Pesquisar este blog

sábado

CAPÍTULO 5

1 - Depois Jesus voltou a Jerusalém, para uma das festas religiosas judaicas.
2 - Dentro da cidade, perto do Portão das Ovelhas, estava o Tanque de Betesda, rodeado por
cinco terraços ou alpendres cobertos.
3 - Multidões de doentes - coxos, cegos, ou com membros paralíticos - estavam nos terraços
(esperando por um certo movimento da água,
4 - porque um anjo do Senhor vinha de vez em quando e agitava a água; e a primeira pessoa
a descer no Tanque depois disso, ficava curada) *.
5 - Um dos homens que se achava ali estava doente há 38 anos.
6 - Quando Jesus viu esse homem e soube a quanto tempo estava doente, perguntou: "Você
gostaria de ficar bom?"
7 - "Eu não posso", respondeu o doente, "porque não tenho ninguém para me ajudar a entrar
no tanque depois do movimento da água. Quando estou procurando chegar lá, sempre entra
um outro na minha frente".
8 - Jesus lhe disse: "Levante-se, enrole a sua esteira e vá para casa!"
9 - Imediatamente o homem ficou curado! Ele enrolou a esteira e começou a caminhar! Porém
era sábado quando este milagre foi feito.
10 - Por isso, os líderes judaicos acharam ruim. Disseram ao homem que tinha sido curado:
"Você não pode trabalhar no sábado! Não é permitido pela Lei carregar essa esteira!"
11 - "O homem que me curou me mandou", foi a resposta dele.
12 - "Quem foi que disse tal coisa a você?" perguntaram eles.
13 - O homem não sabia, e Jesus havia desaparecido entre a multidão.
14 - Mas depois disso Jesus encontrou o mesmo homem no templo e lhe disse: "Agora você
está bom; não peque como fez antes, senão poderá acontecer uma coisa ainda pior".
15 - Então o homem foi procurar o líderes judaicos e lhes disse que tinha sido Jesus quem o
havia curado.
16 - Em consequência, eles começaram a perseguir Jesus como pessoa que não guardou o
sábado conforme a Lei de Moisés mandava.
17 - Mas Jesus respondeu: "Meu Pai faz o bem sempre, e Eu estou seguindo o exemplo dEle".
18 - Com isso, todos os líderes ficaram ainda mais desejosos de matar Jesus porque, além de
desobedecer as leis a respeito do sábado, Ele havia falado de Deus como seu pai, fazendo-Se,
desse modo, igual a Deus.
19 - Jesus respondeu: "O Filho não pode fazer nada por si mesmo. Ele só faz o que vê o Pai
fazer, e faz da mesma forma.
20 - Porque o Pai ama o Filho, e Lhe conta tudo o que está fazendo; e o Filho fará milagres
muito mais espantosos do que a cura deste homem!
21 - Ele vai até ressuscitar a todo aquele que Ele quiser, tal como o Pai faz.
* Muitos dos manuscritos antigos omitem este material entre parênteses.
22 - E o Pai deixa todo julgamento do pecado para o Filho.
23 - A fim de que todos respeitem o Filho tal como respeitam o Pai. Mas se vocês se recusam a
respeitar o Filho de Deus, que Ele enviou a vocês, então é certo que não estão respeitando o
Pai.
24 - Eu digo sinceramente que todo aquele que ouve a minha mensagem e crê em Deus, que
Me enviou, tem a vida eterna, e jamais será condenado pelos seus pecados, mas já passou da
morte para a vida.
25 - E Eu declaro solenemente que está chegando a hora, e de fato é agora, quando os mortos
ouvirão a minha voz - a voz do Filho de Deus - e aqueles que ouvirem, viverão.
26 - O Pai tem a vida em Si mesmo, e concedeu ao Filho também ter vida em Si mesmo,
27 - E deu-Lhe autoridade para julgar os pecados da humanidade toda, porque Ele é o Filho do
Homem.
28 - Não se admirem disto! Na verdade vem o tempo em que todos os mortos, em seus
túmulos, ouvirão a voz do Filho de Deus,
29 - e vão ressuscitar - aqueles que fizeram o bem, para a vida eterna; e aqueles que
continuaram no mal, para a condenação.
30 - Eu, porém, não dou nenhuma sentença sem consultar o Pai. Eu julgo pelo que Ele Me
conta. E o meu julgamento é absolutamente imparcial e justo, porque está de acordo com a
vontade de Deus, que Me enviou, e não é um julgamento somente meu.
31 - Quando Eu faço declarações a respeito de Mim mesmo, muita gente não acredita,
32,33 - porém um outro, João Batista está fazendo também estas declarações sobre mim.
Vocês saíram para ouvir a pregação dele, e Eu posso afirmar que tudo o que ele diz a meus
respeito é verdadeiro!
34 - Porém o testemunho mais verdadeiro que Eu tenho, não vem de um homem, embora Eu
tenha feito lembrar o testemunho de João para que vocês creiam em Mim e sejam salvos.
35 - João brilhou bastante por um momento, e vocês gostaram e ficaram alegres,
36 - porém Eu tenho um testemunho maior que o de João. São os milagres que Eu faço; estes
me foram destinados pelo Pai , e provam que o Pai Me enviou.
37 - E o próprio Pai também testificou ao Meu respeito, embora Ele não aparecesse a vocês
pessoalmente, nem falasse diretamente com vocês.
38 - Mas vocês não estão dando ouvidos a Ele, porque se recusam a crer em Mim - Aquele que
foi enviado a vocês com a mensagem de Deus.
39 - Vocês estudam as Escrituras, porque creem que elas dão a vida eterna. E as Escrituras
conduzem a Mim.
40 - Mesmo assim vocês não querem vir a mim para que Eu lhes dê esta vida eterna!
41 e 42 - A aprovação ou não de vocês na vale nada para Mim, pois como Eu sei muito bem,
vocês não tem o amor de Deus no coração.
43 - Eu sei, porque vim a vocês representando o Meu Pai e vocês recusaram acolher-me,
embora recebam muito depressa aqueles que não são enviados dEle, mas representam apenas
a si mesmos!
44 - Não admira que vocês não possam crer! Porque vocês alegremente se aplaudem uns aos
outros, mas não se importam com o aplauso que vem do único Deus!
45 - Apesar disso, não sou Eu que acusará vocês diante do Pai - é Moisés! E é nas Leis de
Moisés que vocês depositam a esperança do céu.
46 - Mas vocês recusaram a crer em Moisés. Ele escreveu a meu respeito e vocês recusam crer
nele; por isso recusam crer em Mim.
47 - E visto que não acreditam no que ele escreveu, não admira que também não acreditam
em Mim".

Nenhum comentário:

Postar um comentário