Pesquisar este blog

sábado

CAPÍTULO 6

1 - Depois disso, Jesus atravessou o Mar da Galiléia, conhecido também como o Mar de
Tiberíades.
2, 3, 4 e 5 - E uma enorme multidão, muitos deles eram peregrinos a caminho de Jerusalém
para a comemoração anual da Páscoa, O estava seguindo a todos os lugares aonde Ele ia, para
verem a cura dos doentes. Portanto, quando Jesus subiu ao monte e sentou-se com os seus
seguidores em volta, logo viu uma grande multidão de pessoas que subiam o monte,
procurando por Ele. Voltando-Se para Filipe, perguntou: "Filipe, onde poderemos comprar pão
para alimentar toda essa gente?"
6 - (Ele estava experimentando Filipe, porque já sabia o que ia fazer).
7 - Filipe respondeu: "Seria preciso uma fortuna, só para começar".
8 e 9 - Então André, irmão de Simão Pedro, falou: "Aqui está um rapaz com cinco pães de
cevada e dois peixes! Mas que adianta isto para toda esta multidão?"
10 - "Digam que todo mundo se sente", ordenou Jesus. E todos eles - só os homens eram
aproximadamente 5.000 - sentaram-se no chão gramado da montanha.
11 - E assim Jesus tomou os pães, deu graças a Deus e os entregou ao povo. Depois disso fez
o mesmo com os peixes. E todo mundo comeu até ficas satisfeito!
12 - "Agora juntem as sobras", disse Jesus aos seus seguidores, "para que não se perca nada".
13 - "E encheram doze cestos com as sobras!"
14 - Quando o povo percebeu que grande milagre havia acontecido, exclamou: "Não há
dúvida, este é o Profeta que estávamos esperando!"
15 - Jesus viu que eles estavam prontos para fazer com que Ele fosse o rei deles, e por isso
subiu sozinho ainda mais alto nas montanhas.
16 - Ao anoitecer, os seguidores dEle desceram à praia para esperar que Jesus viesse.
17 - Mas como ficou escuro e Jesus ainda não tinha voltado, entraram no barco e
atravessaram o lago em direção a Cafarnaum.
18 e 19 - Logo uma ventania caiu sobre eles enquanto remavam, e o mar ficou muito agitado.
Eles estavam a uns cinco ou seis quilômetros da margem quando de repente viram Jesus
andando na direção do barco! Ficaram apavorados,
20 - porém Ele disse: "Sou Eu! não tenham medo!"
21 - Então de boa vontade deixaram Jesus entrar no barco, e imediatamente estavam onde
queriam chegar!
22 e 23 - No dia seguinte de manhã, lá no outro lado do lago, o povo começou a reunir-se na
praia (esperando para ver Jesus). Porque sabiam que Ele e seus seguidores tinham chegado
juntos e que os seguidores haviam ido embora no barco deles, deixando Jesus para trás.
Estavam por ali diversos barquinhos de Tiberíades,
24 - de modo que o povo, quando viu que Jesus não estava lá, nem seus seguidores, entrou
nos barquinhos e atravessou para Cafarnaum, a fim de procurar Jesus.
25 - Quando chegaram e se encontraram com Ele, disseram: "Mestre como foi que o Senhor
chegou aqui?"
26 - Jesus respondeu: "O fato é que vocês querem estar comigo porque Eu lhes dei de comer,
e não por que creem em Mim.
27 - Mas vocês não devem estar preocupados assim com coisas que acabam como a comida.
Não; gastem suas forças buscando a vida eterna que Eu, o Messias, posso dar-lhes. Porque
Deus, o Pai, Me enviou justamente com esta finalidade".
28 - Eles responderam: "Que devemos fazer para agradar a Deus?"
29 - Jesus disse-lhes: "A vontade de Deus é esta: que vocês creiam em Mim, que Ele enviou".
30 e 31 - Eles responderam: "O Senhor deve nos mostrar mais milagres, se quiser que nós
creiamos que o Senhor é o Messias. Queremos pão de graça todos os dias, como os nossos
pais tiveram enquanto andavam no deserto! Como dizem as Escrituras: 'Moisés deu ao povo
pão do céu'".
32 - Jesus disse: "Não foi Moisés quem deu o pão para eles. Foi meu Pai, agora Ele oferece a
vocês o verdadeiro Pão do Céu.
33 -O Pão verdadeiro é uma Pessoa - Aquele que Deus enviou do céu, e Ele é quem dá vida ao
mundo".
34 - "Senhor", disseram eles, "dê-nos desse pão todos os dias da nossa vida!"
35 - Jesus respondeu: "Eu Sou o Pão da Vida. Ninguém que venha a Mim terá fome outra vez.
Aqueles que creem em mim nunca terão sede.
36 - Mas a dificuldade é que, conforme Eu disse antes, vocês não creram, nem mesmo depois
de Me terem visto.
37 - Mas alguns virão a Mim - aqueles que o Pai Me deu - e nunca, nunca rejeitarei os que
vierem.
38 - Pois Eu vim do céu aqui para fazer a vontade de Deus, que Me enviou, e não para seguir o
Meu próprio caminho.
39 - E esta é a vontade de Deus: que Eu não perca de todos que Ele Me deu, mas que levante
todos para a vida eterna no Último Dia.
40 - Pois é a vontade do Pai que todo aquele que veja o Filho dEle e creia nEle, tenha a vida
eterna - e seja ressuscitado no Último Dia".
41 - Então os judeus começaram a murmurar contra Ele, porque dizia ser o Pão do Céu.
42 - "Quê?" exclamaram eles. "Ora, Ele é apenas Jesus, o Filho de José; nós conhecemos seu
pai e mãe. Que é isso que Ele está dizendo, que desceu do céu?"
43 - Mas Jesus respondeu: "Não murmurem entre vocês porque Eu disse isto.
44 - Pois ninguém pode vir a Mim, a não ser que o Pai, que Me enviou, traga a pessoa a Mim, e
no Último Dia Eu vou ressuscitar a todos os que creram.
45 - Como está dito nas Escrituras: 'Todos eles serão ensinados por Deus'. Aqueles a quem o
Pai fala, que aprendem dEle a verdade, serão atraídos a Mim.
46 - (Não que qualquer um veja realmente o Pai, pois só Eu O vi.)
47 - Eu digo isto a vocês sinceramente - todo aquele que crê em Mim, já tem a vida eterna!
48 - Sim, Eu sou o Pão da Vida!
49 - Não havia vida verdadeira naquele pão dos céus que os pais de vocês comeram no
deserto, pois todos eles morreram.
50 e 51 - Mas existe uma coisa chamada Pão do Céu que dá a Vida Eterna a todo aquele que o
comer. E Eu sou esse Pão Vivo que desceu do Céu. Todo aquele que comer deste Pão viverá
eternamente. Minha carne é este Pão, entregue a todos para salvar a humanidade".
52 - Então os judeus começaram a discutir uns com os outros a respeito do que Ele queria
dizer. "Como pode este homem nos dar a sua carne para comer? perguntavam.
53 - Então Jesus disse outra vez: "Com toda sinceridade Eu afirmo: Se vocês não comerem a
carne do Messias e não beberem o seu sangue, não poderão ter a vida eterna.
54 - Mas todo aquele que realmente come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida
eterna, e Eu o ressuscitarei no Último Dia.
55 - Porque a minha carne é a verdadeira comida, e o meu sangue é a verdadeira bebida.
56 - Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue, está em Mim, e Eu nele.
57 - Eu vivo pelo poder do Pai que Me enviou, e da mesma forma, aqueles que se alimentam
de Mim viverão por minha causa!
58 - Eu sou o verdadeiro Pão do Céu; e todo aquele que come este Pão viverá eternamente, e
não morrerá, como os pais de vocês morreram - embora eles tenham comido pão vindo do
céu".
59 - (Ele pregou o sermão acima, na sinagoga de Cafarnaum).
60 - Até mesmo os seus seguidores disseram: "Isto é muito difícil de entender. Quem poderá
explicar o que Ele que dizer?"
61 - Jesus sabia que os seus seguidores estavam reclamando e disse-lhes: "Isto perturba
vocês?
62 - Então que pensarão vocês se Me virem, o Messias, voltar para o céu?
63 - Somente o Espírito Santo dá a vida eterna. Aqueles que nasceram só uma vez de
nascimento físico, nunca receberão este presente. Porém agora Eu lhes disse como conseguir
esta verdadeira vida espiritual.
64 - Mas alguns ainda não creem em Mim". (Pois Jesus sabia desde o princípio quem não
acreditava nEle e por quem seria traído.)
65 - Depois observou: "Isso é o que Eu queria dizer quando afirmei que ninguém pode vir a
Mim se meu Pai não atrair a Pessoa a Mim".
66 - Nesse ponto, muitos dos seus seguidores voltaram atrás e O abandonaram.
67 - Então Jesus voltou-Se para os Doze e perguntou: "Vocês também vão embora?"
68 - Simão Pedro respondeu: "Mestre para quem iremos nós? Só o Senhor tem as palavras
que dão a vida eterna,
69 - e nós cremos nessas palavras e sabemos que o Senhor é o santo Filho de Deus".
70 - Então Jesus disse: "Eu escolhi vocês doze; contudo, um é um diabo".
71 - (Ele estava falando de Judas, filho de Simão Iscariotes, um dos Doze, por quem seria
traído.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário