Pesquisar este blog

domingo

CAPITULO 15

1 - MOISÉS E O POVO de Israel cantaram então este hino ao Senhor: Cantarei ao Senhor,
porque Ele venceu maravilhosamente. Jogou nas profundezas do mar o cavalo e o cavaleiro.
2 - O Senhor é minha força, minha canção e minha salvação! É o meu Deus! Por isso cantarei
louvores a Ele. É o Deus do meu pai! Por isso falarei bem dEle.
3 - O Senhor sabe ser guerreiro! Senhor é o nome dEle.
4 - Jogou no fundo do mar os carros de Faraó, o exército do Egito. Os famosos capitães
egípcios morreram afogados no Mar Vermelho.
5 - As ondas cobriram todos eles. - Foram direto para o fundo, como pedra!
6 - Senhor, a Sua mão direita brilha de poder! Senhor, a Sua mão direita despedaça o inimigo!
7 - Na grandeza da Sua majestade, o Senhor derruba os que se levantam contra Ele. Mande o
Seu furor, que consumiu os Seus inimigos, como o fogo consome a palha!
8 - Com o simples sopro da Sua respiração, o Senhor dividiu as águas. Formaram grandes
montões, e ficaram firmes como duas paredes!
9 - O inimigo dizia: Vou perseguir, alcançar e destruir o povo de Israel. Vou repartir os bens
que conseguir tomar. Com minhas armas vou destruí-los.
10 - Mas bastou que o Senhor fizesse soprar o vento, e pronto! O mar cobriu os nossos
inimigos! Afundaram: como chumbo nas águas profundas.
11 - Quem mais é como o Senhor, entre os deuses? Quem mais tem santidade tão maravilhosa
como o Senhor!? Quem é tão merecedor de respeito como Ele? Quem realiza coisas tão
grandiosas como o Senhor?
12 - O Senhor estendeu a Sua mão direita, e só com isso eles foram tragados pela terra.
13 - Guiou com bondade o povo que libertou; Levou com Seu poder o Seu povo ao lugar Santo
que escolheu para morar:
14 - OS povos souberam o que aconteceu, e tremeram! O medo encheu de angústia o povo da
Filístia.
15 - Os comandantes de Edom estão aflitos. Os heróis de Moabe tremem. Todo o povo de
Canaã desmaia de pavor.
16 - Estão dominados pelo espanto e pelo medo. Viram a força do Seu braço, e estão mudos
como pedras. E o Seu povo passará livremente pelas terras, deles ó Sim, o povo que o Senhor
comprou passará a salvo.
17 - Ele fará com que o Seu povo entre na Terra Prometida, e fique estabelecido no Seu santo
monte; Sim, o Seu povo morará no lugar que o Senhor preparou, no Seu lar, no Santuário que
o Senhor fez para lhe servir de morada.
18 - O Senhor reinará para todo o sempre!
19 e 21- Os cavalos, os cavaleiros e os carros de Faraó tentaram avançar pelas águas do mar,
mas em vão! O Senhor derrubou sobre eles as muralhas de água, mas o povo de Israel passou
pelo mar a pé enxuto!
Ela saiu tocando um tamborim e dançando. As outras mulheres foram atrás dela, tocando
tamborins e dançando.
21 - E Miriã cantava, acompanhada pelas mulheres: Cantem ao Senhor, porque Ele venceu
maravilhosamente. O cavalo e o cavaleiro desapareceram nas profundezas do mar!
22 - Depois Moisés fez os israelitas saírem da praia do mar Vermelho. Foram para o deserto de
Sur. Ali andaram três dias sem achar água.
23 - Finalmente chegaram em Mara e acharam água lá. Mas não puderam beber a água
porque era amarga. Por isso aquele lugar levou o nome de Mara, que quer dizer."Amargor".
24 - Aí o povo resmungou contra Moisés."Vamos ter de morrer de sede?", muitos diziam.
25 e 26 - Moisés pede ajuda ao Senhor, e o Senhor lhe mostrou uma árvore - Moisés jogou a
árvore na água, e a água se tornou doce. Em Mara o Senhor quis provar a disposição do povo
para com Ele. Para isso, impôs esta condições: "Se vocês derem atenção à voz do Senhor seu
Deus - se obedecerem ao que eu disser, fizerem o que eu acho certo, e guardarem os meus
mandamentos - contem com a minha bênção. Não deixarei que vocês sofram nenhuma das
doenças que mandei aos egípcios. Eu sou o Senhor que dá saúde a vocês."
27 - Depois os israelitas foram embora dali, e chegaram a Elim, onde acamparam. Nesse lugar
havia 12 fontes de água e 70 palmeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário