Pesquisar este blog

sábado

CAPÍTULO 8

1 - Jesus voltou para o monte das Oliveiras.
2 - Mas no outro dia de manhã, bem cedo, estava de volta no templo. Logo se reuniu uma
grande multidão, e Ele sentou para falar a eles.
3 - Quando estava falando, os líderes judaicos e os fariseus trouxeram uma mulher apanhada
em adultério e a colocaram na frente da multidão.
4 - "Mestre", disseram a Jesus, "esta mulher foi encontrada no próprio ato de adultério.
5 - A lei de Moisés manda que seja morta. O que o Senhor acha?"
6 - Eles estavam procurando apanhar Jesus dizendo alguma coisa que pudessem usar contra
Ele, mas Ele se abaixou e escrevia na terra com o dedo.
7 - Ficaram esperando uma resposta; então Ele Se ergueu e disse: "Muito bem, joguem pedras
até ela morrer. Mas só aquele que nunca pecou pode jogar a primeira!"
8 - Depois abaixou-Se de novo e escreveu mais um pouco na terra.
9 - Os líderes judaicos foram saindo um a um, começando pelos mais idosos, até que só
deixaram Jesus com a mulher diante da multidão.
10 - Então Jesus Se ergueu novamente e disse a ela: "onde estão os seus acusadores?
Nenhum deles condenou você?"
11 - "Não Senhor", disse ela. E Jesus disse: "Eu também não. Vá embora e não peque mais".
12 - Depois, em um dos Seus ensinos, Jesus disse ao povo: "Eu sou a Luz do mundo. Portanto,
se vocês Me seguirem, não vão tropeçar na escuridão, porque sobre o caminho de vocês se
derramará a luz viva".
13 - Os fariseus responderam: "Você está Se elogiando - mentindo!"
14 - Jesus lhes disse: "Estas afirmações são verdadeiras, mesmo que Eu esteja falando a
respeito de Mim mesmo. Porque Eu sei de onde vim, e para onde vou, mas vocês não sabem
isto a meu respeito.
15 - Vocês me julgam sem conhecer os fatos. Eu não estou julgando vocês agora;
16 - Mas se estivesse, seria julgamento absolutamente correto em todos os sentidos, porque
Eu tenho comigo o Pai, que Me enviou.
17 - As leis de vocês afirmam que se dois homens concordarem sobre alguma coisa que
aconteceu, o testemunho deles é aceito como um fato.
18 - Ora, Eu sou uma testemunha, e meu Pai, que Me enviou, é a outra".
19 - "Onde está o Seu Pai?" perguntaram eles. Jesus respondeu: "Vocês não sabem quem sou
Eu, portanto não sabem quem é o meu Pai. Se Me conhecessem, então vocês O conheceriam
também."
20 - Jesus fez estas declarações enquanto estava na parte do templo conhecida como o
Tesouro. Mas não foi preso, porque a sua hora ainda não havia chegado.
21 - Depois Ele disse novamente: "Eu vou embora; vocês Me procurarão, e morrerão nos seus
pecados. Vocês não podem ir para onde Eu vou".
22 - Os judeus perguntaram: "Estará Ele pensando em Se matar? Que quer Ele dizer com
'Vocês não podem ir para onde Eu vou'?"
23 - Então Ele disse: "Vocês são debaixo; Eu sou lá de cima. Vocês são deste mundo; Eu, não.
24 - Foi por isto que Eu disse que vocês morrerão nos seus pecados; porque se não crerem
que Eu sou o Messias, o Filho de Deus, vocês morrerão nos seus pecados".
25 - "Diga-nos quem é Você?, exigiram eles. Ele respondeu: "Eu sou aquele que sempre disse
que era.
26 - Eu poderia condenar vocês por muitas coisas, e ensinar-lhes muitas coisas, mas não farei
isso, porque digo apenas o que diz Aquele que Me enviou; e Ele é a Verdade".
27 - Porém ninguém entendeu que Ele estava falando a respeito de Deus.
28 - Então Jesus disse: "Quando vocês tiverem matado o Messias, então perceberão que Eu
sou Ele mesmo, e que não tenho falado a respeito das minhas próprias ideias; mas, pelo
contrário, tenho falado o que o Pai Me ensinou.
29 - E Aquele que Me enviou está comigo - Ele não Me abandonou - porque Eu sempre faço as
coisas de que Ele gosta".
30 e 31 - Então muitos dos líderes judaicos, que ouviram Jesus dizer estas coisas, começaram
a acreditar que Ele era o Messias. E Jesus falou a estes que creram: "Vocês são
verdadeiramente meus seguidores se viverem como Eu digo,
32 - e conhecerão a verdade, e a verdade libertará vocês".
33 - "Mas nós somos descendentes de Abraão", disseram eles, "e nunca fomos escravos de
nenhum homem na terra! Que quer Você dizer com 'libertará'?"
34 - Jesus respondeu: "Vocês são escravos do pecado, todos vocês.
35 - E os escravos não têm direitos, mas o Filho têm todos os direitos que existem!
36 - Portanto, se o Filho os libertar, vocês serão livres de verdade -
37 - (Sim, Eu entendo que vocês são descendentes de Abraão!) E apesar disso, alguns estão
querendo Me matar, porque a Minha mensagem não acha lugar dentro do coração de vocês.
38 - Eu estou dizendo que vi quando estava com Meu Pai. Mas vocês estão seguindo a
orientação do pai de vocês."
39 - "Nosso pai é Abraão", afirmaram eles. "Não!", respondeu Jesus. "Pois se fosse ele, vocês
seguiriam o bom exemplo dele.
40 - Mas em lugar disso, estão procurando matar-Me - e tudo porque Eu disse a vocês a
verdade que ouvi de Deus. Abraão não faria uma coisas dessas!
41 - Não; vocês estão obedecendo ao seu legítimo pai quando agem desta forma". Eles
responderam: "Nós não somos filhos ilegítimos - e o nosso Pai legítimo é o próprio Deus".
42 - Jesus continuou: "Se isso fosse assim, então vocês Me amariam, porque Eu vim a vocês
da parte de Deus. Eu não estou aqui por Mim mesmo, mas foi Ele quem Me enviou.
43 - Por que vocês não podem entender o que Eu estou dizendo? É porque são impedidos de
fazê-lo!
44 - Porque vocês são filhos do seu pai, o Diabo, e gostam de fazer as coisas más que ele faz.
Ele foi assassino desde o princípio, e também sempre odiou a verdade - não há nenhum tipo
de verdade nele. Quando mente, isso é perfeitamente normal; porque ele é o pai dos
mentirosos.
45 - Assim sendo, quando Eu falo a verdade, vocês muito naturalmente não acreditam nela!
46 - Quem de vocês pode verdadeiramente acusar-Me de um único pecado? (Ninguém!) E já
que Eu estou dizendo a verdade, por que vocês não creem em mim?
47 - Todo aquele cujo Pai é Deus, ouve com satisfação as Palavras de Deus. E como vocês não
ouvem, isto prova que vocês não são filhos dEle".
48 - "Seu samaritano! Estrangeiro! Diabo!" gritaram os líderes judaicos. "Não dissemos o
tempo todo que Você tem demônio?" "Não"; disse Jesus, "Eu não tenho demônio em Mim.
Porque Eu honro o meu Pai - e vocês Me desonram.
50 - Embora Eu não tenha desejo nenhum de Me fazer grande, Deus quer isto para Mim e
julga (a todos os que me rejeitam).
51 - A pura verdade é que: Todos que Me obedecem, jamais morrerão!"
52 - Os líderes dos judeus disseram: "Agora sabemos que Você está dominado pelo demônio.
Até Abraão e os profetas mais poderosos morreram, e Você ainda diz que obedecer-Lhe vai
livrar um homem da morte!
53 - Quer dizer que Você é maior do que o nosso Pai Abraão, que morreu? E maior do que os
profetas, que morreram? Quem você pensa que é?"
54 - Então Jesus disse isto: "Se Eu estou apenas exaltando a Mim mesmo, isto não tem valor.
Porém é o Meu Pai - e vocês dizem que Ele é o seu Deus - quem está dizendo estas coisas
gloriosas a meu respeito.
55 - Mas vocês nem reconhecem a Deus. Eu, sim. Se Eu falasse de outra maneira, seria uma
mentiroso tão grande quanto vocês! Mas é verdade - Eu conheço o Pai , a quem obedeço
sempre.
56 - Abraão, pai de vocês, quando soube que Eu vinha, ficou alegre".
57 - Os líderes judaicos: "Você não tem nem cinquenta anos de idade - certo? E como viu
Abraão?
58 - Jesus: "A pura verdade é que Eu já existia antes de Abraão nascer!"
59 - Neste ponto os líderes judaicos apanharam pedras para matar Jesus, mas Ele Se ocultou
deles e deixou o Templo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário