Pesquisar este blog

sexta-feira

SALMO - 89


1 - CANTAREI PARA SEMPRE as provas do teu grande amor, ó Senhor! Anunciarei aos homens
de todas as épocas a tua fidelidade!
2 - Pensei comigo mesmo: O grande amor de Deus é eterno e sempre novo! A tua fidelidade
está firmada para sempre nos céus.
3 e 4 - O Senhor Deus declara: "Fiz um trato com o meu escolhido e prometi solenemente a
Davi, meu servo: A sua família ocupará o trono de Israel para sempre!"
5 - Todos os céus louvam as tuas maravilhas, ó Senhor! Os santos anjos louvam a tua
fidelidade.
6 - Quem, em todo o céu, pode ser comparado ao Senhor? Nenhum dos anjos poderosos
chega a seus pés!
7 - Deus fica muito acima dos santos anjos; todos eles respeitam profundamente ao Senhor.
8 - Ó Senhor, Deus do Universo, onde existe alguém tão forte e poderoso como Tu? Senhor, Tu
és a própria Fidelidade!
9 - Tu dominas o mar, quando ele está bravo; Tu acalmas as grandes ondas com a tua voz!
10 - Tu quebraste o Egito em pedaços! Com o teu grande poder feriste mortalmente os teus
inimigos, e todos eles fugiram.
11 - OS céus são teus, a terra é tua! Sim, este mundo e tudo que nele existe foi criado por Ti.
12 - Tu criaste o norte e o sul; o Monte Tabor e o Monte Hermon vibram de alegria porque
foram criados pelo teu grande poder.
13 - O teu braço é poderoso, a tua mão é forte! Tua mão direita é levantada, com poder e
honra.
14 - O teu trono tem mais bases, a Justiça e Direito. Por onde quer que vás, o Amor e a
Verdade Te acompanham.
15 - Feliz é o povo que Te adora com gritos de alegria pois o seu caminho será iluminado pela
luz do teu rosto.
16 - Tu és a alegria constante desse povo, e ele se orgulha de conhecer a tua justiça e
bondade.
17 - Nós nos orgulhamos porque Tu és a nossa força! Nosso poder depende inteiramente da
tua bondade conosco.
18 - Tu mesmo, Senhor, és a nossa proteção. Tu nos deste o nosso rei!

19 - Há algum tempo, numa visão, Tu disseste ao teu profeta:a "Dei a um rapaz valente o
poder para salvar o meu povo! Escolhi um rapaz humilde para ser rei.
20 - Encontrei Davi, o meu servo; como prova da minha escolha derramei o meu santo óleo
sobre a sua cabeça.
21 - A minha mão confirmará as ações dele, e o meu braço será a sua força!
22 - Ele nunca será apanhado de surpresa pelos seus inimigos, nunca será derrotado pelos
perversos!
23 - Eu mesmo destruirei os seus inimigos e castigarei quem odiar Davi.
24 - A minha fidelidade e o meu amor cuidadoso estarão sempre a seu lado e ele se tornará
forte e poderoso graças a Mim.
25 - Darei a Davi um reino que vai desde o Mar Mediterrâneo até o Rio Eufrates.
26 - Ele me agradecerá dizendo: 'Tu és o meu Pai, o meu Deus, a Rocha onde eu encontro a
salvação!'
27 - Por isso, darei a ele as honras de meu primeiro filho, e farei dele o rei mais poderoso em
toda a terra.
28 - Eu nunca lhe negarei o meu amor fiel; o meu trato com ele ficará firme para sempre.
29 - Sua família nunca acabará; ele sempre terá um herdeiro para ocupar o seu trono, que
será eterno como o céu.
30 - Se os seus filhos e netos desprezarem a minha Lei, e não andarem pelos meus perfeitos
caminhos,
31 - se não derem importância às minhas ordens escritas e desobedecerem os meus
mandamentos,
32 - Eu mesmo castigarei com varas e chicotadas as desobediências e desvios de cada um
deles.
33 - Mas isso não significa que meu amor para com eles terminou, nem que deixarei de ser fiel
ao meu trato com Davi.
34 - Não! Jamais quebrarei o meu trato e nunca voltarei atrás de uma só palavra das promessas
que fiz a ele.
35 - Porque Eu fiz esta promessa solene a Davi, baseado na minha santidade:
36 - A sua família será eterna! O seu trono ficará firme para sempre diante de mim, como o sol
37 - e como a lua; ele nunca mudará, como as leis que Eu criei para o dia e a noite.
38 - Por que, então, abandonaste o teu escolhido? Por que ficaste tão furioso com o rei?
39 - Por que deixaste de lado o trato feito com teu servo? A coroa do rei ficou sem valor, pois
foi jogada na lama.
40 - Os muros de nossa capital e as nossas fortalezas foram destruídos.
41 - Quem passa por perto de nós leva um pouco do que sobrou, e todos os nossos vizinhos
zombam de Israel.
42 - Tu deste força aos inimigos do rei, e eles se alegraram com a nossa derrota.
43 - Tornaste as nossas armas inúteis, e não ajudaste o rei na hora da batalha.
44 - Apagaste o brilho glorioso do nosso reino e derrubaste o trono do nosso rei.
45 - Fizeste o rei envelhecer depressa demais! Tu cobriste o nosso rei de vergonha e
humilhação.
46 - Ó Senhor, até quando esta situação vai continuar? Ficarás escondido de nós para sempre?
O fogo da tua ira nunca se apagará?
47 - Lembra-Te, Senhor, de como a minha vida é curta! Será que Tu criaste o homem sem
motivo, sem um propósito para a vida?

48 - Todos os homens terão de enfrentar a morte um dia; ninguém vive aqui para sempre!
Quem é capaz de se livrar das garras da morte?
49 - Senhor, onde foi parar o amor tão grande do passado, o amor que juraste, com a tua
fidelidade, dar a Davi para sempre?
50 - Vê bem, Senhor, a vergonha que os teus servos estão passando! Meu coração está
carregado com as ofensas de outras nações.
51 - Teus inimigos, ó Senhor, se divertem humilhando o nosso rei, escolhido por Ti.
52 - Mas, mesmo assim, bendito seja o Senhor para sempre! Amém e amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário