Pesquisar este blog

segunda-feira

2 CRÔNICAS - 18


1 - MAS O REI Josafá, rico e muito honrado, fez um contrato de casamento (para seu filho)
com (a filha de) Acabe, rei de Israel.
2 - Uns poucos anos mais tarde ele foi a Samaria visitar o rei Acabe, e o rei Acabe deu uma
grande festa a ele e aos seus ajudantes. Para essa festa matou um grande número de ovelhas
e bois. Depois pediu ao rei Josafá que juntasse os seus soldados com os dele a fim de irem
contra Ramote-Gileade.
3 a 5 - "Mas é claro que sim!" respondeu o rei Josafá. "Pode contar comigo. Meus soldados
estão sob seu comando! Contudo, é melhor que primeiro consultemos ao Senhor!" Então o rei
Acabe reuniu quatrocentos dos seus profetas de deuses falsos e perguntou a eles: "Devemos ir
à guerra contra Ramote-Gileade ou não devemos?" E eles responderam: "Podem ir, pois Deus
lhe dará uma grande vitória! '".
6 e 7 - Porém Josafá não ficou satisfeito. "Será que não há aqui por perto algum profeta do
Senhor também?" perguntou. "Eu gostaria de fazer a ele a mesma pergunta', "Bem", disse-lhe
Acabe, "há um profeta por quem podemos consultar ao Senhor, mas não gosto dele, porque
nunca profetiza coisas boas para mim, mas só o que é mau! O nome dele é Micaías (filho de
Inlá). "Ora, deixe disso, não fale dessa maneira!" disse Josafá. "Vamos ouvir o que ele tem a
dizer."
8 - Então o rei de Israel chamou um de seus oficiais. "Depressa! Vá e me traga Micaías (filho
de lnlá)," ordenou ele.
9 - Os dois estavam sentados em tronos, com as roupas reais, num lugar perto da porta de
Samaria, e todos os "profetas" estavam profetizando diante deles.
10 - Um deles, Zedequias (filho de Quenaaná), fez para essa ocasião uns chifres de ferro, e
disse: "O Senhor diz que o rei irá ferir os siros com estes chifres, até que eles morram!"
11 - E todos os outros concordaram. "Sim," disseram eles, "suba a Ramote-Gileade e saia
vitorioso, porque o Senhor vai fazer o rei vencer."
12 - O homem que foi buscar Micaías disse a ele o que estava acontecendo, e o que todos os
profetas diziam - que a guerra ia terminar com a vitória para o rei. "Espero que você concorde
com eles, e dê ao rei uma palavra favorável," foi o conselho que o homem deu.
13 - Porém Micaías respondeu: "Tão certo como vive o Senhor, o que o meu Deus disser, isso
falarei".
14 - Quando chegou diante do rei, este perguntou a ele: "Micaías, devemos ir à guerra contra
Ramote-Gileade ou não devemos?" E Micaías respondeu: "Com toda a certeza, pode ir! Será
uma vitória formidável!"
15 - "Olhe aqui," disse o rei um pouco bravo, "quantas vezes eu tenho de dizer a você que fale
somente o que o Senhor diz?"
16 - Então Micaías lhe falou: "Na visão que eu tive, vi Israel espalhado pela montanha, como
ovelhas que não têm quem cuide delas. E o Senhor disse: 'O senhor deles foi morto. Mande
todos para casa'."
17 - "Eu não lhe disse?" perguntou o rei de Israel a Josafá. "Ele faz isso todas as vezes. Ele
nunca profetiza outra coisa, que não seja o mal contra mim."
18 - "Ouça o que mais o Senhor me disse," continuou Micaías. "Eu vi o Senhor sentado no seu
trono, cercado por enormes multidões de anjos.
19 e 20 - "E o Senhor falou: 'Quem é capaz de conseguir que o rei Acabe vá à guerra contra
Ramote-Gileade e seja morto ali?' "Houve muitas sugestões, mas por fim um espírito se
apresentou diante do Senhor, dizendo: 'Eu sou capaz!' "'De que maneira?' o Senhor perguntou
a ele.
21 - "Ele respondeu: 'Eu serei um espírito mentiroso na boca de todos os profetas do rei!'
'''Isso dá certo,' disse o Senhor; 'vá e faça assim.'
22 - "Como o rei pode ver, o Senhor pôs um espírito mentiroso na boca desses seus profetas,
quando na verdade Ele decidiu fazer o contrário do que eles estão dizendo ao rei!"
23 - Então Zedequias (filho de Quenaaná) caminhou até Micaías e lhe deu um tapa no rosto.
"Você é um mentiroso," gritou Zedequias. "Quando foi que o Espírito do Senhor saiu de mim e
entrou em você?"
24 - "Logo você descobrirá", respondeu Micaías, " – quando você for esconder-se numa sala
interior!"
25 - "Peguem este homem e levem de volta ao governador Amom, e ao meu filho Joás"
ordenou o rei de Israel. "Digam a eles: 'O rei manda colocar esse homem na prisão, e dar a ele
somente pão e água, até que o rei volte salvo da batalha!'"
27 - Micaías respondeu: "Se o rei voltar salvo, o Senhor não falou por meu intermédio".
Depois, virando-se para os que estavam ali ao redor, disse: "Tomem nota do que eu falei."
28 - Então o rei de Israel e o rei de Judá levaram seus exércitos a Ramote-Gileade.
29 - O rei de Israel disse a Josafá: "Eu vou me disfarçar de modo que ninguém vai "me
reconhecer, mas você vai vestir as suas roupas reais!" E foi o que eles fizeram.
30 - Ora, o rei da Síria havia dado estas instruções aos que dirigiam os carros: "Não dêem
atenção a ninguém; só quero o rei de Israel!"
31 - Assim, quando os que dirigiam os carros viram Josafá, rei de Judá, vestido em suas
roupas reais, o atacaram, supondo que era o homem que procuravam. Mas Josafá clamou ao
Senhor para salvá-lo, e o Senhor fez que os dirigentes dos carros vissem o engano e
deixassem o rei.
32 - Logo que eles descobriram que ele não era o rei de Israel, deixaram de o perseguir.
33 - Mas um dos soldados sírios atirou por acaso uma flecha contra os soldados israelitas, e
feriu o rei de Israel no ponto onde as armaduras de proteção se juntam. "Tirem-me daqui,"
disse ele gemendo ao dirigente do seu carro, "pois estou muito ferido."
34 – A batalha tornou-se cada vez mais dura naquele dia, e o rei Acabe voltou, apoiado em
seu carro, para combater os sírios, mas assim que o sol se pôs no ocidente, ele morreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário