Pesquisar este blog

domingo

CAPÍTULO 19

1 - Então Pilatos mandou os soldados surrarem Jesus com um chicote de chumbo,
2 - E eles fizeram uma coroa de espinhos, puseram na cabeça dEle, e vestiram Jesus com um
manto real vermelho.
3 - "Salve, 'Rei dos Judeus'!" caçoavam eles, e davam socos nEle.
4 - Pilatos saiu outra vez e disse aos judeus: "Agora eu vou trazer Jesus aqui fora para vocês,
mas entendam que eu o acho inocente".
5 - Então Jesus saiu com a coroa de espinhos e o manto. Pilatos disse: "Aqui está o homem!"
6 - Ao ver Jesus, os sacerdotes principais e os oficiais judaicos começaram a gritar:
"Crucifique! Crucifique!" "Vocês O crucifiquem", disse Pilatos. "Eu acho que ele é inocente".
7 - Então responderam: "Pelas nossas leis Jesus deve morrer, porque se chamou a si mesmo
de Filho de Deus".
8 - Quando Pilatos ouviu isto, ficou mais assustado do que nunca.
9 - Por isso levou Jesus novamente para o palácio e perguntou: "De onde você é?" Mas Jesus
não deu nenhuma resposta.
10 - "Não fala comigo?" perguntou Pilatos. "Não compreende que eu tenho poder de soltar ou
crucificar os presos?"
11 - Então Jesus disse: "O senhor não teria nenhum poder sobre Mim se este não fosse dado
ao senhor lá de cima. Portanto, aqueles que Me trouxeram ao senhor têm um pecado maior".
12 - Com isso, Pilatos tentava soltar Jesus, mas os líderes judaicos diziam: "Se o senhor soltar
este homem, não é amigo de César".
13 - Dizendo eles estas palavras, Pilatos novamente trouxe Jesus para fora, e se sentou no
tribunal, chamado "Calçada de Pedras".
14 - A essa hora já era cerca de meio-dia da véspera da Páscoa. E Pilatos disse aos judeus:
"Aqui está o rei de vocês!"
15 - "Fora com Ele!" gritaram "Fora com ele - crucifique Jesus!" "Quê? Crucificar o rei de
vocês?" perguntou Pilatos. "Nós não temos nenhum outro rei, além de César", gritaram os
sacerdotes principais.
16 - Então Pilatos entregou-lhes Jesus para ser crucificado.
17 - E eles conseguiram pôr as mãos nEle; Jesus foi levado para fora da cidade, carregando
sua cruz, ao lugar conhecido como "A Caveira", em hebraico, "Gólgota".
18 - Ali eles crucificaram Jesus e outros dois com Ele, um de cada lado, e Ele no meio.
19 - Pilatos pregou por cima dEle uma tabuleta que dizia: "JESUS DE NAZARÉ, REI DOS
JUDEUS".
20 - O lugar onde Jesus foi crucificado estava perto da cidade; e a tabuleta estava escrita em
hebraico, latim e grego, de modo que muitas pessoas puderam ler a inscrição.
21 - Então os sacerdotes principais disseram a Pilatos: "Mude isso de 'Rei dos Judeus' para 'Ele
disse: Eu sou o Rei dos Judeus'".
22 - Pilatos respondeu: "O que eu escrevi, escrevi. Vai ficar exatamente como está".
23 e 24 - Quando os soldados acabaram de crucificar a Jesus, dividiram Suas roupas em
quatro porções, uma para cada um deles. Mas disseram: "Não vamos rasgar o manto dEle",
porque era sem costura. "Vamos jogar os dados para ver quem ganha o manto". Isto cumpriu
a Escritura que diz: "Eles dividiram entre si as minhas roupas, e tiraram sortes sobre meu
manto". Assim, isso foi o que eles fizeram. Perto da cruz encontrava-se Maria, mãe de Jesus, a
tia dEle, a esposa de Cleófas, e Maria Madalena.
26 - Quando Jesus viu que a mãe dEle se achava ali junto a mim, que era seu amigo íntimo,
disse a ela: "Olhe, Ele é seu filho".
27 - E para mim Ele disse: "Olhe, ela é sua mãe!" Daí em diante eu levei Maria para minha
casa.
28 - Jesus sabia que tudo já estava terminado, e para cumprir as Escrituras, disse: "Eu estou
com sede".
29 - Havia ali uma jarra de vinho azedo, de modo que ensoparam uma esponja nele, puseram
num caniço e suspenderam até os lábios dEle.
30 - Quando Jesus experimentou disse: "Está tudo terminado"; inclinou a cabeça e entregou o
espírito.
31 - Os líderes judaicos não queriam as vítimas penduradas ali no dia seguinte, que era
sábado (e aquele era um sábado muito especial, porque era a Páscoa); por isso pediram a
Pilatos que mandassem quebrar as pernas dos homens, a fim de apressar a morte; assim seus
corpos poderiam ser tirados das cruzes.
32 - Então os soldados vieram e quebraram as pernas dos dois homens crucificados com
Jesus;
33 - Mas quando chegaram a Ele, viram que já estava morto, e por isso não quebraram as
suas pernas.
34 - Contudo, um dos soldados furou o Seu lado com uma lança, e correu sangue com água.
35 - Eu vi tudo isto com os meus próprios olhos e fiz uma narração fiel, para que vocês
também possam crer.
36,37 - Os soldados fizeram isso em cumprimento da Escritura que diz: "Nenhum dos seus
ossos será quebrado", e: "Eles olharão para Aquele a quem feriram".
38 - Depois disso José da Arimatéia, que tinha sido um seguidor secreto de Jesus porque tinha
medo dos líderes judaicos, corajosamente pediu a Pilatos autorização para retirar o corpo de
Jesus; e Pilatos deixou. Então ele levou o corpo embora.
39 - Nicodemos, o homem que tinha ido de noite a Jesus, veio também, trazendo cinquenta
quilos de perfume, próprio para embalsamar, feito com babosa.
40 - E os dois juntos enrolaram o corpo de Jesus em um pano de linho comprido cheio desses
perfumes, como é o costume judaico para o sepultamento.
41 - O lugar da crucificação estava próximo a um jardim, onde existia um túmulo novo, que
nunca tinha sido usado.
42 - Assim, por causa da necessidade de enterrarem depressa, antes do sábado, e porque o
túmulo estava bem perto, eles puseram Jesus ali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário