Pesquisar este blog

quarta-feira

NEEMIAS - 6


1 - QUANDO SAMBALÁ, Tobias, Gesém, o árabe, e os outros nossos inimigos descobriram que
já havíamos quase completado a reconstrução do muro - se bem que ainda não tivéssemos colocado
todas as portas dos portões
2 - eles me mandaram um recado pedindo para eu me encontrar com eles em uma das vilas
na campina de Ono. Mas compreendi que planejavam acabar com a minha vida;
3 - por isso respondi, mandando este recado: "Estou fazendo um trabalho muito importante!
Não vejo motivo para suspender o trabalho e ir conversar com vocês."
4 - Quatro vezes eles mandaram o mesmo recado, e sempre dei a mesma resposta.
5 e 6 - Da quinta vez, o ajudante de Sambalá veio com uma carta aberta na mão, que dizia
assim: "Gesém me diz que por toda parte aonde ele vai, ouve dizer que os judeus planejam
uma revolta, e é por isso que vocês estão construindo o muro. Ele afirma que você planeja ser
o rei deles - isso é o que andam dizendo por ai.
7 - Também ele conta que você nomeou profetas que fazem campanha a seu favor em
Jerusalém, dizendo: 'Olhem! Neemias é exatamente o homem de que precisamos!' "Você pode
ficar certo de que vou levar essas notícias ao conhecimento do rei Artaxerxes! Minha sugestão
é que você venha e me explique tudo bem direito pois esse é o único meio de salvar a sua
pele!"
8 - Minha resposta foi esta: "Você sabe que está mentindo. Não há qualquer verdade em toda
essa história”.
9 – “Você está apenas tentando pôr medo na gente para que paremos a nossa obra." (Ó
Senhor Deus, por favor, dê-me forças!)
10 - Alguns dias mais tarde fui visitar Semaías, filho de Delaías, que era filho de Meetabel, pois
ele me disse que tinha recebido uma mensagem de Deus. "Vamos esconder-nos no templo e
trancar bem a porta," exclamou, "pois esta noite eles Vêm para matar você."
11 - Porém respondi: "Eu, o governador, deveria fugir do perigo? E também não sou
sacerdote; por isso, se entrar no templo, estou sujeito a perder a vida. Não, eu não vou fazer
isso!"
12 e 13 - Então vi que Deus não tinha falado com ele, porém Tobias e Sambalá contrataram
Semaías para me assustar e fazer com que eu pecasse, fugindo para dentro do templo; então
eles poderiam fazer acusação contra mim.
14 - Eu orei: "ó meu Deus, não Se esqueça de todo o mal feito por Tobias, Sambalá, e a
profetisa Noadia, e de todos os outros profetas que tentaram me desanimar."
15 - Finalmente o muro foi terminado no começo de setembro - exatamente cinqüenta e dois
dias depois que começamos!
16 - Quando nossos inimigos e as nações vizinhas ouviram essa notícia, ficaram com medo e
humilhados, e reconheceram que a obra tinha sido feita com o auxílio de nosso Deus.
17 - Durante aqueles cinqüenta e dois dias muitas cartas iam e vinham entre Tobias e os ricos
políticos de Judá,
18 - pois muitos em Judá haviam jurado lealdade a ele porque o sogro dele era Secanias, filho
de Ará; e porque o filho dele, Joanã, era casado com a filha de Mesulão, filho de Berequias.
19 - Todos eles me disseram que Tobias era um homem excelente, contando também a Tobias
tudo quanto eu disse; e Tobias me mandou muitas cartas com ameaças, a fim de me deixar
com medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário