Pesquisar este blog

segunda-feira

CAPITULO 37


1 - BEZALEL FEZ TAMBÉM a arca. Era de madeira de acácia e media um metro e vinte de
comprimento por setenta e cinco centímetros de largura e setenta e cinco centímetros de
altura.
2 - Revestiu de ouro puro a arca, por dentro e por fora. E mandou fazer um bordado de ouro
em volta dela.
3 - Fez quatro argolas de ouro, para os quatro cantos da arca, duas para cada lado.
4 - Fez também varais de madeira de acácia, revestidos de ouro.
5 - Os varais foram postos nas argolas dos lados, para carregar a arca.
6 - Fez uma prancha de ouro puro, medindo um metro e vinte de comprimento por setenta e
cinco centímetros e largura. É o propiciatório, ou seja, o assento da misericórdia, pelos
pecados do povo.
7 e 8 - Fez também dois querubins de ouro batido, um em cada ponta do propiciatório. Mas o
propiciatório e os querubins formavam uma só peça inteiriça.
9 - Essas duas figuras de anjos olhavam uma para a outra, e para o assento da misericórdia.
Estavam com as asas abertas, cobrindo o propiciatório.
10 e 11 - Fez uma mesa de madeira de acácia, recoberta de ouro puro, e com um bordado de
ouro em volta. A mesa media um metro de comprimento, meio metro de largura e setenta e
cinco centímetros de altura.
12 - Fez uma moldura de quatro dedos de largura, circundando a mesa propriamente dita. E
fez um enfeite de ouro, como um bordado, em volta da moldura.
13 e 14 - Fez quatro argolas de ouro, uma para cada canto da mesa. Colocou as argolas nas
pernas da mesa, pouco abaixo da moldura. Estas argolas eram para a colocação dos varais,
para transportar a mesa.
15 - Fez os varais para carregar a mesa. Os varais foram feitos de madeira de acácia, e foram
revestidos de ouro.
16 - Fez os pratos, os talheres, as vasilhas para incenso e as jarras para as bebidas sacrificiais.
Todos estes utensílios da mesa foram feitos de ouro puro.
17 - Fez também um lustre de ouro batido. Todas as partes dele ficaram formando uma só
peça inteiriça - a base, os braços, os bocais e as flores de enfeite.
18 - Eram seis braços, três de cada lado da vareta central.
19 - Cada braço tinha três bocais em forma de amêndoas, e foi enfeitado com três remates e
três flores.
20 e 21 - Mas a vareta central tinha quatro bocais em forma de amêndoas, cada um com seu
remate e sua flor. Entre cada par de braços havia um remate e uma flor, fora os que iam por
cima e os que iam por baixo do conjunto de braços.
22 - Todas essas peças, incluindo as partes de enfeite, formavam uma só peça inteiriça de
ouro puro batido.
23 - Depois fez sete lâmpadas. Os aparadores dos pavios e os apagadores eram de ouro puro.
24 - Foram gastos trinta quilos de ouro puro para fazer o lustre com todas as suas partes.
25 - Fez o altar de incenso, de madeira de acácia. Era quadrado, medindo meio metro de
comprimento por meio de largura, e 1 metro de altura. Os chifres e o altar propriamente dito
formavam uma só peça inteiriça.
26 - A parte de cima, as paredes em volta e os chifres foram recobertos de ouro puro. Além
disso, foi feito um bordado de ouro em volta dele.
27 - Bezalel pôs duas argolas de ouro em cada lado do altar, logo abaixo do bordado. Nessas
argolas foram postos os varais, para carregar o altar.
28 - Os varais eram de madeira de acácia recoberto de ouro.
29 - Fez ainda o óleo santo da unção, e o incenso aromático especial. Este serviço foi feito por
perfumistas especializados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário