Pesquisar este blog

domingo

CAPITULO 6

1 - AGORA VOCÊ vai ver o que vou fazer com Faraó!" disse o Senhor a Moisés."Pois, ele tem
de ser forçado a deixar o meu povo' sair. Mas ele não só vai deixar o povo sair - vai mandar
que o povo saia! A minha forte mão fará isto!".
2 e 3 - Disse ainda Deus a Moisés: "Eu sou o Senhor. Eu me apresentei a Abraão, a Isaque e a
Jacó, mas com o nome de Deus Todo-Poderoso. Não revelei a eles todo o significado do meu
nome propriamente dito, que é O Senhor.
4 - "Fiz um sério contrato com eles. Nesse contrato, prometi dar a eles e aos descendentes
deles a terra de Canaã - onde eles moraram como imigrantes.
5 - "Agora que ouvi o gemido dos israelitas escravizados no Egito, vou cumprir a promessa que
fiz.
6 - "Portanto, diga a Israel que eu sou o Senhor. Diga que vou libertar o povo de Israel das
cargas e da escravidão do Egito. Diga que vou fazer essa ação de livramento com meu grande
poder, e com milagrosas demonstrações do meu julgamento, condenando o Egito.
7 - "Diga mais isto: Que eu vou fazer com que os israelitas sejam o meu povo, e eu serei o
Deus deles. E saberão que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, e que serão livres, porque eu
vou tirar o meu povo do Egito. E meu povo estará livre dos abusos dos egípcios.
8 - "Eu mesmo levarei o povo de Israel àquela terra que prometi dar a Abraão, a Isaque e a
Jacó - e aos descendentes deles. O meu povo será dono daquela terra!"
9 - Moisés falou isso tudo aos israelitas, mas eles não acreditaram nele. Isso porque estavam
muito desanimados, e porque a escravidão era dura demais.
10 e 11 - O Senhor tornou a falar a Moisés."Vá falar com Faraó, o rei do Egito, " disse
Deus."Diga a ele que deixe os israelitas saírem do país."
12 - "Mas Senhor!" disse Moisés."Se nem o meu povo me dá mais ouvidos! Como esperar que
o rei me escute?! Além disso, não sou bom na arte de falar."
13 - Então o Senhor mandou Arão junto com Moisés. Disse que fossem falar com os israelitas
e com Faraó, o rei do Egito, para que deixasse o povo de Israel sair do Egito.
14 - Registra-se aqui a lista de nomes dos chefes dos grupos de famílias, das várias tribos de
Israel. É a seguinte: Filhos de Rúben, o filho mais velho de Israel: Enoque, Palu, Hezrom e
Carmi.
15 - OS Filhos de Simeão: Jemuel, Jamim, Oade, Jaquim, Zoar e Saul - sendo que a mãe de
Saul era uma mulher cananéia.
16 - Filhos de Levi, por ordem de idade: Gérson, Coate e Merari. Levi viveu 137 anos.
17 - Filhos de Gérson: Libni e Simei, cada um com o seu grupo de famílias.
18 - Filhos de Coate: Anrão, Jizar, Hebrom e Uzie!. Coate viveu 133 anos.
19 - Filhos de Merari: Mali e Musi. Esta lista dos nomes dos chefes dos grupos de famílias de
Levi segue a ordem de idade.
20 - Anrão casou com Joquebede, tia dele pelo lado paterno. Arão e Moisés eram filhos desse
casal. Anrão viveu 137 anos.
21 - Filhos de Jizar: Corá, Nefegue e Zicri.
22 - Filhos de Uziel: Misael, Eizafã e Sitri.
23 - Arão casou com Eliseba, filha de Aminadabe e irmã de Naassom. O casal teve estes filhos:
Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
24 - Filhos de Corá: Assir, Elcana e Abiasafe. São estas as famílias pertencentes ao grupo de
famílias de Corá.
25 - Eleazar, filho de Arão, casou com uma filha de Putiel. Finéias era filho desse casal. Esses
são os nomes dos chefes dos grupos de famílias dos levitas, e das famílias que formavam
esses grupos.
26 - Arão e Moisés, incluídos nessa lista, são os mesmos Arão e Moisés aos quais o Senhor
disse: "Tirem todo o povo de Israel da terra do Egito."
27 - E foram enviados a Faraó, rei do Egito. Foram pedir licença para levar o povo para fora do
Egito.
28 e 29 - Foi a estes Arão e Moisés que o Senhor disse: "Eu sou o Senhor. Vão entregar a
Faraó a mensagem que dei a vocês".
30 - Foi este Moisés que respondeu ao Senhor, dizendo."Não posso fazer esse trabalho! Eu não
sou bom para falar! Como posso esperar que Faraó me escute?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário