Pesquisar este blog

terça-feira

CAPITULO 19


1 e 2 - O SENHOR CONTINUOU falando com Moisés, que dissesse ao povo de Israel: "Vocês
têm de ser santos, porque Eu, o Senhor Deus de Israel, sou santo.
3 - "Cada um trate de respeitar a mãe e o pai, e de obedecer às leis do santo descanso, pois
eu sou o Senhor, o Deus de vocês.
4 - "Israelitas! Não façam ídolos. Nem sequer olhem para eles! Vocês têm o seu Deus. Eu sou
o Senhor, o Deus de Israel.
5 - "Quando oferecerem sacrifício ao Senhor, mesmo quando fizerem ofertas de gratidão,
façam direito! Para que sejam aceitos.
6 - "Comam das ofertas no dia em que forem apresentadas ao Senhor. Sobrando alguma coisa,
podem comer no dia seguinte. Mas o que restar no terceiro dia, terá de ser queimado.
7 - "Se alguma coisa do sacrifício for comida no terceiro dia; ficarei com nojo. A oferta não
será aceita.
8 - "Se alguém comer da oferta no terceiro dia, será culpado. E a acusação é que essa pessoa
manchou coisa santa, profanou o santo nome do Senhor! Por isso será expulsa do meu povo.
9 e 10 - "Quando você fizer colheita nas suas plantações, deixe de colher nos cantos dos
terrenos cultivados. E deixe no chão as espigas que caírem. A mesma coisa quando estiver
colhendo os cachos de uva: não tire do pé até o último cacho, e deixe no chão as uvas que
caírem. São para os pobres e para os viajantes doutras terras que passem por ali. Eu sou o
Senhor seu Deus.
11 - "Não roube, não minta e não faça tratos desonestos.
12 - "Nunca faça juramento falso, jurando pelo meu nome. Fazer isso é manchar o meu nome,
nome daquele que é o seu Deus. Eu sou o Senhor!
13 - "Não roube e não explore os outros. Pague pontualmente o salário do trabalhador que
você contratou. Não passe a noite com o dinheiro devido ao trabalhador pago por dia de
trabalho.
14 - "Não lance maldições sobre o surdo, nem faça tropeçar o cego. Tenha temor do seu Deus.
Eu sou o Senhor!
15 - "Quando estiver servindo de juiz, ou estiver participando num julgamento, não seja
injusto. Não altere o julgamento de uma pessoa porque é rica ou porque é pobre. Seja justo
para com todos.
16 - "Não fique falando mal de todo mundo. Não faça acusações falsas. Eu sou o Senhor!
17 - "Não odeie o seu irmão. Fale francamente com alguém que você sabe que pecou. Não
permita que escape da censura, ou você será igualmente culpado.
18 - "Não procure vingança. Não guarde rancor contra ninguém. Ame o seu próximo como a
você mesmo. Lembre-se, Eu sou o Senhor!
19 - "Obedeça às minhas leis. Não cruze animais de espécies diferentes. Não semeie sementes
de duas espécies diferentes nas suas terras. Não use roupa feita com tecidos misturados.
20, 21 e 22 - "Se um homem cometer adultério com uma escrava noiva de outro homem, os
dois serão punidos. Não serão mortos porque ela não é livre: é escrava. Mas o homem que
pecou terá de trazer um carneiro como oferta pela culpa à entrada do Tabernáculo, ao Senhor.
Com o carneiro, o sacerdote fará expiação pelo pecado cometido por aquele homem, apagando
a culpa dele. E ele estará perdoado.
23-25 "Quando vocês entrarem na Terra Prometida e plantarem lá árvores frutíferas de toda
espécie, não comam o fruto delas nos três primeiros anos de produção. As frutas produzidas
dentro desse prazo são cerimonialmente impuras. A produção do quarto ano será dedicada ao
Senhor. Será oferta para glorificar ao Senhor. Finalmente, no quinto ano vocês poderão comer
as frutas dessas árvores. E farei aumentar a produção. Eu sou o Senhor, o Deus de Israel!
26 - "Não comam carne juntamente com o sangue. Não se ponham a ler a sorte, nem a
praticar adivinhações como feiticeiros.
27 - "Não façam corte arredondado do cabelo, nem aparem as pontas da barba.
28 - "Não façam nenhum corte, nem marca nenhuma no corpo, como sinal de luto. Eu sou o
Senhor.
29 - "Não entregue a sua filha ao comércio imoral da prostituição. Se você fizer isso, tanto ela
como a terra estarão manchadas. E a maldade dominará o país.
30 "Obedeçam às minhas leis sobre o descanso. Respeitem o meu Tabernáculo. Eu sou o
Senhor.
31 - "Não se tornem impuros procurando os que consultam os mortos e os adivinhadores, pois
Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.
32 - "Dêem a devida honra e respeito às pessoas idosas. Tenham respeitoso temor de Deus.
Eu sou o Senhor!
33 e 34 - "Não explorem os estrangeiros que vivam nas terras de Israel. Não abusem deles.
Devem ser tratados como se fossem israelitas. Amem os estrangeiros como a vocês mesmos.
Lembrem que vocês também foram estrangeiros na terra do Egito. Eu sou o Senhor, o Deus de
Israel.
35 e 36 - "Nos julgamentos sejam justos. Usem pesos certos e medidas certas, com toda a
honestidade. Tanto para as coisas pequenas, como para as coisas grandes, usem pesos e
medidas exatos. Sou eu que mando. E eu sou o Senhor seu Deus, que tirei vocês da terra do
Egito.
37 - "Obedeçam rigorosamente a todas as minhas leis e mandamentos. Não esqueçam nem
uma só das minhas ordens. Eu sou o Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário