Pesquisar este blog

sábado

CAPÍTULO 3

1 e 2 - Uma noite, um líder religioso judaico chamado Nicodemos, membro do grupo dos
fariseus, veio fazer uma visita a Jesus. "Senhor", disse ele, "todos nós sabemos que Deus
enviou o Senhor para nos ensinar. Os seus milagres são uma prova suficiente disto".
3 - Jesus respondeu: "Com toda a sinceridade que tenho, digo-lhe isto: Se você não nascer de
novo, nunca poderá entrar no Reino de Deus".
4 - "Nascer de novo!" exclamou Nicodemos. "Que quer o Senhor dizer? Como pode um homem
velho voltar para o ventre da mãe e nascer outra vez?"
5 - Jesus respondeu: "O que Eu lhe estou dizendo tão sinceramente é isto: Se alguém não
nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus.
6 - Os homens só podem reproduzir a vida humana, mas o Espírito Santo dá a vida nova do
céu.
7 - Portanto, não se admire da minha declaração de que você precisa nascer de novo!
8 - Assim como você pode ouvir o vento, mas não pode dizer da onde ele vem ou para onde
vai depois, assim é com o Espírito. Nós não sabemos qual é a próxima pessoa a quem Ele
concederá esta vida do céu".
9 - "Que quer o Senhor dizer?" perguntou Nicodemos.
10 e 11 - Jesus respondeu: "Você é um famoso mestre dos judeus, e ainda assim não entende
estas coisas? Eu estou dizendo o que sei e o que vi - e mesmo assim vocês não querem crer
em mim.
12 - Mas se vocês não creem em mim nem quando falo sobre coisas como estas que
acontecem aqui entre os homens, como é possível vocês crerem se Eu falar o que está
acontecendo no céu?
13 - Pois somente Eu, o Messias, vim a terra e voltarei ao céu outra vez.
14 - E como Moisés, no deserto, levantou numa estaca uma serpente de bronze, assim
também Eu devo ser levantado numa cruz,
15 - para que todo aquele que crer em Mim, tenha a vida eterna.
16 - Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo aquele que nEle
crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 - Deus não enviou o Filho dEle para condenar o mundo, mas para salvá-lo.
18 - Não há condenação eterna reservada para aqueles que confiam nEle como Salvador. Mas
aqueles que não confiam nEle como Salvador, já foram julgados e condenados por não crerem
no Filho único de Deus.
19 - A sentença deles está baseada neste fato: a Luz do céu veio ao mundo, porém eles
amaram mais a escuridão do que a Luz, porque a obra deles eram más.
20 - Eles odiaram a Luz celeste porque queriam pecar na escuridão. Ficaram longe daquela
Luz, com medo dos seus pecados serem revelados e eles castigados.
21 - Mas aqueles que se comportam bem, têm prazer em vir para a Luz, a fim de que todo
mundo veja que eles estão fazendo o que Deus quer".
22 - Depois disto Jesus e seus seguidores saíram de Jerusalém e ficaram juntos por algum
tempo na Judéia, onde batizavam.
23, 24 - Por esse tempo João Batista ainda não estava na prisão. Batizava em Enom, perto de
Salim, porque ali havia bastante água.
25 - Um dia alguém começou uma discussão com alguns dos seguidores de João, dizendo que
o batismo de Jesus era melhor.
26 - Então ele vieram a João e disseram: "Mestre, o homem que o Senhor encontrou no outro
lado do rio Jordão - Aquele que o Senhor disse que era o Messias - também está batizando, e
todo mundo vai para lá, ao invés de vir para nós aqui".
27 - João respondeu: "Deus no céu dá a cada homem o seu trabalho.
28 - Meu trabalho é preparar o caminho para aquele Homem, para que todo mundo vá a Ele.
Vocês mesmos sabem como eu já falei claramente que eu não era o Messias. Eu estou aqui
para preparar o caminho para Ele - isso é tudo.
29 - As multidões irão naturalmente atrás da atração principal - a noiva irá para onde o noivo
está! Os amigos do noivo alegram-se com Ele. Eu sou o amigo do Noivo. e estou cheio de
alegria com o sucesso dEle.
30 - Ele deve tornar-Se cada vez maior, e eu devo diminuir cada vez mais.
31 - Ele veio do céu e é maior do que qualquer outro. Eu sou da terra, e só sei falar das coisas
da terra.
32 - Ele fala do que viu e ouviu, mas como são poucos os que creem no que Ele fala.
33 e 34 - Aqueles que creem nEle descobrem que Deus é uma fonte de verdade. Pois, sendo
enviado por Deus, Ele fala as palavras de Deus, porque o Espírito de Deus está sobre Ele, sem
medita e nem limite.
35 - O Pai ama esse Homem porque Ele é Seu Filho, e Deus entregou tudo o que existe a Ele.
36 - E todos os que confiam nEle, - o Filho de Deus - como Salvador, têm a vida eterna;
aqueles que não creem nem obedecem a Ele nunca verão o céu; pelo contrário, a ira de Deus
permanece sobre eles".

Nenhum comentário:

Postar um comentário