Pesquisar este blog

sábado

CAPÍTULO 9

1 - Enquanto prosseguia caminhando, Jesus viu um homem que tinha nascido cego.
2 - "Mestre", perguntaram os seguidores, "por que este homem nasceu cego?" Isto foi
consequência dos pecados dele mesmo, ou dos seus pais?"
3 - "Nem uma coisa, nem outra", respondeu Jesus, "mas para manifestar o poder de Deus".
4 - Todos nós devemos cumprir depressa as tarefas que nos foram dadas por Aquele que Me
enviou, porque resta pouco tempo antes que caia a noite e todo trabalho chegue ao fim.
5 - Mas enquanto Eu ainda estiver aqui, Eu dou a minha luz ao mundo".
6 - Então Jesus cuspiu no chão, fez barro com a saliva, esfregou nos olhos do cego,
7 - E disse: "Va lavar-se no Tanque de Siloé" (a palavra Siloé, significa enviado). Assim o
homem foi, lavou-se e já voltou enxergando!
8 - Seus vizinhos, e outros que conheciam o homem como um mendigo cego, perguntavam
uns aos outros: "Este é o mesmo cego - aquele mendigo?"
9 - Alguns diziam que sim, outros diziam que não. "Não pode ser o mesmo homem",
pensavam eles, "mas é fora de dúvida que se parece com ele!"
E o mendigo dizia; "Eu sou o mesmo homem!"
10 - Então eles perguntaram como podia enxergar e o que tinha acontecido.
11 - Ele disse: "Um homem chamado Jesus fez barro e espalhou em cima dos meus olhos;
depois me mandou ir ao Tanque de Siloé e lavar o barro. Eu fui, e agora posso ver!"
12 - "E onde está Ele?" perguntaram. "Não sei", respondeu.
13 - Então eles levaram o homem aos fariseus.
14 - Acontece que tudo isto foi num sábado.
15 - Então os fariseus perguntaram tudo ao homem, e ele contou como Jesus tinha espalhado
o barro em seus olhos, e depois que o barro foi lavado, ele podia enxergar!
16 - Alguns deles disseram: "Neste caso, esse Jesus não é Deus, porque está trabalhando no
sábado".
Outros diziam: "Mas como é que um pecador comum poderia fazer tais milagres?" E assim
havia uma profunda divisão de opiniões entre eles.
17 - Nisto os fariseus voltaram ao homem que tinha sido cego e perguntaram: "Esse Homem
que abriu os seus olhos - quem você diz que Ele é?"
"Eu acho que Ele deve ser um profeta mandado por Deus", respondeu o homem.
18 - Os líderes judaicos não queriam acreditar que ele havia sido cego, até que chamaram
seus pais
19 - e perguntaram: "Este é filho de vocês? Nasceu cego? Se foi, como é que pode enxergar?"
20 - Os pais dele responderam: "Sabemos que este é nosso filho, e que nasceu cego.
21 - Mas não sabemos o que aconteceu para ele sarar, ou quem fez isso. Ele tem idade
bastante para falar por si mesmo. Perguntem a Ele".
22,23 - Eles disseram isto com medo dos líderes judaicos, que já tinham avisado que qualquer
um que dissesse que Jesus era o Messias, seria expulso da religião dos judeus.
24 - Portanto, pela segunda vez, chamaram o homem que tinha sido cego e disseram: "Dê
glória a Deus, e não a Jesus, porque nós sabemos que Jesus é um indivíduo perigoso".
25 - "Eu não sei se Ele é bom ou mau", respondeu o homem, "porem isto eu sei: Eu era cego,
e agora vejo!"
26 - "Mas o que foi que Ele fez?" perguntaram. "Como foi que Ele curou você?"
27 - "Olhem!" exclamou o homem, "Eu já contei tudo uma vez; não ouviram? Por que querem
ouvir isto outra vez? Será que querem ser também seguidores dEle".
28 - Com isto eles ofenderam o homem e disseram: "Você, sim, que é seguidor dEle! Mas nós
somos seguidores de Moisés.
29 - Sabemos que Deus falou a Moisés, mas quanto a esse indivíduo, não sabemos nada a
respeito dEle".
30 - "Pois isso é muito esquisito!" respondeu o homem. "Ele pode curar os cegos, e apesar
disso os senhores não sabem nada a respeito dEle!
31 - Ora, Deus não atende a homens ruins, mas tem os ouvidos abertos para aqueles que O
adoram e fazem a Sua vontade.
32 - Desde o principio do mundo nunca houve ninguém que pudesse abrir os olhos de uma
pessoa que nasceu cega.
33 - Se este homem não fosse de Deus, não poderia fazer isto".
34 - "Você nasceu em pecado!" gritaram eles. "Quem é você para ensinar a nós?" e puseram o
homem para fora.
35 - Quando Jesus soube o que tinha acontecido, procurou o homem e lhe disse: "Você crê no
Messias?"
36 - Ele respondeu: "Quem é Ele, Senhor?" eu quero crer!"
37 - "Você já Ouviu", disse Jesus, "Ele esta falando com você!"
38 - "Sim, Senhor", disse o homem, "eu creio!" E adorou a Jesus.
39 - Então Jesus disse: "Eu vim para o mundo para dar vista àqueles que são cegos no
espírito, e para mostrar, àqueles que pensam que veem, que são cegos".
40 - Os fariseus estavam ali perguntaram: "você está dizendo que nós somos cegos?"
41 - "Se vocês fossem cegos, não teriam culpa de nada", respondeu Jesus. "Mas a culpa de
vocês permanece porque vocês pensam que sabem o que estão fazendo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário