Pesquisar este blog

terça-feira

CAPÍTULO 2

Não se deve fazer acepção de pessoas:
1 - QUERIDOS IRMÃOS, como vocês podem alegar que pertencem ao Senhor Jesus Cristo, o
Senhor da glória, se mostrarem preferência por gente rica e desprezarem os pobres?
2 - Se entrar na igreja de vocês um homem vestido de roupas custosas e com preciosos anéis
de ouro nos dedos, e no mesmo instante entrar um outro homem, pobre e vestido de roupas
velhas,
3 - e vocês fizerem um grande alvoroço com o homem rico, e lhe derem o melhor assento da
casa, e disserem ao homem pobre, "Você pode ficar em pé ali, se quiser, ou então sente-se no
chão" - ora,
4 - este tipo de procedimento lança uma interrogação sobre a fé que vocês têm - você, afinal
de contas, é realmente um cristão? - e mostra que vocês estão sendo dirigidos por propósitos
errados.
5 - Ouçam-me, queridos irmãos: Deus escolheu gente pobre para ser rica na fé, e o reino do
céu lhe pertence, pois essa é a dádiva que Deus prometeu àqueles que O amam.
6 - E no entanto, dos dois estranhos, vocês desprezaram o homem pobre. Vocês não percebem
que geralmente são os ricos que perseguem vocês e os arrastam ao tribunal?
7 - E grande parte das vezes são eles que se riem de Jesus Cristo, cujo nome honroso vocês
levam.
8 - Deveras é bom quando vocês verdadeiramente obedecem à ordem do nosso Senhor: "Você
deve amar e ajudar os seus semelhantes; tanto quanto ama e cuida de si mesmo".
9 - Mas vocês estão quebrando esta lei do nosso Senhor quando mostram predileção pelos
ricos e os adulam; isso é pecado.
10 - E a pessoa que guarda todas as leis de Deus, mas comete só um pequeno deslize, é tão
culpada quanto à pessoa que quebrou todas as leis que existem.
11 - Porque o mesmo Deus que disse que você não pode casar-se com uma mulher que já
tenha marido, também disse que você não pode matar; portanto, mesmo que não tenha
quebrado as leis do casamento por cometer adultério, se você já matou alguém, então já
quebrou completamente todas as leis de Deus e é irremediavelmente culpado diante dele.
12 - Vocês serão julgados com base no fato de estarem ou não fazendo o que Cristo quer que
vocês façam. Portanto, cuidado com o que fazem e com o que pensam;
13 - pois não haverá misericórdia para com aqueles que não tenham mostrado misericórdia.
Mas se vocês tiverem sido misericordiosos, então a misericórdia de Deus para com vocês
triunfará sobre o julgamento dele contra vocês.
A fé sem obras é morta.
14 - Queridos irmãos, que proveito há em vocês dizerem que têm fé e são cristãos, se não
estiverem provando isso pelo socorro aos outros? Esse tipo de fé salvará alguém?
15 - Se vocês tiverem um amigo que está necessitado de alimento e vestuário.
16 - E lhe disserem: "Bem, adeus, e que Deus o abençoe; aqueça-se e coma bem", e depois
não lhe derem roupas ou alimentos, que bem faz isso?
17 - Portanto, vocês vêem que não é suficiente apenas ter fé. É também preciso que façam o
bem para provarem que a têm. A fé que não se manifesta por meio de boas obras, não é fé
coisa nenhuma é morta e inútil.
18 - Mas alguém poderá argumentar muito bem: "Você acha que o caminho para Deus é pela
fé sozinha, sem nada mais; ora, eu digo que as abras são importantes também, porque sem
boas abras você não pode provar se tem fé ou não; mas qualquer um pode ver que eu tenho
fé pelo modo como procedo".
19 - Ainda existe alguém entre vocês que sustenta que "apenas crer" é suficiente? Crer num
único. Deus? Ora, lembrem-se que as diabos também crêem isso - com tanta convicção que
até tremem de terror!
20 - Ó homem insensato! Quando é que afinal você compreenderá que "crer" é inútil sem fazer
o que Deus quer que você faça? A fé que não resulta em boas obras, realmente não é fé.
21 – Vocês não se recordam de que até mesmo o pai Abraão foi declarado justo por causa do
que ele fez, quando estava pronto para obedecer a Deus, mesmo que isso significasse oferecer
seu filho Isaque para morrer no altar?
22 - Como vocês vêem, ele estava de tal modo confiante em Deus que faria de bom grado
qualquer coisa que Deus lhe dissesse; a sua fé se tornou completa por aquilo que ele fez, pelas
suas ações, pelas suas boas abras.
23 - E assim aconteceu tal como as Escrituras dizem, que Abraão confiou em Deus, e o Senhor
o declarou justo aos olhos de Deus, e ele até foi chamado "o amigo de Deus".
24 - Vocês vêem, portanto, que um homem é salvo pelo que ele faz, tanto como pelo que ele
crê.
25 - Raabe, a prostituta, é outro exemplo disto. Ela foi salva par causa do que fez quando
escondeu aqueles mensageiros e os mandou embora em segurança par uma estrada diferente.
26 - Tal como o corpo está morto quando não há espírito nele, assim também a fé está morta
se não for do tipo que resulta em boas abras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário