Pesquisar este blog

domingo

CAPÍTULO 11

1. Quando Jesus tinha acabado de dar estas instruções aos seus doze discípulos, saiu
pregando nas cidades aonde eles planejaram ir.
2. João Batista, que agora estava na prisão, soube de todos os milagres que o Messias estava
fazendo, e, portanto, enviou seus discípulos a perguntar a Jesus:
3. "O Senhor é realmente aquele que nós estamos esperando, ou devemos continuar
esperando outro?"
4. Jesus lhes disse: "Voltem a João e digam-lhe dos milagres que vocês Me viram fazer” –
5. “os cegos que Eu curei, os coxos que agora andam sem auxílio, os leprosos sarados, os
surdos que ouvem, os mortos levantados para a vida; e digam-lhe da minha pregação da Boa
Nova aos pobres”.
6. “E depois deem este recado ao povo: Benditos serão aqueles que não duvidam de Mim".
7. Quando os discípulos de João tinham ido embora, Jesus começou a falar dele às multidões.
"Quando vocês saíram ao deserto para ver João, com que esperavam que ele se parecesse?
Com o capim agitado pelo vento?”
8. “Ou vocês estavam esperando ver um homem vestido como um príncipe num palácio?”
9. “Ou um profeta de Deus? Sim, e ele é mais do que um simples profeta”.
10. “Porque João é o homem citado nas Escrituras - um mensageiro para vir antes de Mim,
para anunciar minha vinda e preparar o povo para Me receber”.
11. “Na verdade, de todos os homens que já nasceram, nenhum foi tão grande como João
Batista. E mesmo assim, até os menores no Reino dos Céus serão maiores do que ele!”
12. “E desde o tempo em que João Batista começou a pregar e batizar, até agora, multidões
ansiosas vão abrindo caminho em direção do Reino dos Céus”,
13. “pois todas as leis e os profetas aguardavam o Messias. Foi então que apareceu João”,
14. “e se vocês estão dispostos a entender o que Eu quero dizer, ele é Elias, aquele que os
profetas disseram que viria (no tempo em que o Reino começasse)”.
15. “Se algum de vocês estiverem dispostos a ouvir agora!”
16. “Que direi Eu a respeito desta nação? Esta gente é como crianças que estão tocando, e
dizem aos seus amiguinhos:”
17. “Nós tocamos música de casamento, e vocês não se alegraram; então, tocamos música de
enterro, e vocês não ficaram tristes”.
18. “Porque João Batista não bebe nem vinho e muitas vezes fica sem comer, então vocês
dizem: 'Está louco'”.
19. “E Eu, o Messias, tomo parte em festas e bebo, e vocês se queixam de que Eu sou 'um
comilão e bebedor, um homem que vive andando por aí com a pior espécie de pecadores!' Mas
homens brilhantes como vocês podem justificar todas as suas contradições!”
20. Então Ele começou a clamar contra as cidades onde havia feito a maior parte dos seus
milagres, porque elas não se haviam voltado para Deus.
21. “Ai de ti Corazim, e ai de ti, Betsaida! Porque se os milagres que Eu fiz nas tuas ruas
tivessem sido feitos em Tiro e Sidom há muito tempo aqueles povos teriam se arrependido
com vergonha e humildade”.
22. “Verdadeiramente, Tiro e Sidom estarão em melhor situação no Dia do Juízo do que
Corazim e Betsaida!”
23. “E tu, Cafarnaum, embora altamente honrada, descerás até o inferno! Porque se os
admiráveis milagres que Eu operei ai tivessem sido feitos em Sodoma, aquela cidade ainda
existiria até hoje”.
24. “Verdadeiramente, a situação de Sodoma será melhor do que a tua, no Dia do Juízo”.
25. E Jesus fez esta oração: “Ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, Eu Te agradeço porque
escondeste a verdade daqueles que se julgam tão sábios, e a revelaste às crianças!”
26. “Sim, Pai, porque foi do Teu agrado fazer isto desta forma!”.
27. “Toda verdade foi confiada a Mim por meu Pai. Só o Pai conhece o Filho, e o Pai é
conhecido somente pelo Filho e por aqueles a quem o Filho O revela”.
28. “Venham a Mim e Eu lhes darei descanso – todos vocês que trabalham tanto debaixo de
um jugo pesado”.
29 e 30. “Levem o meu jugo – porque ele se ajusta perfeitamente – e deixe que Eu lhes
ensine; porque Eu sou manso e humilde, e vocês acharão descanso para suas almas; pois só
Eu faço vocês carregarem cargas leves”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário