Pesquisar este blog

domingo

CAPITULO 32

1 - Os Israelitas cansaram de esperar Moisés, e foram falar com Arão. Disseram: "Faça deuses
que sirvam de guias para nós. Pois Moisés esse homem que nos tirou do Egito não aparece!
Não sabemos o que aconteceu com ele."
2 e 3 - Disse Arão: "Esta bem. Tirem os brincos de ouro das orelhas e me entreguem todos
eles. Fizeram isso. Os homens, as mulheres e as moças deram os brincos de ouro a Arão.
4 - "Arão pegou ferramentas próprias, derreteu o ouro, e fez com ele um bezerro fundido.
Depois o povo disse: "Israel, este é o deus que tirou você do Egito!"
5 - Ao ver isso, Arão anunciou um feriado religioso. Disse ele: "Amanhã vamos fazer uma festa
ao Senhor."
6 - No dia seguinte, todos levantaram cedo. Fizeram sacrifícios queimados e ofertas pela paz
ao bezerro de ouro. Depois se puseram a comer e beber, e a se divertir.
7 e 8 - E o Senhor disse a Moisés: "Vá lá para baixo, pois o seu povo, o povo que você tirou do
Egito, está corrompido. Saiu depressa do caminho que Eu havia traçado para ele. Pois veja!
Fizeram um bezerro fundido e lhe prestam culto, e oferecem sacrifícios a ele! Além disso,
dizem: 'Israel, este é o deus que tirou você do Egito!'"
9 e 10 - "Enquanto falava, o Senhor ficou indignado, e disse a Moisés: "Já vi que este povo é
rebelde e teimoso. Agora me deixe sozinho. Vou inflamar a minha ira e vou destruir todos eles.
Depois farei de você, Moisés, uma grande nação."
11, 12 e 13 - Mas Moisés implorou a Deus que não fizesse isso."Senhor, " disse ele, "por que
ficar indignado assim com este povo? Com o povo que o Senhor tirou do Egito com grandiosos
milagres? Não quererá que os egípcios falem mal do Senhor, dizendo que levou o povo de
Israel para as montanhas para o destruir da face da terra! Volte atrás, eu peço, e apague a
fúria da sua indignação. Desista de fazer esse terrível mal ao Seu povo! Lembre a promessa
que o Senhor fez aos Seus servos - Abraão, Isaque e Israel. Pois lhes prometeu solenemente:
'Vou multiplicar os seus descendentes, como as estrelas do céu. E vou dar a eles toda esta
terra que prometi. E os seus descendentes vão herdar e possuir este território para sempre.
14 - O Senhor desistiu de destruir Israel.
15 e 16 - Então Moisés desceu do monte, e levou com ele as duas tábuas da Lei. Testemunho
da vontade do Senhor. Deus mesmo tinha feito as duas tábuas e Deus mesmo tinha escrito nos
dois lados das tábuas.
17 - Enquanto desciam - Moisés e seu ajudante - Josué ouviu o barulho que o povo fazia lá
embaixo."Parece que o povo está em pé de guerra no acampamento, disse Josué.
18 - "Nada disso!", disse Moisés. Não é nem barulho de vitória, nem de derrota. O que escuto
é gente cantando.
19 e 20 - Quando Moisés chegou perto do acampamento, viu o bezerro e as danças. Ficou
furioso! Jogou as duas tábuas de pedra - e elas se quebraram ao pé do monte! Depois
derreteu o bezerro de ouro e o fez em pó. Pegou o ouro em pó e o despejou na água. E fez o
povo beber aquela água.
21 - Moisés perguntou a Arão: "Que foi que esse povo fez a você? A ponto de você trazer esse
terrível pecado sobre ele?!"
22, 23 e 24 - Arão respondeu: "Não fique zangado comigo. Você sabe que o povo só pende
para o mal. Faça deuses que sirvam de guias para nós, disseram. E continuaram: Pois Moisés -
esse homem que nos tirou do Egito - não aparece! Não sabemos o que aconteceu com ele.
Então eu disse a eles: Quero que me dêem o ouro que tiverem. Eles me deram. Joguei o ouro
no fogo e - veja só! - saiu aquele bezerro.
25 - Moisés viu que o povo estava desenfreado, pois Arão o deixou completamente solto. E viu
Moisés que isso só podia deixar o povo de Deus envergonhado diante dos inimigos.
26 - Por isso, ficou de pé na entrada do acampamento e disse: "Quem é do Senhor, venha
aqui." Logo foram para perto dele os filhos de Levi.
27 - Disse Moisés aos levitas: "Escutem o que o Senhor, o Deus de Israel, manda. Diz Ele:
Cada um pegue a sua espada e vá de porta em porta pelo acampamento - ida e volta. Matem
mesmo os irmãos, amigos e vizinhos.
28 - Os levitas obedeceram. Naquele dia foram mortos uns três mil israelitas!
29 - Moisés falou então aos filhos de Levi: "Vocês hoje se separaram para o serviço do Senhor
- pois obedeceram mesmo que para isso tivessem de matar filhos e irmãos. Com esta prova de
dedicação o Senhor lhes dará agora grande bênção.
30 - No dia seguinte Moisés disse ao povo de Israel: "Vocês cometeram um terrível pecado.
Mas vou voltar à presença do Senhor no monte, e talvez consiga obter perdão para vocês.
31 e 32 - Moisés voltou ao Senhor, e disse: "O povo cometeu grande pecado! Fez deuses de
ouro! Mas agora Te imploro que perdoe esse pecado. Se não, eu Te peço que me risques do
livro que escreveste.
33 - O Senhor respondeu a Moisés: "Riscarei do meu livro aquele que pecar contra mim.
34 - "Agora vá, e leve o povo para onde falei. Esteja certo que o meu Anjo irá na frente. Mas
no tempo certo, visitarei o povo e o castigarei por causa do pecado que cometeu."
35 - E foi o que aconteceu. O senhor lançou grande castigo sobre os israelitas, por causa do
bezerro que Arão fez.
CAPITULO 33
1 - O SENHOR DISSE a Moisés: "Leve este povo que você tirou do Egito, para a terra que
prometi a Abraão, a Isaque e a Jacó. Pois eu disse a eles: 'Darei esta terra aos seus
descendentes.
2 - "Mandarei na frente o Anjo. Expulsarei do território os cananeus, os amorreus, os heteus,
os ferezeus, os heveus e os jebuseus.
3 - "Aquela terra é fonte de leite e mel."Mas Eu não viajarei no meio do povo de Israel, pois é
gente rebelde e teimosa. Assim não serei levado a destruir este povo durante a viagem.
4 - Quando os israelitas ouviram estas duras palavras, choraram e deixaram de usar jóias e
outros luxos.
5 - Pois o Senhor tinha mandado Moisés falar ao povo: "Vocês são um povo desobediente e
teimoso. Se Eu for junto com vocês um pouco que seja, os destruirei. Agora, tirem as jóias e
enfeites que estão usando, até Eu decidir o que faço com vocês".
6 - Daí por diante, o povo deixou de usar jóias e enfeites - desde Horebe.
7 - Moisés costumava armar uma tenda longe do acampamento. Ele a chamava de "Tenda do
Encontro com Deus". Quem queria consultar o Senhor, saía do acampamento e ia para lá.
8 - Sempre que Moisés ia para a tenda sagrada, todo mundo ficava de pé nas portas das
tendas. Os israelitas ficavam olhando Moisés, até ele entrar na tenda.
9 - Depois que entrava, a coluna de nuvem descia e ficava junto da porta. E o Senhor falava
com Moisés.
10 - O povo olhava, lá do acampamento. Das tendas, os israelitas prestavam culto ao Senhor,
ficando inclinados para a coluna de nuvem.
11 - O Senhor falava com Moisés face a face, como um homem a seu amigo. Depois Moisés
voltava ao acampamento, mas Josué, o jovem ajudante dele, ficava na tenda sagrada.
12 - Em conversa com o Senhor, Moisés disse: "O Senhor me diz: 'Leve este povo à Terra
Prometida, mas não diz quem enviará junto comigo. Também o Senhor disse que é meu amigo
- que me chama pelo meu nome - e que posso contar com o seu favor.
13 - "Pois bem. Se é assim, peço que me mostre o seu caminho – o caminho que devo seguir.
Para que eu conheça melhor o Senhor e ande de maneira agradável a Ele."Também peço que
pense bem nisto: Esta nação é o seu povo! "
14 - O Senhor respondeu: "Eu mesmo irei com você e lhe darei sucesso e paz."
15 e 16 - Disse Moisés: "Ah, sim! Porque se não for conosco, não nos mande sair deste lugar!
Se não vai conosco, quem poderá saber que eu e o meu povo contamos com o seu favor?
Quem poderá saber que somos o seu povo e que somos diferentes de todos os povos da
terra?"
17 - O Senhor disse a Moisés: "Sim, vou atender o seu pedido, porque é fato que você conta
com o meu favor. Como também é fato que sou seu amigo."
18 - Disse Moisés: "Deixa que eu veja a sua glória."
19 - O Senhor respondeu: "Vou fazer toda a minha bondade passar na sua frente. Eu, o
Senhor, vou fazer com que o meu nome fique bem claro para você. E mostrarei bondade e
misericórdia a quem Eu quiser.
20 - "Mas você não poderá ver toda a glória do meu rosto. Não! Porque nenhum homem pode
continuar vivo depois de me ver.
21 e 22 - "Contudo, fique nesta pedra, ao meu lado. Quando minha glória passar, colocarei
você numa brecha da pedra, e o cobrirei com minha mão, até Eu acabar de passar.
23 - "Depois tirarei a mão, e você me verá pelas costas. Mas o meu rosto não."

Nenhum comentário:

Postar um comentário