Pesquisar este blog

sábado

I CRÔNICAS - 21


1 - ENTÃO SATANÃS trouxe desgraça sobre Israel, porque criou em Davi o desejo de fazer um
recenseamento, isto é, contar quanta gente havia.
2 - "Façam uma contagem completa no país inteiro (desde Berseba até Dã) e me tragam os
totais," disse Davi a Joabe a aos outros chefes.
3 - Mas Joabe não gostou da idéia. "Se o Senhor multiplicasse o número das pessoas por cem,
toda essa gente não seria do rei? Então por que nos pede para fazer isto? Por que o rei deve
obrigar Israel a pecar?"
4 - Porém a ordem do rei acabou vencendo, e Joabe teve de fazer conforme o rei mandou.
Joabe viajou por todo Israel e voltou a Jerusalém. 5 e 6 - O número total da população que ele
deu a Davi era de 1.100.000 homens em idade de serviço militar em Israel, e 470.000 nas
mesmas condições em Judá. Porém ele não contou as tribos de Levi e de Benjamim porque
ficou muito aflito com a ordem do rei.
7 - E Deus também não gostou de Davi mandar contar o povo e castigou a Israel por isso.
8 - Mas Davi disse a Deus: "Fui eu que pequei. Por favor, perdoe-me, pois agora reconheço
como estava errado ao fazer tal coisa".
9 - Então o Senhor disse a Gade, o profeta pessoal de Davi.
10 e 11 - "Vá e diga a Davi: 'O Senhor oferece a você três coisas, para você escolher uma
delas. Qual a que você escolhe?
12 - Você pode ter três anos de fome, três meses de destruição causada pelos inimigos de
Israel, ou três dias de peste que vai matar muita gente quando o anjo do Senhor trouxer
destruição à terra. Pense bem sobre o assunto, e depois me dê a resposta que devo levar
aquele que me enviou.
13 - "É terrível ter de escolher uma dessas coisas," respondeu Davi, "mas é melhor que eu
seja castigado pelas mãos do Senhor do que pelas mãos dos homens, porque Deus é de uma
bondade muito grande."
14 - Então o Senhor mandou uma peste sobre Israel e por causa dessa peste morreram
setenta mil homens.
15 - Durante a peste Deus mandou um anjo para destruir Jerusalém. Mas depois Ele teve pena
de tanta desgraça e disse ao anjo destruidor: "Pare! Agora chega!" Nessa ocasião o anjo do
Senhor estava perto do terreiro de debulhar trigo de Ornã, o jebuseu.
16 - Quando Davi viu o anjo do Senhor, que estava entre a terra e o céu, com a espada na
mão pronta para destruir Jerusalém, ele e os chefes se vestiram com roupas de pano de saco e
se ajoelharam no chão diante do Senhor.
17 - Davi disse a Deus: "Fui eu que pequei e agi muito mal porque mandei contar o povo. Mas
estas ovelhas, que é que elas fizeram? Ó Senhor meu Deus, destrua a mim e a minha família,
mas não destrua o seu povo."
18 - Então o Anjo do Senhor disse a Gade que falasse com Davi para construir um altar no
terreiro de debulhar trigo de Ornã, o jebuseu.
19 e 20 - Assim Davi foi falar com Ornã, que estava debulhando trigo nessa ocasião. Ornã
virou-se e viu o anjo; os quatro filhos de Ornã fugiram e se esconderam.
21 - Depois Ornã viu que o rei estava chegando. Por isso ele deixou o terreiro de debulhar
trigo e se abaixou até ao chão diante do rei Davi.
22 - Davi disse a Ornã: "Vim comprar de você este terreno e pago o preço que ele vale. Quero
construir nele um altar para o Senhor, e a peste vai acabar".
23 - "Fique com ele, meu senhor, e use o terreno como quiser" , disse Ornã a Davi. "Pegue
também os bois para ofertas queimadas; use para fazer fogo esses pedaços de madeira com
os quais debulho o trigo, e use o trigo como oferta de cereais. Dou tudo isso ao rei."
24 - "Não," respondeu o rei. "Quero comprar pelo preço que vale. Não posso aceitar o que
pertence a você, e dar ao Senhor. Não vou oferecer uma oferta que não me custou nada!"
25 - Assim Davi pagou a Ornã quase seiscentos siclos de ouro.
26 - Construiu um altar ao Senhor ali naquele lugar, e sacrificou ofertas queimadas e ofertas
de paz sobre o altar. Ele fez uma oração ao Senhor, que respondeu fazendo descer fogo do céu
para queimar a oferta no altar.
27 - Depois o Senhor mandou que o anjo guardasse a espada na bainha. 28 - E quando Davi
viu que o Senhor respondeu à oração que ele fez, novamente ofereceu sacrifício ao Senhor.
29 - O tabernáculo e o altar para ofertas queimadas que Moisés fez no deserto estavam no
monte de Gibeom,
30 - porém Davi não tinha tempo de ir até lá para orar a Deus, pois estava com muito medo
da espada do anjo do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário