Pesquisar este blog

domingo

CAPÍTULO 9

1 - Jesus prosseguiu dizendo aos seus discípulos: "Alguns de vocês que estão aqui viverão
para ver o Reino de Deus chegar com grande poder!"
2 - Seis dias depois Ele levou Pedro, Tiago e João para o cume de uma montanha. Ninguém
mais estava ali. De repente o seu rosto começou a brilhar com glória.
3 - E a roupa ficou com uma brancura brilhante, muito mais glorioso do que qualquer processo
terreno poderá jamais fazê-la!
4 - Então apareceram Elias e Moisés, e começaram a falar com Jesus!
5 - "Mestre, isto é maravilhoso!" exclamou Pedro. "Nós vamos fazer aqui três abrigos, um para
cada um de vocês..."
6 - Ele disse isso só para falar, porque não sabia dizer nenhuma outra coisa, pois estavam
todos eles terrivelmente apavorados.
7 - Mas quando ele ainda falava estas palavras, uma nuvem os cobriu, ocultando o sol, e uma
voz vinda da nuvem disse: "Este é o meu Filho amado. Escutem o que Ele diz!"
8 - Foi quando de repente eles olharam em volta e Moisés e Elias haviam ido embora; só Jesus
estava com eles.
9 - Enquanto estavam descendo a encosta da montanha, Jesus proibiu de contarem o que
haviam visto, até depois que Ele Se levantasse dos mortos.
10 - Portanto eles guardaram aquilo para si mesmos, mas muitas vezes falaram entre si a
respeito, e perguntaram o que Ele queria dizer por "levantar-se dos mortos".
11 - Então eles começaram a perguntar a Ele sobre uma coisa que os mestres da lei falavam
muitas vezes: que Elias deveria voltar (antes que o Messias viesse).
12, 13 - Jesus concordou que Elias deveria vir primeiro e preparar o caminho - aliás, já tinha
vindo. E havia sido muito maltratado, como os profetas tinham previsto. Depois Jesus lhes
perguntou acerca do que os profetas poderiam estar falando quando predisseram que o
Messias sofreria e seria tratado com extremo desprezo.
14 - No pé da montanha eles encontraram uma grande multidão rodeando os outros nove
discípulos, enquanto alguns mestres da lei discutiam com eles.
15 - A multidão olhou admirada para Jesus quando Ele veio na direção deles, e então correram
para cumprimentá-lo.
16 - "Sobre que é toda esta discussão?" perguntou Ele.
17 - Um dos homens da multidão tomou a palavra e disse: "Mestre eu trouxe o meu filho para
que o Senhor o curasse - ele não pode falar - porque está possesso de um demônio.
18 - E sempre que o demônio toma conta dele, atira-o no chão e o faz espumar pela boca,
ranger os dentes e ficar rígido. Então eu pedi aos seus discípulos que expulsassem o demônio,
mas eles não conseguiram".
19 - Jesus disse (aos discípulos): "Oh, que fé pequenina vocês têm! Quanto tempo mais Eu
devo ficar com vocês até que finalmente creiam? Quanto tempo mais Eu devo ter paciência
com vocês? Tragam-Me o menino".
20 - Então trouxeram o menino, mas o demônio, quando viu Jesus, convulsionou
horrivelmente o menino, e ele caiu no chão, contorcendo-se e espumando pela boca.
21 - "Há quanto tempo ele está assim?" perguntou Jesus ao pai. Ele respondeu: "Desde que
era muito pequeno,
22 - E o demônio muitas vezes o faz cair no fogo ou na água para matá-lo. Oh, tenha
misericórdia de nós, e se o Senhor puder, faça alguma coisa".
23 - "Se Eu puder?" perguntou Jesus. "Qualquer coisa é possível quando se tem fé.
24 - O pai imediatamente respondeu: "Eu tenho fé; oh, ajude-me a ter mais!"
25 - Quando Jesus viu que a multidão estava crescendo, repreendeu o demônio. "Ó demônio
da surdez e da mudez", disse Ele, "Eu ordeno a você que saia desse menino e não entre mais
nele!"
26 - Então o demônio deu um grito terrível, convulsionou o menino novamente e o deixou; o
menino ficou prostrado ali, mole e imóvel, com toda a aparência de morto. Correu um
murmúrio pela multidão - "Ele está morto".
27 - Mas Jesus o tomou pela mão e ajudou a ficar em pé; ele levantou-se e estava bem!
28 - Depois disso, quando Jesus estava sozinho com os seus discípulos em casa, eles Lhe
perguntaram: "Por que nós não pudemos expulsar aquele demônio?"
29 - Jesus respondeu: "Casos como este exigem oração".
30, 31 - Eles deixaram aquela região e viajavam pela Galiléia, onde Jesus tentava evitar toda a
propaganda, a fim de gastar mais tempo com os seus discípulos, ensinando-lhes. Ele dizia-lhes:
"Eu, o Messias", vou ser traído e morto, e três dias depois voltarei a viver novamente".
32 - Porém eles não entendiam e tinham medo de perguntar-Lhe o que Ele queria dizer.
33 - Assim chegaram a Cafarnaum. Quando eles estavam acomodados na casa onde iam ficar,
Ele perguntou-lhes: "Que era o que vocês estavam discutindo no caminho?"
34 - Porém eles tinham vergonha de responder, porque discutiram sobre qual deles era o
maior!
35 - Ele Se sentou e os chamou para que O rodeassem, e disse: "Todo aquele que quiser ser o
maior, deve ser o menor - o servo de todos! "
36 - Então pôs uma criancinha no meio deles; tomou a criança nos braços e disse-lhes:
37 - "Todo aquele que acolher em meu nome uma criancinha como esta, estará
Me acolhendo; e todo aquele que Me acolher, estará acolhendo também meu Pai que Me ,
enviou!"
38 - João, um dos seus discípulos, disse-Lhe certa vez: "Mestre, nós vimos um homem
utilizando o seu nome para expulsar demônios; nós lhe proibimos isso, porque ele não é do
nosso grupo".
39 - "Não o proíbam!" disse Jesus, "porque ninguém que faça milagres em meu nome se
voltará logo depois contra Mim.
40 - Todo aquele que não é contra nós, é por nós.
41 - Se alguém der a vocês um copo de água porque vocês são de Cristo - Eu digo isto com
toda a certeza: não perderá sua recompensa.
42 - Mas se alguém fizer um destes pequeninos que creem em Mim perder a fé - seria melhor
para esse homem que amarrasse uma enorme Pedra de moinho em volta do seu pescoço e
fosse jogado no mar.
43, 44 - Se a sua mão o leva para o mal, corte-a! É melhor viver para sempre com uma só
mão do que ter as duas e ser jogado nas chamas do inferno, que nunca se apagam!
45, 46 - Se o seu pé o leva para o mal, corte-o! E melhor ser coxo e viver sempre, do que ter
dois pés que levam você para o inferno.
47 - E se o seu olho é cheio de pecado, arranque-o fora. É melhor entrar no Reino de Deus
com um olho só, do que ter dois olhos e ver as chamas do inferno,
48 - onde os bichos nunca morrem e o fogo nunca se apaga.
49 - Onde todos são salgados com fogo.
50 - O sal não vale nada se perder o seu sabor; não pode temperar nada. Portanto, não
percam o seu sabor! Vivam em paz uns com os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário