Pesquisar este blog

segunda-feira

2 CRÔNICAS - 6


1 e 2 - ESTA FOI A oração que Salomão fez naquele dia: "O Senhor disse que moraria numa
nuvem escura, Mas eu fiz um templo para o Senhor; ele será a sua morada para sempre! "
3 - Então Salomão se virou para a congregação do povo e todos estavam em pé, a fim de
receberem a sua bênção, que dizia assim:
4 - "Bendito seja o Senhor Deus de Israel - o Deus que falou pessoalmente a meu pai Davi, e
que agora cumpriu a promessa feita a ele. Pois Ele disse a meu pai:
5 e 6 - 'Nunca antes, desde que tirei meu povo da terra do Egito, escolhi uma cidade em
nenhum lugar em Israel como o local do meu templo, onde meu nome será glorificado: e
nunca antes escolhi um rei para meu povo Israel. Mas agora escolhi Jerusalém como minha
cidade, e Davi como rei do meu povo.'
7 - "Meu pai Davi quis construir este templo,
8 - mas o Senhor disse que não. Era bom ter esse desejo, o Senhor disse a ele,
9 - porém não seria ele quem iria construir o templo: seu filho foi escolhido para essa tarefa.
10 - E agora o Senhor fez o que havia prometido, pois eu me tornei rei em lugar de meu pai.
Construí o templo ao Nome do Senhor Deus de Israel,
11 - e coloquei a arca no templo. E na arca está a aliança feita entre o Senhor e seu povo Israel.
12 e 13 - Enquanto falava, Salomão estava em pé diante da congregação do povo, num palco
que havia no centro do pátio exterior, em frente do altar do Senhor. O palco era feito de bronze
e media 2,30 metros de comprimento, 2,30 metros de largura, e 1,40 metros de altura. Agora,
enquanto o povo olhava, ele se ajoelhou, levantou os braços para o céu, e fez esta oração:
14 - "Ó Senhor Deus de Israel, não há Deus igual nos céus e na terra. O Senhor é Deus que
guarda as boas promessas feitas a todos os que obedecem e que estão ansiosos por fazer a
sua vontade.
15 - O Senhor cumpriu a promessa feita ao seu servo Davi, meu pai, como hoje se pode ver.
16 - E agora, ó Deus de Israel, cumpra a outra promessa feita a ele de que seus filhos sempre
reinarão sobre Israel, se eles obedecerem às minhas Leis como você tem obedecido.
17 - Sim, ó Senhor Deus de Israel, por favor, cumpra também esta promessa feita ao seu
servo Davi.
18 - Mas, na verdade, moraria Deus na terra com os homens? Pois se mesmo o céu e o céu
dos céus são pequenos demais para Ele muito menor é este templo que eu construí!
19 - "Quanto desejo que o Senhor escute as minhas orações, ó Deus! Escute a oração que faço
neste momento!
20 e 21 - Olhe aqui para baixo, com favor, dia e noite sobre este templo - sobre este lugar onde
o Senhor disse que colocaria o seu nome. Que sempre escute e responda às orações que eu
fizer ao Senhor quando voltar o meu rosto para este lugar. Escute as minhas orações e as
orações do seu povo Israel, quando o povo orar voltado para este templo; sim, escute-nos
desde o céu, e quando nos escutar, perdoe.
22 - "Sempre que alguém cometer um crime, e tiver de jurar sua inocência diante deste altar,
23 - então escute desde o céu e castigue esse indivíduo, se ele estiver mentindo, ou então
declare que ele é inocente.
24 - "Se o seu povo Israel for derrotado diante dos seus inimigos por haver pecado contra o
Senhor, e se eles se voltarem para o Senhor e a si mesmo se chamarem de seu povo, e
orarem ao Senhor neste templo,
25 - então escute o seu povo desde os céus e perdoe os pecados deles e devolva a eles esta
terra que o Senhor deu aos pais deles.
26 - "Quando os céus se fecharem e não houver chuva por causa de nossos pecados, e então
orarmos voltados para este templo e clamarmos ao Senhor como nosso Deus, e nos
arrependermos de nossos pecados porque o Senhor nos castigou,
27 - então escute desde os céus e perdoe os pecados do seu povo, ensinando esse povo o que
é direito fazer. Envie chuva sobre esta terra que o Senhor deu ao seu povo como propriedade
dele,
28 - "Se houver fome na terra, ou pestes; se a colheita se perder porque deu praga, os
gafanhotos e lagartas atacarem, ou se os inimigos do seu povo estiverem na terra cercando
nossas cidades - qualquer que seja a praga ou enfermidade –
29 - escute a oração de cada pessoa quando se tratar de suas próprias tristezas, assim como
todas as orações feitas em público neste templo.
30 - Escute desde os céus onde mora; e perdoe, dando a cada um aquilo que merece, pois o
Senhor conhece o coração de todos os homens.
31 - Então eles vão respeitar ao Senhor para sempre, e andarão nos seus cominhos todos os
dias que viverem na terra que o Senhor deu a nossos pais.
32 - "E quando os estrangeiros que não pertencem ao seu povo ouvirem falar do seu poder, e
vierem de terras distantes para adorar o seu grande nome, e orarem voltados para este
templo,
33 - escute-os desde o céu onde mora, e faça o que eles pedem. Então os povos da terra
ouvirão falar do seu nome e terão respeito pelo Senhor, do mesmo modo que o seu povo
Israel. E eles também vão saber que este templo que eu construí é seu de verdade.
34 - "Se o seu povo sair por sua ordem para combater os inimigos, e orar voltado para esta
cidade de Jerusalém que o Senhor escolheu, e para este templo que construí ao seu nome,
35 - então escute desde os céu a oração do seu povo e faça que eles tenham sucesso.
36 - "Se eles pecarem contra o Senhor (e não há homem que não peque) e o Senhor ficar
zangado com eles, e deixar que os inimigos deles os derrotem e os levem embora como
escravos para alguma nação estrangeira perto ou longe,
37 e 38 - e se nessa terra estranha eles se voltarem outra vez para o Senhor, com o rosto
voltado para esta terra que o Senhor deu aos seus pais, e para esta cidade e este seu templo
que construí, e de todo o coração pedirem que o Senhor os perdoe,
39 - então escute desde o céu onde mora, e ajude e perdoe o seu povo que pecou contra o
Senhor.
40 - "Sim, ó meu Deus, abre bem os seus olhos e os seus ouvidos a todas as orações que
forem feitas ao Senhor neste lugar.
41 - E agora, ó Senhor Deus, levante-Se e entre neste seu lugar de descanso, onde foi
colocada a arca da sua força. Que os seus sacerdotes, ó Senhor Deus, estejam vestidos de
salvação, e que os seus santos se alegrem nos seus atos de bondade.
42 - Ó Senhor Deus, não me rejeite - não vire o seu rosto de mim, o seu escolhido. Oh,
lembre-Se do seu amor a Davi e de sua grande bondade para com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário