Pesquisar este blog

sábado

CAPÍTULO 13

1, 2 e 3 - Ao entardecer do Dia da Páscoa, Jesus sabia que aquela seria a última noite dEle
sobre a terra, antes de voltar para o Seu Pai. Durante a ceia, o Diabo já havia inspirado Judas
Iscariotes, filho de Simão, que aquela era a noite para ele executar o seu plano de trair Jesus.
Jesus sabia que receberia do Pai todas as coisas, que tinha vindo de Deus e voltaria para Deus.
E como Ele amava aos seus discípulos!
4 - Assim foi que Ele Se levantou da mesa da ceia, tirou o manto, enrolou uma toalha na
cintura,
5 - derramou água numa bacia, e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando com a
toalha que tinha à sua volta.
6 - Quando chegou a Simão Pedro, este lhe disse: "Mestre, o Senhor não deve estar lavando
nossos pés assim!"
7 - Jesus respondeu: "Você não entende agora porque Eu estou fazendo isso; mais tarde
entenderá".
8 - "Não", protestou Pedro. "O Senhor nunca lavará os meus pés!" "Mas se Eu não lavar, você
não pode ser o Meu companheiro", respondeu Jesus.
9 - Simão Pedro exclamou: "Então, lava-me as mãos e a cabeça também - e não somente os
pés!"
10 - Jesus respondeu: "Aquele que tomou um banho completo só necessita lavar os pés para
ficar totalmente limpo. Ora, vocês estão limpos - mas isto não é verdade a respeito de todos
aqui".
11 - Pois Jesus sabia por quem seria traído. Era isso que Ele queria dizer quando falou: "Nem
todos vocês estão limpos".
12 - Depois de lavar os pés deles, Jesus vestiu o manto novamente, acomodou-Se e
perguntou: "Vocês entendem o que Eu estava fazendo?
13 - Vocês Me chama 'Mestre' e 'Senhor', e fazem bem em dizer assim, porque é verdade.
14 - E já que Eu, O Senhor e o Mestre, lavei os pés de vocês , vocês devem lavar os pés uns
dos outros.
15 - Eu dei um exemplo para ser seguido: façam como eu fiz com vocês.
16 - A verdade é que um empregado não é maior do que o seu patrão. Nem um mensageiro é
mais importante do que aquele que o envia.
17 - Vocês já sabem estas coisas - agora façam assim! Este é o modo de receber as bênçãos.
18 - Não estou dizendo estás coisas a vocês todos; Eu conheço muito bem cada um, pois Eu
escolhi vocês. A escritura declara: 'um dos que comem a ceia comigo, Me trairá', e isto vai
acontecer logo.
19 - Estou dizendo isto agora para que, quando acontecer, vocês creiam em Mim.
20 - Verdadeiramente, qualquer um que recebe o Espírito Santo, que Eu enviarei, está
recebendo a Mim; e quem Me recebe, também recebe o Pai, que Me enviou".
21 - Nisto Jesus sentiu uma profunda tristeza de espírito: e exclamou: "Sim, é verdade - um
de vocês Me trairá".
22 - Os discípulos olharam uns para os outros, tentando descobrir de quem ele poderia estar
falando.
23 - Como eu estava perto de Jesus na mesa, como seu amigo mais íntimo,
24 - Simão Pedro me fez sinal para que perguntasse a Ele quem iria praticar uma coisa tão
horrível.
25 - Então eu me virei e perguntei: "Quem é ele, Senhor?"
26 - Jesus me disse: "É aquele que Eu homenagear dando o pão mergulhado no molho". Em
seguida, deu o pão a Judas, filho de Simão Iscariotes.
27 - Logo que Judas o comeu, Satanás entrou nele. Então Jesus disse: "Depressa - faça já".
28 - Nenhum dos outros á mesa soube o que Jesus quis dizer.
29 - Alguns pensavam que, como Judas era o que tomava conta do dinheiro deles, Jesus
estava dizendo-lhe que fosse pagar a comida ou dar algum dinheiro aos pobres.
30 - Judas partiu imediatamente, mergulhando na noite.
31 - Logo que ele saiu, Jesus disse: "Chegou a minha agora; daqui a pouco a glória de Deus
Me rodeará - e Deus receberá um grande louvor por causa de tudo quanto Me acontecer.
32 - E Deus Me dará a sua própria glória, logo a seguir.
33 - Meus amados filhos, como são curtos estes momentos antes que Eu precise ir embora e
deixar vocês! Nessa hora, ainda que vocês Me procurem, não poderão vir a Mim - tal como Eu
disse aos líderes judaicos.
34 - Por isso Eu estou dando a vocês agora um novo mandamento - amem-se tanto uns aos
outros quanto Eu amo a vocês.
35 - Esse profundo amor que tiverem uns pelos outros provará ao mundo que vocês são os
meus discípulos".
36 - Simão Pedro disse: "Mestre, para onde o Senhor vai?"
E Jesus respondeu: "Você não pode ir comigo agora; porém mais tarde poderá Me seguir".
37 - "Mas por que eu não posso ir agora?" perguntou ele, "pois estou pronto a morrer pelo
Senhor".
38 - Jesus respondeu: "Morrer por Mim? Não - antes do galo cantar amanhã de madrugada,
você negará três vezes que Me conhece".

Nenhum comentário:

Postar um comentário