Pesquisar este blog

segunda-feira

CAPITULO 18


1 - O SENHOR FALOU a seguir com Arão: "Você, seus filhos e sua família, serão responsáveis
pelo bom andamento do trabalho no Tabernáculo, e responderão por qualquer falha no seu
serviço como sacerdotes.
2 - Todas as pessoas da tribo de Levi serão ajudantes no Tabernáculo, mas só você e seus
filhos podem trabalhar como sacerdotes.
3 - Os levitas ajudarão, mas para vocês e eles não morrerem, não encostarão nos objetos
sagrados do Santuário nem no Altar.
4 - Ajudarão no serviço do Tabernáculo, mas aquele que não for levita não chegará perto.
5 - Para que Eu não Me ire outra vez contra o povo de Israel, vocês farão o serviço do
Santuário e do Altar.
6 - Por isso Eu separei os levitas do meio do povo de Israel como presente dedicado a Mim,
para ajudar vocês no serviço do Tabernáculo.
7 - E você e seus filhos trabalharão como sacerdotes, isto é, com as coisas do Altar e com
aquilo que está para dentro da cortina; pois o sacerdócio é o presente especial de serviço que
dou a vocês. Mas aquele que não for sacerdote e chegar perto morrerá.
8 - E o Senhor deu mais instruções a Arão, "Uma parte das ofertas que Eu receber dos
israelitas dou para você. Elas pertencem a você e a seus filhos para sempre.
9 - As ofertas santas que não forem queimadas, isto é, as ofertas de cereais, as ofertas pelo
pecado e as ofertas pela culpa que eu receber serão separadas para você e seus filhos.
10 - Você e todo sacerdote devem comer essa comida no lugar mais santo do Tabernáculo.
11 - Dou também para você, seus filhos e filhas, para sempre, as ofertas que são
apresentadas a Mim com gestos da mão. Toda pessoa da sua família que estiver purificada
deve comer.
12 - "Os presentes que Eu receber, isto é, o melhor azeite, o melhor vinho e o melhor das
colheitas de cereais, Eu dou para você.
13 - Os primeiros frutos de todas as plantações que trouxerem para Mim serão de você. Toda
pessoa de sua família que estiver limpa deve comer. 14 - Então tudo que derem para Mim será
de vocês.
15 - E o primeiro filho de cada família e a primeira cria de cada animal será de vocês,
16 - mas deve haver um pagamento de 5 siclos de prata para salvar a criança que seja o
primeiro filho de cada família, é para salvar a primeira cria de cada animal impuro.
17 - "E a primeira cria do gado, das abelhas e das cabras não pode ser resgatada, pois, será
sacrificada para o Senhor. Você derramará o sangue de cada primeira cria sobre o altar e
queimará a gordura como oferta. Isso agrada ao Senhor.
18 - A carne desses animais será de você, até mesmo o peito e a coxa direita, que são
apresentados ao Senhor.
19 - Todas essas ofertas que Eu receber são de você e dos seus filhos para sempre. Isto é um
contrato permanente entre o Senhor, você e seus descendentes. "
20 - E o Senhor também disse a Arão, "Você não terá propriedades nem renda própria na terra
do povo de Israel, porque Eu sou a propriedade e a renda própria de vocês.
21 - Todos os dízimos que Eu recebo do povo de Israel, dou aos levitas por causa do trabalho
que fazem no Tabernáculo.
22 - "E de agora em diante, o povo de Israel nunca mais chegará perto do Tabernáculo, senão
serão culpados e morrerão.
23 - Apenas os levitas trabalharão no Tabernáculo e serão responsáveis pelo que fizerem. Isto
eu ordeno para sempre. Os levitas não terão qualquer propriedade em Israel.
24 - Porque o dízimo que o povo de Israel dá para Mim, como oferta apresentada com gestos
de mão Eu dou como herança para os levitas, porque Eu disse que eles não terão qualquer
propriedade."
25 - E o Senhor disse a Moisés,
26 - Você deve falar aos levitas sobre o dízimo. Quando eles receberem os dízimos do povo de
Israel, devem fazer uma oferta a Mim com o dízimo dos dízimos.
27 - O Senhor considerará isto como se fosse o melhor da colheita e do vinho.
28 - Por isso os levitas devem fazer uma oferta ao Senhor de todos os dízimos que receberem
do povo de Israel. Darão essa oferta do Senhor ao sacerdote Arão.
29 - Os levitas devem separar o melhor dos dízimos que receberem e dar ao Senhor.
30 - Você também deve dizer que o que sobrar dos dízimos será deles como se fosse produto
de suas propriedades.
31 - Todos os levitas podem comer isso em qualquer lugar que é o prêmio do trabalho no
Tabernáculo.
32 - Os levitas não serão culpados de ficar com os dízimos se entregarem o melhor ao Senhor.
Mas se eles não tiverem respeito com os dízimos separados para o Senhor pelo povo de Israel,
então morrerão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário