Pesquisar este blog

terça-feira

CAPITULO 26


1 - "NÃO FABRIQUEM ídolos. Não façam imagens lavradas, nem construam colunas ou
monumentos religiosos, nem ponham pedras modeladas em nenhum lugar do território de
Israel. E não adorem nada disso! E não façam nenhum gesto de respeito diante dessas coisas!
2 - "Obedeçam às minhas leis sobre o descanso. E respeitem o meu Tabernáculo. Eu sou o Senhor!
3 – “Vejam que coisa boa, se vocês forem obedientes de verdade às minhas leis e
mandamentos:
4 - "Darei chuvas a vocês no tempo certo. A terra e as árvores produzirão com fartura.
5 - "Mal estão acabando de debulhar as espigas nos celeiros, e já estarão colhendo uvas! E
tantas serão, que estarão ainda colhendo uvas, ao chegar o tempo de novas sementeiras!
Terão comida com fartura, e viverão em segurança.
6 - "Darei paz a vocês. Poderão dormir tranqüilos, sem medo nem susto. "Acabarei com os
animais nocivos, e com o derramamento de sangue no país inteiro.
7 - "OS inimigos que queiram combater Israel estarão perdidos. As espadas
israelitas derrubarão todos eles!
8 - "Cinco de vocês farão correr cem inimigos. Cem de vocês serão capazes de perseguir dez
mil. Os seus inimigos cairão vencidos na sua frente!
9 - "Cuidarei de vocês e farei com que se multipliquem muito. Confirmarei o meu contrato com
vocês.
10 - "As suas colheitas serão tão grandes que, ao chegarem novas colheitas, os celeiros ainda
terão muita provisão guardada. E vocês terão de tirar fora os produtos velhos, para guardar ,e
aproveitar os novos!
11 - "Morarei no meio de vocês. Minha alma não deixará de se apegar a vocês.
12 - "Andarei entre vocês, serei o seu Deus e vocês serão o meu povo.
13 - "Pois Eu sou o Senhor seu Deus. Tirei vocês do Egito para não serem mais escravos.
Quebrei as correntes com as quais estavam presos e fiz vocês andarem de cabeça erguida.
14, 15 e 16 - "Porém, ah!, se não derem ouvidos a mim e não obedecerem fielmente a todos
estes mandamentos! Ah!, se deixarem de amar as minhas leis e rejeitarem as minhas ordens,
rompendo os termos do meu contrato! Se acontecer isto, vejam que coisa terrível eu farei!
Castigarei vocês com terrores, com tuberculose e com febre abrasadora. Os seus olhos ficarão
amortecidos e a vida se esgotará de vocês! Semearão sementes em vão, porque os inimigos é
que vão comer as colheitas.
17 - "Virarei meu rosto contra vocês e serão perseguidos e derrotados pelos seus inimigos.
Vocês serão dominados por gente que não gosta de Israel. E vocês ficarão tão apavorados que
fugirão sem mesmo serem perseguidos.
18 - "Se, apesar de todos estes castigos, vocês não derem ouvidos a mim, receberão castigos
sete vezes piores, por causa dos seus pecados.
19 - "Arrasarei o seu orgulhoso poder. E farei que os céus sejam Como ferro, e a terra como
bronze.
20 - "Gastarão as suas forças de tanto trabalhar, e não adiantará nada. Pois a terra não
produzirá nada de bom, e as árvores não darão frutos!
21 - "E se mesmo assim continuarem rebeldes, e surdos ao que digo, trarei pragas
sobre vocês - sete vezes mais!
22 - "Mandarei animais ferozes contra vocês. Eles matarão crianças e muito gado. E vocês irão
ficando cada vez mais reduzidos. As estradas do território de Israel ficarão desertas.
23 e 24 - "Se ainda com estas coisas vocês não se corrigirem e não voltarem para mim,
continuando a andar contra o que ordeno, eu marcharei contra vocês. Eu pessoalmente
castigarei vocês sete vezes mais, por causa dos seus pecados!
25 - "Vingarei o rompimento do meu contrato, trazendo guerra contra vocês. "Quando se
ajuntarem nas cidades, procurando refúgio, mandarei peste ali, sobre vocês. E serão dominados
pelos inimigos.
26 - "Destruirei as suas provisões de alimentos. A situação será tão ruim, que um forno será
suficiente para dez famílias! O pão custará caro, e vocês, depois de gastar muito para comprar
comida, continuarão com fome!
27 e 28 - "Se ainda não me ouvirem, e continuarem desobedecendo às minhas ordens, voltarei
a minha grande ira contra vocês, com castigos sete vezes maiores por seus pecados!
29 - "Vocês chegarão a comer a carne dos seus filhos e das suas filhas!
30 - "Destruirei os altares nos morros, onde vocês adoram ídolos. Destruirei as imagens do
deus sol. Depois jogarei os cadáveres de vocês em cima dos cadáveres dos seus deuses. E
minha alma não terá mais prazer em vocês.
31 - "Transformarei as suas cidades em deserto. Destruirei os seus lugares de culto. Não
aceitarei as suas ofertas apresentadas com o perfume de incenso.
32 - "Farei que as suas terras fiquem destruídas e desertas. A tal ponto que causará espanto
aos inimigos invasores, que passarem a viver nelas.
33 - "Espalharei vocês entre as nações, e a guerra perseguirá vocês aonde forem. A sua terra
virará deserto, e as suas cidades serão destruídas.
34 e 35 - "Afinal, a sua terra poderá gozar descanso. Enquanto estiver abandonada e deserta,
e enquanto vocês estiverem espalhados entre as nações dos seus inimigos, a terra que dei a
vocês poderá guardar os anos de descanso. Só então ela descansará. porque quando vocês
moravam lá, não deram descanso a ela. Não obedeceram às minhas leis sobre o descanso da
terra.
36 – “Os poucos que não morrerem não terão sossego nas terras dos inimigos. Encherei o
coração deles de tal preocupação e medo, que fugirão assustados com o simples movimento
de uma folha. Fugirão como se fossem perseguidos por homens armados. E cairão, sem que
estejam sendo atacados por ninguém.
37 - "Sem que ninguém persiga esses israelitas, eles cairão, tropeçando uns nos outros. E caídos
uns sobre os outros, serão facilmente apanhados e destruídos pelos inimigos.
38 - "Sim, israelitas! Vocês morrerão entre as nações! A terra dos seus inimigos acabará com
vocês!
39 - "Os que sobreviverem nas terras inimigas, finalmente serão destruídos pelos pecados deles
e dos pais deles.
40, 41 e 42 - "Mas quando confessarem os pecados deles e dos pais deles, reconhecendo
como foram infiéis a mim, haverá esperança! Reconhecerão que foram contra mim e que por
isso fui contra eles. Que por isso fiz com que eles fossem levados para nações inimigas.
Quando, então, se humilharem e acharem que foi bom o castigo que receberam de mim pelos
pecados deles, lembrarei minhas antigas promessas! Lembrarei o contrato que fiz com Abraão,
Isaque e Jacó. E pensarei na terra de Israel.
43 - "Enquanto isso, a terra aproveitará a desolação para descansar. Terá folga nos anos de
descanso. "Ao mesmo tempo, os restantes de Israel entenderão o bem que fez o castigo
recebido pelos pecados que cometeram. Pois tinham desprezado as minhas leis e os meus
regulamentos.
44 - "Apesar dos erros deles, não serão destruídos completamente. Não me aborrecerei
totalmente com eles. Nem destruirei minha aliança com eles. Pois eu sou o Senhor, o Deus
deles.
45 - "Por amor deles lembrarei o contrato que fiz com os antepassados deles. Com aqueles
que Eu tirei do Egito, à vista das nações. E que tirei de lá para ser o Deus deles. Eu sou o
Senhor. "
46 - Estas foram as leis, ordens e instruções que Deus deu ao povo de Israel. A comunicação
foi em termos de contrato entre o Senhor e o povo de Israel. E Deus deu todas estas leis ao
povo, por meio de Moisés, no alto do monte Sinai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário