Pesquisar este blog

sábado

CAPÍTULO 7

1 - Depois disto, Jesus foi para a Galiléia, e andava de aldeia em aldeia, porque queria
permanecer fora da Judéia, onde os líderes judaicos estavam planejando a morte dEle.
2 - Mas logo chegou o tempo da festa dos Tabernáculos , uma das comemorações dos judeus,
3 - e os irmãos de Jesus insistiram com Ele para que fosse à Judéia, a fim de participar da
festa. "Vá aonde mais gente possa ver os seus milagres!" caçoavam eles.
4 - "Você não pode ser famoso escondendo-Se assim! Se é tão importante, prove isso ao
mundo!"
5 - "Pois nem mesmo seus irmãos criam nEle.
6 - Jesus respondeu: "Não é agora o tempo certo para Eu ir. Mas vocês podem ir a qualquer
hora, e isto não faz diferença nenhuma,
7 - porque o mundo não pode odiar a vocês; mas a mim, sim, porque Eu o acuso de pecado e
maldade.
8 - Vão vocês, e Eu vou depois, quando for a época certa".
9 - Assim Ele ficou na Galiléia.
10 - Mas depois que os irmãos dEle partiram para a festa, Ele foi também, embora
secretamente, ficando longe dos olhos do público.
11 - Os líderes judaicos procuravam achar Jesus na festa e andavam perguntando por Ele.
12 - Havia uma grande discussão a Seu respeito entre o povo. Alguns diziam: "Ele é um
homem admirável ", enquanto outros diziam: "Não, Ele está enganando o público".
13 - Mas ninguém tinha coragem de falar a favor dEle me público, com medo dos líderes
judaicos.
14 - Então, quando a festa estava no meio, Jesus subiu ao templo e pregava abertamente.
15 - Os líderes judaicos ficavam surpresos com o que dizia. "Como é que Ele sabe tanto, pois
nunca esteve em nossas escolas?" perguntavam eles.
16 - Jesus respondia assim: "Eu não estou ensinando a vocês as minhas ideias, mas os ensinos
de Deus, que Me enviou.
17 - Se qualquer um de vocês realmente decidir fazer a vontade de Deus, então saberá com
certeza se o Meu ensino vem de Deus ou é simplesmente meu.
18 - Todo aquele que apresenta suas próprias ideias está procurando aplauso para si mesmo,
porém todo o que procura honrar Àquele que o enviou, é uma pessoa correta e verdadeira.
19 - Nenhum de vocês obedece as leis de Moisés! Portanto, por que Me perseguem dizendo
que Eu não obedeço essas mesmas leis? Por que matar-Me por isto?"
20 - A multidão respondeu: "O Senhor perdeu o juízo! Quem está procurando matá-Lo?
21, 22 e 23 - Jesus respondeu: "Eu trabalhei no sábado curando um homem, e vocês ficaram
admirados. Mas vocês trabalham no sábado também, toda vez que obedecem a lei de Moisés a
respeito da circuncisão, (contudo, esta lei da circuncisão é mais antiga do que a lei de Moisés);
pois se o tempo certo de circuncidar os seus filhos cair num sábado, vocês fazem o que a lei
manda, aliás, como deve ser mesmo. Ora, pois, por que Eu devo ser condenado pelo fato de
curar um homem no sábado?
24 - Pensem nisto e vocês verão que Eu tenho razão".
25 - Alguns do povo, que moravam ali em Jerusalém, diziam aos outros: "Não é este o homem
que estão procurando matar?
26 - Porém aqui está Ele pregando em público, e não lhe dizem nada. Será que os nossos
líderes reconheceram que Ele é realmente o Messias?
27 - Mas como pode ser Ele? Pois nós sabemos onde esse Homem nasceu; quando o Cristo
vier, Ele simplesmente aparecerá, e ninguém saberá de onde vem".
28 - Por isso Jesus, num sermão no templo, disse: "Sim, vocês Me conhecem e sabem onde Eu
nasci e Me criei, mas Eu fui enviado por Alguém que vocês não conhecem, e Ele é a Verdade.
29 - Eu O conheço, porque Eu estava, com Ele, e Ele Me enviou a vocês".
30 - Então os líderes judaicos procuravam prender Jesus, mas ninguém pôs a mão nEle,
porque ainda não havia chegado a hora determinada por Deus.
31 - Muitas entre as pessoas do templo creram nEle. "Afinal de contas", diziam, "milagres se
esperam que o Messias faça, que este homem não tenha feito?"
32 - Quando os fariseus souberam da atitude do povo, eles e os sacerdotes principais enviaram
oficiais para prender Jesus.
33 - Mas Jesus lhes disse: "(Agora, não!) Eu vou ficar aqui um pouco mais. Então voltarei para
Aquele que Me enviou.
34 - Vocês Me procurarão, mas não Me acharão. E não poderão ir aonde Eu estiver!"
35 - Os líderes judaicos ficaram pensando nesta declaração. "Para onde será que Ele está
planejando ir?" perguntavam. "Pode ser que Ele esteja pensando em deixar o país e ir ficar
com os judeus em outras terras, ou pode ser que até mesmo aos povos que não são judeus!"
36 - Que será que Ele quer dizer com isso de nós procurarmos e não podermos encontra-Lo,
ou "Vocês não poderão ir aonde Eu estiver!?"
37 - No último dia na maior animação da festa, Jesus disse ao povo; 'Se alguém está com
sede, venha a Mim e beba.
38 - Porque as Escrituras declaram que rios de água viva correrão do íntimo de todo aquele
que crer em Mim".
39 - (Ele estava falando do Espírito Santo, que seria dado a todo aquele que cresse nEle; mas
o Espírito ainda não tinha sido dado, porque Jesus ainda não havia voltado para a glória dEle
no céu).
40 - Quando o povo O ouviu dizer isto, alguns declararam: "Este Homem de fato é o profeta
que virá logo antes do Messias".
41 e 42 - Outros diziam: "Ele é o Messias". E ainda outros: "Mas Ele não pode ser! O Messias
virá da Galiléia? Pois as Escrituras afirmam claramente que o Messias nascerá da linhagem real
de Davi, em Belém, a aldeia onde Davi nasceu".
43 - Assim a multidão estava dividida a Seu respeito.
44 - Alguns queriam que Ele fosse preso, mas ninguém tocou nEle.
45 - A polícia do Templo que tinha sido enviada para prender Jesus voltou aos sacerdotes
principais e aos fariseus. "Por que vocês não trouxeram o acusado?" perguntaram eles.
46 - "Ele fala coisas maravilhosas!" responderam. "Nós nunca ouvimos alguém falar assim".
47 - "Então vocês já foram enganados?" caçoaram os fariseus.
48 - "Existe pelo menos um de nós, entre os governantes judaicos ou fariseus, que acredita
que Ele é o Messias?"
49 - Esse povo ignorante acredita, sim; mas que sabem eles a respeito disso? Esta multidão é
maldita!"
50 - Então Nicodemos tomou a palavra (lembre-se dele? Ele é o líder judaico que foi
secretamente entrevistar Jesus).
51 - "A lei permite condenar um homem, antes mesmo que ele seja julgado?" perguntou.
52 - Eles responderam: "Você por acaso também é galileu, é? Procure nas Escrituras e veja
você mesmo - da Galiléia não sairão profetas!"
53 - Então a reunião terminou, e todo mundo foi para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário