Pesquisar este blog

terça-feira

CAPITULO 32


1 - "OUÇAM, Ó CÉUS e Ouçam minhas palavras!
2 - Minha doutrina derramo sobre vocês como a chuva; e respingo como orvalho, como
chuvisco na relva e gotas na verde ladeira.
3 - Proclamo a grandeza do nome de Deus: glorioso Ele é!
4 - O Senhor é a Rocha! O que faz é perfeito. Traça caminhos retos e julgamentos justos. É Fiel
e sem pecado.
5 - Mas Israel é rebelde! Agora os filhos de Deus não são mais filhos; são manchas! Geração
perversa e falsa!
6 - Assim você trata o Senhor? Povo louco! Povo ignorante! Ele não é o Pai de Israel? Não foi o
Senhor que criou, firmou e fez Israel ser forte?
7 - Lembre bem os dias antigos; sonde as gerações passadas; pergunte a seu pai e aos
anciãos: eles vão contar tudo, tudo.
8 - Quando o poderoso Deus partiu a terra entre as nações e separou homens e homens, Ele
fixou as fronteiras, baseado no povo de Israel.
9 - Sim, porque Israel é a herança do Senhor!
10 - Ele achou Israel em terra deserta, entre uivos de feras e vendavais. Cuidou bem do povo,
com todo carinho, como se ele fosse a menina dos olhos do Senhor!
11 - Abriu as asas sobre os filhos de Israel, como a águia faz com seus filhotes. Como ela
carrega os filhotes em cima das asas, o Senhor levou o povo que escolheu.
12 - Assim, Israel foi guiado pelo Senhor, e só por Ele! Nenhum falso deus estava junto!
13 - O Senhor deu a Israel as ricas terras dos montes e lindas lavouras nos campos. Fez
escorrer mel das rochas e azeite dos terrenos pedregosos.
14 - Deu coalhada e leite de cabras e de ovelhas; deu também carne macia de cordeiros e a
carne gorda de carneiros engordados nas ricas pastagens de Basã. E trigo do melhor! "Você
esqueceu o Deus de quem nasceu!" E o sangue das uvas - o suco delicioso!
15 - Mas quando o meu povo amado engordou, agiu como animal selvagem. Quando ficou
satisfeito, gordo e cheio de fartura, abandonou Aquele por quem fora criado; desprezou a
Rocha da salvação!
16 - Israel começou a seguir outros deuses, provocando a ira do Senhor: Deus ficou com
ciúme do Seu povo.
17 - Os filhos de Israel ofereceram sacrifícios aos demônios - não a Deus! A deuses
estranhos, que não conheciam, a deuses que mal acabaram de ver; deuses que não receberam
o afeto dos nossos pais.
18 - Ó Israel! Você esqueceu a Rocha da qual foi gerado; você esqueceu o Deus de quem
nasceu!
19 - Deus viu isso tudo, e passou a desprezar a Israel, pois foi provocado demais por filhos e
filhas!
20 - Disse Deus: 'Vou abandonar o meu povo para ver o que acontece! É gente ruim! São
filhos desleais!
21 - Pois vejam todos, que rivais o meu povo arranjou, rivais do meu amor: Ídolos! Ídolos que
nem são deuses! Agora vou fazer o mesmo com Israel: vou provocar ciúmes nele! Vou dedicar
afeição a uma gente que nem povo é; a nações loucas e pagãs!
22 - Porque minha ira pegou fogo, e vai queimar até as profundezas da terra: as colheitas
serão devoradas pelas chamas, "Não existe nenhum deus além de MIM!" e as bases dos
montes vão virar brasa!
23 - Ajuntarei em cima do meu povo montões de males e desgraças! Usarei todas as minhas
flechas contra ele!
24 - Destruirei os filhos de Israel pela fome, e farei com que sejam devorados pela febre e
por terríveis pestes; enviarei contra eles animais ferozes, que rasgarão com os dentes as
carnes do meu povo; e cobras venenosas, de veneno mortal, rastejando no pó.
25 Fora de casa, a espada inimiga; dentro de casa o medo causarão estragos, enchendo de
terror tanto aos rapazes como às moças, tanto aos bebês de colo como aos homens idosos.
26 - Eu tinha resolvido espalhar o povo de Israel por todos os cantos da terra, para fazer
desaparecer a lembrança do nome dele.
27 - Mas então pensei: Meus inimigos vão rir de mim, e vão dizer: "Nós é que destruímos
Israel! Não foi o Senhor que fez isto!"
28 - Israel não tem inteligência; é um povo sem entendimento.
29 - Ah! se fosse sábio! Então poderia compreender! Ah! se desse atenção ao fim que vai ter!
30 - Como seria possível um só soldado inimigo perseguir mil soldados de Israel, e dois
fazerem fugir dez mil, a não ser que o Senhor, a Rocha de Israel, tivesse abandonado, tivesse
entregado Israel à destruição?!
31 - Porque a rocha dos nossos inimigos não é como a nossa Rocha. Eles mesmos sabem e
dizem isso.
32 - Eles agem como os homens de Sodoma e Gomorra; as uvas das ações que praticam são
amargas e venenosas.
33 - O vinho da conduta deles é como o veneno abrasador das cobras, como a mordedura de
todos os répteis venenosos!
34 - Diz, porém o Senhor: 'Tenho um segredo bem guardado, selado com os meus tesouros.
35 - A vingança é minha; darei castigo a todos os inimigos do meu povo. Isto vai acontecer na
hora certa, quando começarem a tropeçar. E não está longe o dia do desastre deles! O fim que
decretei para eles já está perto!'
36 - O Senhor tratará o seu povo com justiça, e terá misericórdia dele, e terá misericórdia
dele, quando Israel perder todas as forças - tanto escravos como livres.
37 - Então Deus irá perguntar: 'Onde estão os deuses deles - as rochas nas quais confiavam?
38 - Onde estão os deuses aos quais ofereciam animais e vinho em sacrifício? Que apareçam!
Que ajudem os inimigos do meu povo, para que eles achem esconderijo!
39 - Vocês não vêem que EU SOU, somente EU, e que não existe nenhum deus além de MIM? !
Eu mato e faço viver. Eu machuco e faço sarar. Ninguém escapa do meu poder!
40 - Levanto a minha mão aos céus e afirmo: Tão certo como vivo eternamente,
41 - quando eu afiar minha espada brilhante, e quando eu puser em ação meu julgamento,
vou tomar vingança contra os meus inimigos! Os que me odeiam vão receber a paga que
merecem!
42 - Minhas flechas vão ficar bêbadas de sangue! Minha espada vai devorar a carne e o sangue
dos mortos e prisioneiros. As cabeças dos inimigos ficarão cobertas de sangue!'
43 - Ó nações estrangeiras, louvem o povo do Senhor! Porque o Senhor vai vingar o sangue
dos servos dele. Vai tomar vingança contra os inimigos deles, e vai purificar o povo e a terra
de Israel."
44 a 46 - Depois de Moisés e Josué (filho de Num) terem recitado todas as palavras desta
canção ao povo, disse Moisés: "Meditem bem em todas estas leis que estou transmitindo a
vocês hoje. Ensinem todos estes mandamentos aos seus filhos.
47 - Vejam bem! Estas leis não são palavras vazias! São a vida de vocês! Obedecendo a elas,
vocês terão vida longa e vitoriosa na terra que vão possuir no outro lado do rio Jordão!"
48 - Naquele mesmo dia, o Senhor disse a Moisés:
49 a 52 - "Agora suba ao monte Nebo, nestas montanhas de Abarim. Ele fica no território de
Moabe, em frente de Jericó. Lá do alto olhe e veja a terra de Canaã, que vou entregar ao povo
de Israel. Logo depois você morrerá, no alto do monte, e vai reunir-se aos seus avós, como
Arão morreu no monte Hor e foi reunido a eles. Porque vocês dois pecaram contra mim na
presença do meu povo, nas águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim. Vocês desonraram
o meu nome diante do povo de Israel! Por isso, você vai ver a terra que vou dar ao povo de
Israel, mas você não entrará lá!" Moisés abençoa o povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário