foi achado!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário