Pesquisar este blog

segunda-feira

CAPITULO 22

1 - NESSE TEMPO estava chegando a Páscoa, festa judaica durante a qual só se comia pão
sem fermento.
2 - Os sacerdotes principais e outros líderes religiosos estavam planejando a morte de Jesus,
tentando encontrar uma maneira de fazer isto sem provocar uma revolta - coisa que eles
tinham muito medo que acontecesse.
3 - Então Satanás entrou em Judas Iscariotes, um dos doze discípulos.
4 - E ele foi falar com os sacerdotes principais e capitães da guarda do templo para discutir
qual o melhor jeito de lhes entregar Jesus.
5 - Todos ficaram muito satisfeitos, naturalmente, de saber que ele queria ajuda-los e lhe
prometeram uma recompensa.
6 - Então Judas começou a procurar uma boa oportunidade em que eles pudessem prender
Jesus calmamente, quando o povo não estivesse em volta.
7 - Ora, chegou o dia da comemoração da Páscoa, quando o cordeiro da festa era morto e
comido com o pão sem fermento.
8 - Então Jesus mandou Pedro e João na frente, para procurarem um lugar onde preparar a
refeição da Páscoa para eles.
9 - "Aonde o Senhor quer que a gente vá?" perguntaram eles.
10 - Ele respondeu: "Logo que vocês entrarem em Jerusalém, verão um homem que vai
andando e carregando um pote d'água. Sigam esse homem até à porta em que ele entrar. 11 -
E digam ao dono da casa: 'O nosso Mestre pediu que nos mostre a sala para hóspedes onde
Ele poderá comer a refeição da Páscoa com os seus discípulos'.
12 - Ele levará vocês ao andar superior, a um aposento espaçoso todo preparado para nós.
Aquele é o lugar. Preparem a refeição ali".
13 - Eles foram à cidade e acharam tudo tal como Jesus tinha dito e prepararam a ceia da
Páscoa.
14 - Então chegaram Jesus e os outros discípulos, e na hora certa todos se reuniram à mesa,
15 – E Ele disse: "Eu estava esperando muito ansiosamente esta hora, desejoso de comer a
refeição da Páscoa com vocês, antes de começar o meu sofrimento.
16 – Porque eu lhes digo agora que não tornarei a comer até que aquilo que ele representa
haja acontecido no Reino de Deus.
17 – Ele tomou um cálice de vinho, e depois que deu graças, disse: “Tomem isto e dividam
entre vocês.
18 – Porque eu não beberei vinho outra vez até que o Reino de Deus tenha chegado”.
19 - A seguir Ele pegou um pão; depois que deu graças a Deus, partiu-o e o deu aos
discípulos, dizendo: "Isto é o meu corpo, entregue por vocês. Comam dele para se lembrarem
de Mim" .
20 - Depois da ceia Jesus deu a eles outro cálice de vinho, dizendo: "Este vinho é o sinal do
novo pacto de Deus para salvar vocês - um acordo garantido pelo sangue que Eu derramarei
para comprar de volta as almas de vocês.
21 - Mas aqui nesta mesa, entre nós, fingindo ser amigo, está o homem que Me trairá.
22 - Eu devo morrer. Isto faz parte do plano de Deus. Porém, que horror está reservado para
esse homem que Me trai".
23 - Os discípulos perguntavam então uns aos outros qual deles faria tal coisa.
24 - Depois começaram a discutir entre si quem teria a posição mais elevada (no Reino
futuro.)
25 - Jesus disse-lhes: "Neste mundo, os reis e os homens poderosos mandam os seus
escravos para todos os lados e eles não têm escolha, senão achar isso bom!
26 - Mas entre vocês, o que servir melhor a vocês será o seu líder.
27 - Lá no mundo o senhor acomoda-se à mesa e é servido pelos seus criados. Mas aqui, não!
Pois Eu sou o criado de vocês.
28 - Contudo, por vocês terem continuado fiéis a Mim nestes dias terríveis,
29- e como meu Pai Me deu um Reino, Eu, nesta hora, dou a vocês o direito
30 - de comer e beber à minha mesa naquele Reino; também vão sentar-se em tronos para
julgar as doze tribos de Israel.
31 - Simão, Simão, Satanás pediu você, para peneirá-lo como trigo quando se separa a palha.
32 - Porém Eu em oração supliquei por você, para que a sua fé não fracasse completamente.
Portanto, quando você tiver se arrependido e voltado a Mim, fortaleça e robusteça a fé dos
seus irmãos".
33 - Simão disse: "Senhor, eu estou pronto a ir para a prisão, e até a morrer com o Senhor".
34 - Mas Jesus disse: "Pedro, Eu vou dizer-lhe uma coisa. Entre agora e amanhã de manhã,
quando o galo cantar, você Me negará três vezes, afirmando que nem ao menos Me conhece".
35 - Depois Jesus perguntou-lhes: "Quando Eu os mandei pregarem a Boa Nova e vocês
saíram sem dinheiro, sem sacola, ou sem outras roupas, como passaram?" "Bem",
responderam.
36 - "Mas agora", disse Ele, "Peguem sacola, se tiverem, e também o seu dinheiro. E quem
não tem espada, é melhor vender alguma roupa e comprar uma!
37 - Pois chegou a hora de cumprir-se esta profecia a meu respeito: 'Ele será condenado como
um criminoso!' Sim, tudo o que está escrito a meu respeito pelos profetas será cumprido".
38 - "Mestre", responderam eles, "Temos aqui duas espadas conosco". "Basta!" disse Ele.
39 - Então, acompanhado pelos discípulos, Ele deixou a sala do andar superior e foi, como de
costume, para o Monte das Oliveiras.
40 - Ali, Ele disse-lhes: "Orem a Deus para não serem vencidos pela tentação".
41 e 42 - Ele afastou-Se um pouco, ajoelhou-se e fez esta oração: "Pai, se o Senhor; quiser,
afaste de Mim este cálice de horror. Porém Eu quero a sua vontade, e não a minha".
43 - Então apareceu um anjo do céu que O fortalecia,
44 - porque Ele estava em tal agonia de espírito que começou a suar sangue, com grandes gotas
caindo ao chão enquanto orava cada vez mais fervorosamente.
45 - Finalmente Jesus Se levantou e voltou aos discípulos - e os encontrou dormindo, cansados
pela tristeza que tinham.
46 - "Dormindo!" disse Ele. "Levantem-se! Orem a Deus para não caírem quando forem
tentados".
47 - Porém, mal Ele acabou de dizer isto, aproximou-se uma multidão, conduzida por Judas,
um dos doze discípulos. Judas caminhou para Jesus e O beijou na face, num cumprimento
cordial.
48 - Mas Jesus disse: "Judas, como você pode fazer isto - trair o Messias com um beijo?"
49 - Quando os outros discípulos viram o que estava para acontecer, disseram: "Mestre,
podemos lutar? Nós trouxemos as espadas!"
50 - E um deles avançou contra o criado do supremo sacerdote, cortando sua orelha direita.
51 - Mas Jesus disse: "Não resistam mais". E tocando na orelha do homem, curou-a.
52 - Depois Jesus dirigiu-Se aos sacerdotes principais, aos capitães da guarda do templo e aos
líderes religiosos que vinham à frente da multidão. "Eu sou por acaso um assaltante",
perguntou Ele, "para que vocês tenham vindo armados de espadas e cacetes para Me
apanhar.?
53 - Por que não Me prenderam no templo? Eu estava lá todos os dias! Porém esta é a hora de
vocês - a hora em que o poder de Satanás está reinando".
54 - Então eles O conduziram à casa do supremo sacerdote enquanto Pedro acompanhava tudo
à distância.
55 - Os soldados acenderam uma fogueira no pátio e sentaram em volta para esquentar-se;
Pedro reuniu-se a eles ali.
56 - Uma criada viu Pedro à luz da fogueira e começou a olhar para ele. Por fim, ela falou:
"Este homem estava com Jesus!"
57 - Pedro negou! "Mulher", disse ele, "eu nem conheço esse homem!"
58 - Depois, um outro olhou para ele e disse: "Você deve ser um deles!" "Não, senhor, não
sou!" respondeu Pedro.
59 - Uma hora depois, uma outra pessoa afirmou: "Eu sei que este é um dos discípulos de
Jesus, porque os dois são da Galiléia".
60 - Mas Pedro disse: "Homem, eu não sei do que você está falando". E logo que ele disse
estas palavras, um galo cantou.
61 - Naquele momento, Jesus voltou a olhar para Pedro. Então Pedro lembrou de que Ele havia
dito - "Antes que o galo cante amanhã de manhã, você Me negará três vezes".
62 - Então Pedro foi para fora do pátio, chorando amargamente.
63 e 64 - Nisso os guardas responsáveis por Jesus começaram a caçoar dEle. Tapavam seus
olhos, davam-Lhe socos e perguntavam: "Adivinhe, profeta, quem bateu em Você agora?"
65 - E atiravam sobre Jesus diversos tipos de ofensa.
66 - Cedinho, na manhã seguinte, reuniu-se o Supremo Tribunal judaico, inclusive os
sacerdotes principais e todas as altas autoridades religiosas de todo o país. Jesus foi conduzido
à presença deste grupo,
67 e 68 - e intimado a declarar se Ele dizia ser o Messias ou não. Porém Ele respondeu: "Se Eu
lhes disser, vocês não acreditarão em Mim, nem Me deixarão explicar nada.
69 - Mas logo virá a hora quando Eu, o Messias, serei entronizado ao lado de Deus Todo-poderoso".
70 - Eles gritaram: "Então Você diz que é o Filho de Deus?" E Ele respondeu "Sim, Eu sou".
71 - "Que necessidade temos de outras testemunhas?" disseram eles, "pois nós mesmos
ouvimos Jesus dizer isto!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário