Pesquisar este blog

sábado

CAPÍTULO 10

1- Todo aquele que se recusa a entrar no curral das ovelhas pelo portão, e entra às escondidas
por cima do muro, deve ser certamente um ladrão!
2 - Porque os pastor das ovelhas entra pelo portão.
3 - O porteiro abre o portão para ele, as ovelhas ouvem a sua voz e vêm; ele chama as Suas
próprias ovelhas pelo nome e leva todas para fora.
4 - Vai andando na frente, e elas seguem o pastor, porque reconhecem a Sua voz.
5 - Elas não seguirão um estranho; antes fugirão dele, porque não reconhecem a sua voz".
6 - Aqueles que ouviram Jesus usar esta ilustração não entenderam o que queria dizer;
7 - Por isso Ele explicou: "Eu sou o portão das ovelhas".
8 - "Todos os outros que vieram antes de Mim eram ladrões e assaltantes. Porém as
verdadeiras ovelhas não atenderam a eles.
9 - Sim, Eu sou o Portão. Aqueles que entrarem através do portão, serão salvos; entrarão,
sairão, e encontrarão pastagens verdes.
10 - A intenção do ladrão é roubar, matar e destruir. Minha intenção é dar vida eterna - vida
completa.
11 - Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá sua vida pelas ovelhas.
12 - Um simples empregado fugirá, se perceber que o lobo vem chegando, e deixará as
ovelhas, porque elas não são dele, e ele não é o pastor delas. Com isso o lobo ataca e espalha
o rebanho.
13 - O empregado foge porque é apenas uma pessoa que trabalha por dinheiro, e não tem
interesse real nas ovelhas.
14 - Eu sou o Bom Pastor, conheço minhas próprias ovelhas, e elas me conhecem.
15 - Assim como meu Pai Me conhece, Eu conheço o Pai, e entrego a Minha vida pelas ovelhas.
16 - Eu ainda tenho outras ovelhas, em outro curral. Eu tenho de trazer essas também, e elas
atenderão à minha voz; e haverá um só rebanho com um só Pastor.
17 - O Pai Me ama porque Eu entrego a Minha vida para poder ter a vida de volta outra vez.
18 - Ninguém pode me matar sem que Eu deixe; - Eu entrego a Minha vida de livre vontade.
Pois tenho o direito e o poder de entregar minha vida quando quiser, e também o direito e o
poder de tomá-la de novo, porque o Pai Me deu este direito".
19 - Quando Ele disse estas coisas, os líderes judaicos se dividiram novamente em suas
opiniões a respeito dEle.
20 - Alguns diziam: "Ele tem um demônio, ou então está louco. Para que ouvir um homem
desses?"
21 - Outros diziam: "Isto não nos parece o jeito de um homem tomado pelo demônio! Um
demônio pode abrir os olhos dos cegos?"
22 e 23 - Era inverno, e Jesus estava em Jerusalém na época da festa da Dedicação. Ele
estava no Templo, caminhando pela parte conhecida como o Alpendre de Salomão.
24 - Os líderes judaicos rodearam Jesus e perguntaram: "Quanto tempo o Senhor ainda vai
nos deixar na dúvida? Se é o Messias, diga de uma vez!"
25 - "Eu já disse, e vocês não creram em Mim", respondeu Jesus. "A prova está nos milagres
que Eu faço no nome do Meu Pai.
26 - Mas vocês não creem em Mim porque não fazem parte do Meu rebanho.
27 - Minhas ovelhas reconhecem a Minha voz, e Eu as conheço, e elas Me seguem.
28 - Eu lhes dou a vida eterna, e elas nunca morrerão. Ninguém poderá tirar as ovelhas de
mim,
29 - porque Meu Pai Me deu todas elas, e Ele é mais poderoso que qualquer um; por isso,
ninguém pode arrancar nenhuma delas da minha mão.
30 - Eu e o Pai somo um só".
31 - Então os líderes judaicos novamente pegaram pedras para matar Jesus.
32 - Jesus disse: "Dirigido por Deus, Eu tenho feito muitos milagres para socorrer o povo. Por
qual deles vocês querem Me matar?"
33 - Eles responderam: "Não é por nenhuma boa obra, mas por blasfêmia; Você, um simples
homem, declara que é Deus".
34, 35 e 36 - "Na própria lei de vocês diz que os homens são deuses!" respondeu Ele.
"Portanto se a Escritura, que não pode estar errada, fala dos tais como deuses, aos quais veio
a mensagem de Deus, vocês dizem que é blasfêmia quando Aquele que foi santificado e
enviado ao mundo pelo Pai diz: "Eu Sou o Filho de Deus?"
37 - Não creiam em Mim, se Eu não faço milagres - de Deus.
38 - Mas se Eu faço, creiam neles, mesmo que vocês não creiam em Mim. Com isso vocês se
convencerão de que o Pai está em Mim, e Eu estou no Pai".
39 - Mais uma vez eles trataram de prender Jesus, porém Ele afastou-Se e deixou todos lá,
40 - indo para além do Rio Jordão, ficar perto do lugar onde João esteve batizando no
princípio.
41 - Muitos seguiram Jesus. "João não fazia milagres", diziam uns aos outros, "mas tudo o que
ele disse a respeito deste Homem tem-se cumprido".
42 - E muitos chegaram a conclusão de que Ele era o Messias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário