Pesquisar este blog

domingo

CAPÍTULO 26

1 - Quando Jesus terminou esta conversa com os seus discípulos, disse-lhes:
2 - "Como vocês sabem, a celebração da Páscoa começa dentro de dois dias, e Eu serei traído
e crucificado".
3 - Naquele exato momento, os sacerdotes principais e outros oficiais dos judeus estavam
reunidos na residência de Caifás, o supremo sacerdote,
4 - Para discutir meios de prender Jesus sem o povo saber, e matá-lo.
5 - "Mas não durante a celebração da Páscoa", concordaram eles, "porque assim haveria uma
revolta".
6 - Jesus segui dali para Betânia, na casa de Simão, o leproso.
7 - Enquanto Ele estava comendo, uma mulher entrou com o frasco de perfume muito caro, e
derramou em cima da cabeça dEle.
8, 9 - Os discípulos ficaram revoltados. "Por que jogar dinheiro fora", disseram eles. "Ora, ela
poderia ter vendido isso por uma fortuna, e ter dado o dinheiro aos pobres".
10 - Jesus sabia o que eles estavam pensando, e disse: "Por que vocês estão achando ruim a
ação dela? Pois ela fez uma coisa boa para Mim?
12 - Ela derramou este perfume em Mim para preparar o meu corpo para o sepultamento.
13 - E será sempre lembrada por este feito. A história do que ela fez será contada pelo mundo
todo, em todos os lugares onde a Boa Nova for pregada".
14 - Então Judas Iscariotes, um dos doze discípulos, foi aos sacerdotes principais,
15 - e perguntou: "Quanto vocês me pagarão para eu por Jesus em suas mãos?" E eles lhe
deram trinta moedas de prata.
16 - Daquela hora em diante, Judas procurava uma oportunidade de entregar Jesus a eles.
17 - No primeiro dia das cerimônias da Páscoa, quando o pão feito com fermento era retirado
de todos os lares dos judeus, os discípulos vieram a Jesus e perguntaram: "Onde faremos os
preparativos para comermos a Páscoa"
18 - Ele respondeu: "Vão à cidade e procurem determinado homem, e digam-lhe: 'O nosso
Mestre falou: Chegou a minha hora, e eu começarei a refeição da Páscoa com meus discípulos
na sua casa'".
19 - Então os discípulos fizeram como Ele tinha falado e preparam a ceia lá.
20, 21 - Naquela noite, quando Ele Se acomodou para comer com os Doze, disse: "Um de
vocês Me trairá".
22 - A tristeza caiu sobre os corações deles, e cada um perguntou: "Serei eu?"
23 - Ele respondeu: "É aquele que Eu servi primeiro",
24 - Porque eu devo morrer, tal como foi profetizado, mas ai do homem por quem Eu sou
traído. Seria muito melhor para ele que nunca tivesse nascido".
25 - Judas também tinha-lhe perguntado: "Mestre, serei eu?" E Jesus respondeu: "Sim".
26 - Quando eles estavam comendo, Jesus tomou o pão e o abençoou, o partiu em pedaços,
deu aos discípulos, dizendo: "Tomem e comam, porque isto é o meu corpo".
27 - Tomou um cálice de vinho, deu graças e o entregou aos discípulos, dizendo: "Cada um
beba dele,
28 - porque isto é o meu sangue, que faz o Novo Pacto. Ele é derramado para perdoar os
pecados de muitos.
29 - Prestem atenção as minhas palavras - Eu não beberei deste vinho outra vez, até um dia
em que beba um vinho novo com vocês, no Reino do Meu Pai".
30 - E depois que eles cantaram um hino, saíram para o Monte das Oliveiras.
31 - Então Jesus lhes disse: "Esta noite vocês todos Me abandonarão. Porque está escrito nas
Escrituras que Deus fará cair o Pastor, e as ovelhas do rebanho serão espalhadas.
32 - Mas depois que Eu tiver ressuscitado, irei para Galiléia, e Me encontrarei com vocês lá".
33 - Pedro disse: "Se todos os outros abandonaram o Senhor, eu não".
34 - Jesus lhe disse: "A verdade é que esta mesma noite, antes que o galo cante de
madrugada, você Me negará três vezes!"
35 - "Antes disso eu morreria!" insistiu Pedro. E todos os outros discípulos disseram as mesma
coisa.
36 - Então Jesus os levou até um bosque ajardinado, o Getsêmani, e os mandou sentar e
esperar, enquanto Ele ia adiante para orar.
37 - Levou Pedro e os dois filhos de Zebedeu, Tiago e João com Ele, e começou a sentir-Se
cheio de angústia e tristeza.
38 - Então disse-lhes: "Minha alma está cheia de pavor e tristeza, a ponto de morrer... fiquem
aqui... fiquem acordados comigo".
39 - Ele avançou um pouco, caiu com o rosto no chão, e orou: "Meu Pai! Se é possível, que
este cálice seja tirado de Mim. Contudo, Eu quero a sua vontade, e não a minha".
40 - Depois voltou aos três discípulos, e os encontrou dormindo. "Pedro", chamou Ele, "vocês
não puderam ficar acordados nem mesmo uma hora?
41 - Fiquem atentos e orem. De outro modo a tentação vencerá vocês. Pois o espírito na
verdade está disposto, mas como o corpo é fraco!"
42 - Outra vez Ele os deixou e orou: "Meu Pai! Se este cálice não puder ser tirado de mim,
então cumpra-se a sua vontade".
43 - Ele voltou aos discípulos novamente e os achou dormindo, porque os olhos deles estavam
pesados de sono.
44 - Por isso Ele voltou a oração pela terceira vez, dizendo novamente as mesmas coisas.
45 - Então veio aos discípulos e disse: "Agora durmam e descansem. Mas não! Chegou a hora:
Eu sou entregue nas mãos de homens pecadores!
46 - Levantem-se! Vamos andando! Vejam! Aí vem o homem que está me traindo!"
47 - Naquela mesma hora, enquanto ele ainda falava, Judas, um dos Doze, chegou com uma
grande multidão armada de espadas e cacetes, enviada pelos líderes dos judeus.
48 - Judas havia dito a eles que prendessem o homem que ele cumprimentasse, porque esse
seria aquele que procuravam.
49 - Então, naquela hora Judas veio diretamente a Jesus e disse: "Olá, Mestre!" e O abraçou
duma forma amistosa.
50 - Jesus disse: "Amigo, faça logo aquilo para que você veio". Então os outros O agarraram.
51 - Um dos homens que estavam com Jesus puxou a espada e cortou a orelha do criado do
supremo sacerdote.
52 - "Guarde a sua espada", disse Jesus. "Aqueles que usam espada, acabarão mortos.
53 - Você não percebe que Eu poderia pedir ao meu Pai milhares de anjos para nos
protegerem, e Ele os mandaria no mesmo instante?
54 - Mas se eu fizesse isso, como as escrituras, que descrevem o que está acontecendo agora,
iriam cumprir-se?
55 - Então Jesus falou à multidão: "Será que Eu sou algum assaltante perigoso, para que
vocês tivessem que se armar de espadas e cacetes antes de poder pender-Me? Eu estava com
vocês, ensinando diariamente no Templo, e vocês não Me prenderam nessa ocasião.
56 - Mas tudo isto está acontecendo para cumprir as palavras dos profetas registradas nas
Escrituras. Naquele ponto, todos os discípulos abandonaram Jesus e fugiram.
57 - Então a multidão O levou para a casa do supremo sacerdote Caifás, onde todos os líderes
dos judeus estavam reunidos.
58 - Enquanto isso, Pedro ia seguindo atrás de longe, e chegou a pátio da casa do supremo
sacerdote. Entrou ali, e sentou-se com os soldados, esperando para ver o que iria ser feito com
Jesus.
59 - Os sacerdotes principais e, na realidade, o Supremo Tribunal judaico inteiro, reuniu-se lá e
procurava testemunhas que mentissem a respeito de Jesus, a fim de formarem contra Ele um
processo que desse como resultado uma sentença de morte.
60, 61 - Embora eles achassem muitos que concordaram em ser testemunhas falsas, elas
sempre se contradiziam umas às outras. Finalmente acharam dois homens que declararam:
"Este homem disse: 'Eu sou capaz de destruir o templo de Deus e reconstruir em três dias'".
62 - Então o supremo sacerdote levantou-se e disse a Jesus: "Bem, e então? Disse ou não
disse isto?"
63 - Mas Jesus permaneceu calado. Nisto o supremo sacerdote disse-Lhe: "Eu ordeno no nome
do Deus Vivo que nos declare se Você diz que é o Messias, o Filho de Deus".
64 - "Sim", disse Jesus, "Eu sou. E no futuro vocês Me verão, o Messias, sentado à direita de
Deus, voltando nas nuvens do céus".
65, 66 - Então o supremo sacerdote rasgou suas próprias vestes, gritando: "Blasfêmia! Que
necessidade nós temos de outras testemunhas? Todos ouviram o que Ele disse! Qual é a
sentença de vocês?". E eles bradaram: "Morte! - Morte - Morte!".
67 - Então cuspiram-Lhe no rosto e bateram nEle a socos e tapas,
68 - Dizendo: "Messias, profetize para nós! Quem foi que lhe bateu agora?"
69 - Enquanto isso, Pedro estava sentado do lado de fora do pátio. Veio uma moça e disse-lhe:
"Você estava com Jesus, porque vocês dois são da Galiléia".
70 - Mas Pedro o negou em voz alta: "Eu não sei nem do que você está falando", disse ele
zangado.
71 - Mais tarde, fora do portão, outra moça viu Pedro e disse aos que estavam por perto: "Este
homem estava com Jesus de Nazaré".
72 - Pedro negou novamente, desta vez com juramento. "Eu nem conheço esse homem", disse
ele.
73 - Mas depois de um momento, os homens que estavam ali vieram a ele e disseram: "Nós
sabemos que você é um dos discípulos dEle, pois o seu modo de falar é galileu!".
74 - Pedro começou a maldizer e jurar. "Eu nem conheço esse homem", dizia ele. E
imediatamente o galo cantou.
75 - Então Pedro lembrou-se do que Jesus tinha dito: 'Antes que o galo cante, você Me negará
três vezes". Então saiu, chorando amargamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário